O Dia Mundial da Terra em tempos de pandemia, de samicas a né, o maltratado verbo haver e a atualização do léxico covid-19
Informação relacionada sobre todas as Aberturas
O Dia Mundial da Terra em tempos de pandemia, de samicas a né, o maltratado verbo haver e a atualização do léxico covid-19
1. Celebra-se hoje, 22 de abril, o 50.º aniversário do Dia Mundial da Terra, data reconhecida pela ONU apenas em 2009, mas comemorada desde 1970. Neste dia, várias vozes, entre as quais se destaca António Guterres, secretário-geral das Nações Unidas, vêm recordar que, embora viva em grave situação pandémica, o planeta não deixa de estar ameaçado pela crise ambiental nem de se encontrar em situação de emergência climática. Por essa razão, várias iniciativas serão dinamizadas em plataformas...
Vocábulos brasileiros da covid-19, a expressão «epicentro da pandemia», o regionalismo manajeiro e o arranque televisivo do #EstudoEmCasa
1. A atualidade da pandemia do covid-19 é marcada pela polarização do modo como no Brasil se encara a pandemia, mesmo no interior das instituições políticas. Entre os termos a que os media brasileiros dão grande visibilidade, refiram-se dois pouco ou nada conhecidos em Portugal: panelaço e carreata, que denominam formas de protesto distintas – a primeira contra o presidente Jair Bolsonaro e a sua desvalorização quanto à...
Um caso de oração explicativa, novos termos em A covid-19 na língua e o Alentejo na reposição da última série do Cuidado com a Língua!
1. A identificação das orações explicativas constitui uma área da sintaxe que levanta algumas dúvidas pelo facto de se tratar de uma construção que não apresenta todas as características típicas da coordenação. Todavia, quando se coloca a hipótese de existência de uma coordenação no interior de uma oração explicativa, a classificação dos constituintes pode tornar-se ainda mais complexa, como se pode verificar na resposta «Duas orações explicativas», que marca o regresso das atualizações do Consultório...
Os múltiplos usos da palavra máscara, o termo área T, o glossário da covid-19 e as aulas à distância em Portugal
1. Entre os muitos termos que se tornaram correntes no contexto da pandemia de covid-19, há a denominação de uma peça que se tornou parte da indumentária quotidiana de milhões de pessoas: máscara. Na rubrica O nosso idioma, um novo apontamento da linguista Carla Marques dá conta dos significados e da importância social e cultural de máscara, cujo campo semântico ganha nova dimensão com a experiência coletiva da presente crise sanitária mundial....
Ensino «a distância» vs. «à distância», mais termos em A covid-19 na língua, o confinamento noutras línguas e o regresso do Consultório
1. Em Portugal foi já anunciado oficialmente que o início do 3.º período (previsto para o dia 14 de abril) terá lugar em casa e que os alunos até ao 10.º ano não regressarão à escola neste ano letivo, decisão que tem motivado o desenvolvimento de projetos de acompanhamento das aprendizagens dos alunos. Esta realidade tem levado a que, em termos linguísticos, surjam dúvidas sobre a correção da locução «a distância» que integra a expressão «ensino a distância» e figura no documento «Roteiro - 8...
A Páscoa em quarentena, aulas à distância até ao 10.º ano em Portugal, uma maratona de leitura em linha e o papel do português em Macau
1. Com a renovação do estado de emergência em Portugal de modo a conter e debelar a pandemia de covid-19, é num clima de estranheza que decorre a Páscoa. Este ano, a celebração fica marcada por restrições especiais em reforço dos comportamentos de distanciamento social e confinamento, termos que, como tantos outros, eram até há poucos meses muito menos correntes. Assim, no glossário que constitui "A covid-19 na língua" e está...
O regresso da telescola em Portugal, mais sobre A covid-19 na língua, palavras marcantes da atualidade e a reposição do Cuidado com a Língua!
1. O fecho das escolas foi uma das consequências da pandemia. Esta situação tem obrigado professores, responsáveis políticos e diversos agentes da comunidade a repensar os processos de ensino, em busca de soluções. Foi o caso de Portugal, com o regresso do ensino a distância, segundo o modelo da telescola, como forma de apoiar o percurso formativo dos alunos até ao 9.º ano de escolaridade. Os conteúdos serão transmitidos na RTP Memória, canal de acesso universal, disponível...
A covid-19 na língua e as expressões «falar de casa» e «dar aulas/trabalhar em casa»
1. A omnipresença nefasta do vírus SARS-CoV-2, que ameaça a existência real da humanidade, não deixa de se manifestar virtualmente nas conversas quotidianas ou nas notícias que chegam insistentemente às nossas casas. Este assunto passou a ser quase único, o que tem gerado, no plano linguístico, a ativação de léxico adormecido (ou até agora usado em contextos muito circunscritos), a criação de novas palavras, a extensão semântica de várias outras ou a formação de campos lexicais até ao momento inexistentes ou...
Maria Helena Mira Mateus (1931-2020)
1. Faleceu a linguista e professora universitária portuguesa Maria Helena Mira Mateus (Carcavelos, 18 agosto 1931 – 30 de março de 2020), figura cimeira dos estudos linguísticos sobre o português (cf. notícia agência Lusa em 31/03/2020*). Licenciada em Filologia Românica em 1954 e doutorada em Linguística Portuguesa em 1974, na Universidade de Lisboa, Maria Helena Farmhouse da Graça Mira Mateus era professora catedrática jubilada da Faculdade de Letras da Universidade...
O sentido de «fase de mitigação», a locução «(estar/ficar) de quarentena», o (des)acerto com os biliões e como ir ao teatro ficando em casa
1. Por todo o mundo, é difícil fugir ao mesmo assunto: a pandemia da covid-19, que, em Portugal, entrou na chamada «fase de mitigação», conforme declaração da Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo uso de mitigação, que significa «alívio», poderia julgar-se que a covid-19 recuou entre a população portuguesa, mas infelizmente a DGS esclarece que «a fase de mitigação é a terceira e a mais grave fase de resposta à doença covid-19 e é ativada quando há transmissão local, em...
