Pergunta:
Aproveito para desejar um excelente 2025 a todos os que integram esta fabulosa equipa do Ciberdúvidas.
A questão que me traz hoje aqui é alusiva às frases construídas com o quantificador universal cada.
Pelas minhas pesquisas, descobri que designa qualquer elemento de um grupo de forma individual. Também pude observar que, da mesma maneira, se anteceder um nome, também retrata individualmente qualquer elemento de um grupo. No entanto, se houver elementos coletivos numa frase para incluir, o meu raciocínio não está tão claro. Vejamos os seguintes exemplos:
(I) «Os fogos de artifício revelaram-se um espetáculo digno de cartão-postal. Cada um mais colorido que o outro, ofuscava momentaneamente as estrelas e contrastava com as luzes dos colossais edifícios da cidade.»
A minha dúvida surge nas conjugações verbais da segunda oração. Ainda que me pareçam corretas, deveria mantê-las na terceira pessoa do singular? Às vezes, quanto mais leio uma frase mais ambígua me soa. Podiam esclarecer-me esta dúvida, por favor?
Obrigada!
Resposta:
A concordância do verbo na 3.ª pessoa do singular está correta, embora a concordância no plural seja possível.
No caso em apreço, o verbo concorda com a locução «cada um», que gera concordância na 3.ª pessoa do singular. Tal fica mais evidente se simplificarmos o grupo nominal:
(1) «Cada um ofuscava momentaneamente as estrelas e contrastava com as luzes dos colossais edifícios da cidade.»
Note-se que a locução «cada um» permite referir todos os elementos de um conjunto ou grupo determinado, considerando cada um de forma individual. Por essa razão, desencadeia concordância na 3.ª pessoa do singular.
Seria possível pensar numa concordância no plural que subentenda o sujeito eles, como em (2):
(2) «Os fogos de artifício revelaram-se um espetáculo digno de cartão-postal. (Eles), cada um mais colorido que o outro, ofuscava momentaneamente as estrelas e contrastava com as luzes dos colossais edifícios da cidade.»
Neste caso, o constituinte «cada um mais colorido que o outro» desempenha a função de modificador apositivo do nome, apresentado uma informação acessória sobre o antecedente do pronome eles, neste caso, «os fogos de artifício».
Disponha sempre!