Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
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Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Gostaria de saber a função sintática da expressão «sabedoria, à-vontade na discussão dos grandes temas», na frase «Os benefícios são inegáveis: sabedoria, à-vontade na discussão dos grandes temas».

Muito obrigada.

Resposta:

As funções sintáticas definem-se relativamente a uma palavra nuclear, que é tipicamente um verbo, mas também poderá ser um nome, um adjetivo ou outra classe de palavras.

No caso em apreço, o constituinte «sabedoria, à-vontade na discussão dos grandes temas» não se relaciona com nenhum termo da oração anterior, pelo que não desempenha uma função sintática.

O constituinte está ao serviço de uma intenção anunciada pelo recurso aos dois pontos: constitui uma enumeração dos benefícios referidos na oração anterior.

Disponha sempre!

Pergunta:

Num texto de 13 de maio, é afirmado que o pronome pessoal se, na frase «Ouviram-se os jovens», tem a função de complemento agente da passiva.

Penso que é errado e fundamento-me na Gramática do Português, da Fundação Gulbenkian, vol. I, pág. 390-394; 444-445.

No contexto do ensino do português, o Dicionário Terminológico considera complemento agente da passiva o grupo preposicional presente numa frase passiva que corresponderia ao sujeito da frase ativa.

Neste sentido, gostaria de conhecer bibliografia que considere agente da passiva o morfema se em passivas pronominais.

Obrigado.

Resposta:

Não temos conhecimento, de facto, de uma gramática que analise a partícula se no âmbito do quadro gramatical usado no ensino básico e secundário.

No entanto, tanto na Gramática do português (Raposo et al.) como na Gramática da língua portuguesa (Mateus et al,) se considera que o agente externo (ou seja, o sujeito da frase ativa) não pode ocorrer no interior do sintagma verbal da passiva sintética, o que, na língua portuguesa contemporânea, explica a impossibilidade de :

(1) *Ouviram-se os jovens pelos professores.

Na passiva canónica, o agente externo ocorre na posição de agente da passiva:

(2) «Os alunos foram ouvidos pelos professores.»

O facto de em (1) não ser possível verbalizar o agente externo («pelos professores») implica que, como se explica na Gramática da Língua Portuguesa, «o agente é necessariamente implícito, com uma interpretação indeterminada». (p. 391).

A este propósito, afirmam Peres e Móia, em Áreas críticas da língua portuguesa, que nestas construções o argumento com a função de agente é sempre indeterminado, «estando provavelmente representado pelo próprio clítico» (p. 213). A interpretação que aqui seguimos enquadra-se nesta linha, o que nos leva a colocar a hipótese de o clítico se poder estar a preencher a função de complemento agente da passiva no caso das passivas sintéticas. Note-se, por fim, que, em contexto didático, não é usual fazer a análise do clítico, até porque não é pacífica a interpretação.

Disponha sempr...

Pergunta:

Na frase «Temos de contribuir para que se limite o aumento da temperatura mundial», há quem diga que «para que se limite o aumento da temperatura mundial» é uma oração subordinada substantiva completiva e desempenha a função sintática de complemento oblíquo.

Queria, contudo, saber como explicar o «para que», porque, nas gramáticas, aparece como uma locução subordinativa conjuncional final, que, por sua vez, introduz orações subordinadas adverbiais finais.

Obrigada pela vossa atenção.

Resposta:

O facto de as palavras para e que surgirem seguidas numa frase não significa que estejamos perante uma locução conjuncional. Há que analisar o comportamento das unidades lexicais e verificar se o seu comportamento é compatível com o de uma locução. Um dos procedimentos possíveis é o da comutação de unidades.

Assim, se cotejarmos a frase transcrita em (1) com a frase apresentada em (2), verificamos que o constituinte «a limitação do aumento da temperatura mundial» surge no lugar de «que se limite o aumento da temperatura mundial»:

(1) «Temos de contribuir para que se limite o aumento da temperatura mundial.»

(2) «Temos de contribuir para a limitação do aumento da temperatura mundial.»

Identificamos, em ambas as frases, a preposição para, o que nos permite duas conclusões:

i) se estivéssemos perante a locução «para que» ela teria desparecido em (2), o que não se verificou;

ii) a manutenção da preposição para deve-se à sua relação com o verbo contribuir: ela é, de facto, regida por este verbo.

Vejamos o que acontece se substituirmos o verbo contribuir por outro equivalente, como decidir:

(3) «Temos de decidir que se limite o aumento da temperatura mundial.»

Esta comutação mostra que a oração «que se limite o aumento da temperatura mundial» é uma subordinada completiva do verbo decidir.

No caso da oração «que se limite o aumento da temperatura mundial», presente na frase (1), estamos perante um complemento do verbo, pelo que a oração é também completiva, introduzida pela conjunção subordinativa que, mas esta oração faz parte de um constituinte ...

Pergunta:

No verso «Tirar Inês ao mundo determina», qual é a função sintática de «ao mundo»: complemento indireto ou oblíquo?

Resposta:

Neste contexto, «ao mundo» desempenha a função de complemento indireto (embora possamos encontrar  argumentos para identificar a função de complemento oblíquo).

Na frase em apreço, se considerarmos que o verbo tirar é usado com o valor de «subtrair algo a alguém”, o constituinte «ao mundo» equivale ao sentido de «um conjunto de pessoas». Deste modo, a frase é equivalente às que se apresentam em (1) e (2):

(1) «Ele tirou Inês a Pedro.»

(2) «Ele tirou Inês ao seu pai.»

Nestes casos, «a Pedro» e «ao seu pai», tal como «ao mundo», desempenham a função de complemento indireto, sendo substituíveis pelo pronome lhe. Estes constituintes têm ainda o traço [+humano] típico do complemento indireto.

Diferente seria uma situação em que o verbo tirar é usado com o sentido de «retirar; mover de algum lugar», como em (3):

(3) «Ele tirou o livro da mesa.»

Na frase (3), o constituinte «da mesa» desempenha a função de complemento oblíquo. Se considerarmos que, na frase em apreço, o constituinte «ao mundo» tem um valor locativo (e não [+humano], como vimos acima), a análise sintática já seria distinta. No âmbito desta interpretação, a frase veicularia o sentido de «tirar Inês de um determinado lugar», o que implicaria que «ao mundo» teria a função de complemento oblíquo. Neste caso, o constituinte já não seria substituível por lhe mas sim por um constituinte como «dali» ou equivalente:

(4) «Determinar tirar Inês dali/ daquele sítio.»

Assim, a identificação da função sintática do constituinte em questão ficará dependente da interpretação dada à frase.

Disponha sempre!

Pergunta:

Relativamente à expressão «ganhar a vida» («adquirir meios de subsistência»), a mesma aparece dicionarizada.

Porém, não encontro referência a uma expressão muito parecida (sem determinante) e que é esta: «Foi através do trabalho que ganhou vida

«Ganhar vida» poderia ser sinónimo de quê?

Obrigado.

Resposta:

A expressão pode ser, nalguns contextos, equivalente a sustentar-se, se for usada com o valor de «alimentar-se», «aguentar-se» ou «resistir»:

(1) «Foi através do trabalho que se sustentou.»

Se, todavia, o sentido, for o de «ter meios para subsistir, por meio de um salário», poderemos não encontrar um verbo que tenha um valor equivalente, sendo necessário usar uma construção como, por exemplo, «conseguir meio de subsistência»:

(2) «Foi através do trabalho que conseguiu meio de subsistência.»

Se atentarmos na expressão «ganhar vida» sem o uso do artigo definido, então poderemos mobilizar sentidos como «adquirir, conseguir vitalidade».

Disponha sempre!