A classe de palavras de a
Textos publicados pela autora
A classe de palavras de a
A expressão locativa «em Lisboa»
Pergunta: Na frase «Saúdo-vos cordialmente. Estou feliz por estar em Lisboa…», «em Lisboa» é um deítico espacial?
Obrigada!Resposta: O constituinte «em Lisboa» não é um deítico espacial.
Os deíticos espaciais são palavras cuja referência depende de informação contextual e em particular das coordenadas espaciais associadas ao espaço no qual se encontra o locutor. Por esta razão um advérbio como aqui é deítico, na frase (1):
(1) «Eu estou aqui.»
Na frase, o advérbio aqui...
Narrador vs. «sujeito poético»
Pergunta: Na análise de um texto poético dizer-se "narrador" em vez de "sujeito poético" equivale a uma impropriedade lexical?
Obrigado.Resposta: O termo narrador não é ajustado para classificar a voz poética que surge num poema prototípico.
O nome narrador pertence ao quadro da narratologia e é considerado uma das categoriais da narrativa, sendo a designação dada à voz responsável pelo ato de enunciação numa narrativa1.
Já na poesia, convencionou-se chamar à voz que aí...
As expressões «até 20% de descontos» e «descontos até 20%»
Pergunta: Diz-se com «com até 20% de descontos», ou «com descontos até 20%»?Resposta: Ambas as construções são aceitáveis e expressam um valor similar.
Uma expressão como «artigos com até 20% de desconto» indica que no estabelecimento em causa existem artigos que poderão ter descontos com um valor até 20%. Ora a expressão «artigos com descontos até 20%» expressa um valor similar.
Uma procura com o motor de busca da Google indica que ambas as construções têm vitalidade e são usadas com frequência em contexto de indicação de...
