Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa
Miniglossário de termos linguísticos
Palavras para dizer a língua

Afixo, aglutinante, diflossia, galimétias, glotofobia, idioleto,  «língua de pau», par e socioleto – são alguns dos termos linguísticos recolhidos em "Les mots pour le dire", publicado no mensário francês Le Monde Diplomatique, edição n.º 186, dezembro 2022/janeiro 2023.

 

<i>Housing First</i> para pessoas sem-abrigo... em Portugal?!
Um projeto por traduzir

Um projeto considerado «uma inovação nas políticas públicas e nos serviços sociais» portugueses não justificava um nome na língua nacional?

Saramago não usa pontuação <br> em muitas das suas obras?
O valor da vírgula e do ponto

A questão do valor da vírgula e do ponto na obra de José Saramago é retomada pela professora Carla Marques neste apontamento divulgado no programa Páginas de Português da Antena 2

Como é hoje a presença da língua portuguesa na Internet?
O projeto Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)

«Segundo o seu relatório final [Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)], o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais usadas na Internet, atrás do inglês, chinês, espanhol, francês e hindi, e seguido de perto pelo árabe, alemão japonês e russo», refere a professora e linguista Margarita Correia, na sua crónica semanal do Diário de Notícias, em 21 de novembro de 2022.

Torre de Babel nas salas de aula portuguesas
4193 alunos de 124 nacionalidades diferentes

As escolas públicas portuguesa acolhem atualmente mais de 120 nacionalidades, mas os recursos escasseiam. As turmas enchem, os professores não chegam e os alunos desmotivam-se. Um trabalho da revista Sábado do dia 10 de novembro de 2022, assinado pela jornalista Raquel Lito.

«Pelos vistos» (II)
Uma expressão já dicionarizada

«Pelos  vistos» – certo ou errado? A dúvida foi manifestada pelo humorista português Ricardo Araújo Pereira no Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer do dia 12 de novembro de 2022, na SIC Notícias.

Usos da vírgula
Com sujeito e com vocativo

Partindo da frase «Pedro abre a porta.», a professora Carla Marques esclarece o contexto em que poderá existir uma vírgula após Pedro (apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2).

Evidências... mediáticas
Diferenças semânticas, de mau e bom uso

O modismo evidência voltou à tona mediática em Portugal... bem e menos bem empregado.

A expressão «desculpa lá»
A análise da palavra

«Por vezes, nas minhas aulas de Português como Língua Estrangeira, sou surpreendida com algumas questões singulares que me deixam a pensar sobre a forma como nós, falantes nativos, usamos a língua. Há uns tempos, um aluno perguntou-me se o «desculpa lá» que tinha ouvido na rua significava «I’m sorry». Mas afinal o que é este «lá»? E qual a função desta palavra em expressões como «desculpa lá»?» 

Reflexão de Inês Gama sobre os marcadores discursivos, nomeadamente sobre a função  da palavra «lá» na expressão «desculpa lá».

Nomenclatura gramatical ou terminologia linguística?
Objetivos didáticos e rigor científico

«[...] [D]e um ponto de vista tanto epistemológico quanto metodológico, a gramática é uma tecnologia derivada da linguística, do mesmo modo como a engenharia é uma tecnologia derivada da física ou a medicina uma aplicação da biologia. E vejam que a engenharia e a medicina são muito mais antigas que a física ou a biologia.»

Reflexão do linguista Aldo Bizzocchi sobre a relação da gramática com a linguística e a questão dos usos dos termos associados a estas duas áreas. Texto publicado no mural Língua e Tradição no Facebook, em 7 de novembro de 2022.