Indo-europeu - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Indo-europeu

Diz-se que o português tem origem remota no indo-europeu. Esta língua existiu?

Anónimo Lisboa, Portugal 4K

O indo-europeu foi reconstruído teoricamente por linguistas, a partir da comparação das línguas cuja existência pôde ser certificada.

Verificaram-se, assim, tantas semelhanças entre línguas europeias e asiáticas, que dificilmente se admitiria serem obra do acaso:

Por exemplo, em latim, de onde provêm as línguas românicas como o português, mãe era mater; em gótico - a mais antiga língua germânica de existência comprovada - era mothar; em irlandês arcaico (língua céltica), mathir; na antiga língua da Índia, matar.

Segundo Henriette Walter, "A Aventura das Línguas do Ocidente", Terramar, Lisboa, 1996, os linguistas designam sem aspas a língua indo-europeia, mas colocam-nas quando se referem aos povos - os «indo-europeus» - que falaram tal língua vários milénios a. de C.

Esta relação tem de ser estabelecida pelos arqueólogos.

João Carreira Bom