DÚVIDAS

«Nomeado para 10 óscares»

Recentemente vejo vários filmes serem promovidos como tendo sido «nomeados "a óscares"». Não deveria ser «nomeados para óscares»?

Qual destas frases está correta?

«Os filmes Roma e A Favorita foram nomeados para dez óscares.»

«Os filmes Roma e A Favorita foram nomeados a dez óscares.»

Muito obrigado.

Resposta

Deve dizer-se «nomeado para (cargo/prémio)», e não «nomeado a (cargo/prémio)».

Em referência a uma pessoa selecionada para ocupar um cargo ou função, receber um prémio ou candidatar-se a um concurso, emprega-se o verbo nomear (e o seu particípio passado, nomeado) de acordo com o esquema «nomear alguém para», salientando a finalidade da nomeação, como se pode confirmar, por exemplo, pelo dicionário da Academia das Ciências de Lisboa (ACL), na entrada nomeado: «Foram três os filmes nomeados para o grande prémio» (ver também o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, Texto Editores 2007 e Dicionário Sintático de Verbos Portugueses, Livraria Almedina, 1994).

É igualmente possível falar dos «nomeados dos óscares de Hollywood» (dicionário da ACL), utilizando a preposição de, para subentender a relação entre o referido prémio e a lista de candidatos.

Menos aceitável se torna a expressão «nomeado a dez óscares», uma tentativa de encurtar a sequência mais extensa «nomeado para candidato a óscares». Conclui-se que «nomeado a» resulta da confusão com o uso de candidato, substantivo cuja regência é construída com a preposição a («candidato a»).

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa