Sandra Duarte Tavares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sandra Duarte Tavares
Sandra Duarte Tavares
46K

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em duas rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1) e Jogo da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.

 
Textos publicados pela autora
18 erros de português frequentes  <br>e que mancham a sua imagem
Uma lista para não passar vergonhas

«A competência linguística, associada ao domínio da comunicação oral e escrita, assume, inequivocamente, um valor sociocultural relevante, promovendo cada vez mais aceitação, credibilidade e prestígio social.» Para tanto, a professora e divulgadora de temas gramaticais Sandra Duarte Tavares apresenta uma lista de 18 erros corrigidos.

Artigo incluído na edição digital da revista Visão em 5 de maio de 2021, aqui transcrito com a devida vénia.

O mundo admirável das palavras
Conselhos para o bom uso do léxico

«É raro o momento das nossas vidas em que estamos longe das palavras. Trocamos palavras com a nossa família, com amigos, com colegas no trabalho e até com desconhecidos. Falamos com os animais e, muitas vezes, sozinhos, verbalizando os nossos próprios pensamentos. Será que temos verdadeira consciência do poder que as palavras têm nas nossas vidas?» 

Artigo da professora Sandra Duarte Tavares publicado em 21 de dezembro de 2020 na edição digital da revista Visão.

Oito erros fonéticos recorrentes
Incorreções de pronúncia na nossa comunicação diária

O plural de acordo e de líder, a prolação de intoxicar e de inclusive, ou o tropeção recorrente na palavra síndroma – são alguns dos exemplos de pronúncias erróneas  frequentes (na perspetiva da norma culta de Portugal) na comunicação diária dos falantes menos cuidados referidos pela professora Sandra Duarte Tavares neste apontamento.

in  edição digital da revista Visão de 18 de novembro de 2020.

Fala sem Erros
100 respostas às tuas maiores dúvidas de língua portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares

Um novo livro da professora universitária e consultora linguística Sandra Duarte Tavares, dirigido aos mais jovens.

Da respetiva página promocional, na Porto Editora, transcreve-se a seguinte sinopse:

«Fala sem erros apresenta 100 respostas às tuas dúvidas mais frequentes de língua portuguesa. Tens nele o teu "kit de sobrevivência":

• finta os erros que dás quando falas ou escreves;

• remata contra todas as tuas questões sobre a utilização correta de determinadas palavras ou expressões;

• marca golo nas apresentações em público.

Fala com um verdadeiro craque: sem erros e com confiança.

Não faças faltas e o sucesso será teu!»

 

 

 

N.E. — Para mais pormenores de Fala Sem Erros, ouça-se a entrevista da autora  na emissão de 11/10/2020 do programa Páginas de Português, na Antena 2.  Aqui.

Comunicar com sucesso
Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente
Por Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares, professora universitária e consultora linguística e de comunicação, oferece-nos mais um livro sobre o bom uso da língua portuguesa1, desta vez tendo como foco a comunicação entre pares, que deve ser clara, correta e eficiente. 

É sabido que a comunicação eficaz depende, em grande medida, do conhecimento que temos do nosso interlocutor. No entanto, esta eficácia também se deve ao cuidado que temos com o nosso discurso, ou seja, às competências comunicativas no âmbito oral e escrito. É nesta linha que surge esta obra – Comunicar com sucesso, com a chancela da editora Oficina do Livro  Nela, a autora, para melhor ensinar a arte de bem comunicar através da língua, foca-se nas mais importantes competências da comunicação: o rigor, a clareza, a empatia, a assertividade, o impacto e a eficácia – neste caso, a eficácia da comunicação escrita.

Dividida em sete capítulos, a obra dá-nos dicas para comunicar com assertividade e com vista aos objetivos pretendidos. Apresenta também erros linguísticos frequentes e evitáveis. Por exemplo, pronunciar «ac[ó]rdos» quando o correto será «ac[ô]rdos», ou a tão famosa «[rú]brica» que deverá ser «rubrica», assim como a flexão errada (e comum) dos verbos: «tu fostes» em vez do correto «tu foste», ou «tinha impresso» em vez da forma correta «tinha imprimido». Apresenta-nos, também, técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas, sugerindo assim que sejamos breves e que comuniquemos com im...