Sandra Duarte Tavares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sandra Duarte Tavares
Sandra Duarte Tavares
33K

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e colaboradora de duas rubricas de Língua Portuguesa: Agora, o Português (RTP 1) e Jogo da Língua (Antena 1). É autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.

 
Textos publicados pela autora
Fala sem Erros
100 respostas às tuas maiores dúvidas de língua portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares

Um novo livro da professora universitária e consultora linguística Sandra Duarte Tavares, dirigido aos mais jovens.

Da respetiva página promocional, na Porto Editora, transcreve-se a seguinte sinopse:

«Fala sem erros apresenta 100 respostas às tuas dúvidas mais frequentes de língua portuguesa. Tens nele o teu "kit de sobrevivência":

• finta os erros que dás quando falas ou escreves;

• remata contra todas as tuas questões sobre a utilização correta de determinadas palavras ou expressões;

• marca golo nas apresentações em público.

Fala com um verdadeiro craque: sem erros e com confiança.

Não faças faltas e o sucesso será teu!»

 

 

 

N.E. — Para mais pormenores de Fala Sem Erros, ouça-se a entrevista da autora  na emissão de 11/10/2020 do programa Páginas de Português, na Antena 2.  Aqui.

Comunicar com sucesso
Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente
Por Sandra Duarte Tavares

Sandra Duarte Tavares, professora universitária e consultora linguística e de comunicação, oferece-nos mais um livro sobre o bom uso da língua portuguesa1, desta vez tendo como foco a comunicação entre pares, que deve ser clara, correta e eficiente. 

É sabido que a comunicação eficaz depende, em grande medida, do conhecimento que temos do nosso interlocutor. No entanto, esta eficácia também se deve ao cuidado que temos com o nosso discurso, ou seja, às competências comunicativas no âmbito oral e escrito. É nesta linha que surge esta obra – Comunicar com sucesso, com a chancela da editora Oficina do Livro  Nela, a autora, para melhor ensinar a arte de bem comunicar através da língua, foca-se nas mais importantes competências da comunicação: o rigor, a clareza, a empatia, a assertividade, o impacto e a eficácia – neste caso, a eficácia da comunicação escrita.

Dividida em sete capítulos, a obra dá-nos dicas para comunicar com assertividade e com vista aos objetivos pretendidos. Apresenta também erros linguísticos frequentes e evitáveis. Por exemplo, pronunciar «ac[ó]rdos» quando o correto será «ac[ô]rdos», ou a tão famosa «[rú]brica» que deverá ser «rubrica», assim como a flexão errada (e comum) dos verbos: «tu fostes» em vez do correto «tu foste», ou «tinha impresso» em vez da forma correta «tinha imprimido». Apresenta-nos, também, técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas, sugerindo assim que sejamos breves e que comuniquemos com im...

10 pares difíceis da língua portuguesa
Palavras que se confundem com frequência

Adesão e aderência, apetência e aptidão, confrangedor constrangedor, descriminardiscriminar, eminente e iminente, mandado e mandato, o moral e a moral, onde e aonde, ringue e rinque, renitente e reticente. Como escreve a autora, nesta crónica* publicada na edição digital da revista Visão do dia 10 de março de 2019, quem já não teve dúvidas com estas palavras, muitas delas parónimas?

 

*CfPares Difíceis da Língua Portuguesa  + Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa 

 

O poder das histórias na comunicação
Narração e envolvimento emocional

«Especialistas em marketing perceberam bem cedo o poder das histórias no sucesso das vendas. Perceberam que podem vender um produto ou serviço sem sequer falar do mesmo. Como? Contando histórias.» Texto da autoria da professora e consultora linguística Sandra Duarte Tavares, que o leu na emissão de 3/02/2019 do programa de rádio Páginas de Português, na rubrica "Cronigramas".

As palavras e as emoções
O vocabulário da harmonia na comunicação

A harmonia em casa ou no trabalho pode e deve encontrar-se na capacidade de comunicar palavras de sentido positivo, com intenção construtiva. É a recomendação da professora e consultora linguística Sandra Duarte Tavares no texto a seguir transcrito, originalmente publicado na edição digital da revista Visão, em 22/01/2019.