Margarita Correia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Margarita Correia
Margarita Correia
18K

Margarita Correia, professora  auxiliar da Faculdade de Letras de Lisboa e investigadora do ILTEC-CELGAEntre outras obras, publicou Os Dicionários Portugueses (Lisboa, Caminho, 2009) e, em coautoria, Inovação Lexical em Português (Lisboa, Colibri, 2005) e Neologia do Português (São Paulo, 2010). Mais informação aqui. Presidente do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) desde 10 de maio de 2018.

 
Textos publicados pela autora
<i>Das línguas nacionais</i>
Conceito e abrangência

No âmbito da conferência Desafios das línguas nacionais e da língua portuguesa nalguns países da CPLP – Contextos locais/Desafios Globais, realizada em Cabo Verde, em 21 de maio de 2021, a linguista Margarita Correia apresentou uma reflexão sobre as línguas nacionais, cujos aspetos essenciais condensa neste artigo publicado no Diário de Notícias de 14 de junho de 2021.

 

A propósito do Dia Mundial da Língua Russa
História e características do sétimo idioma mais falado no mundo

 O  Dia Mundial da Língua Russa, celebrado a 6 de junho de 2021, abre espaço  à apresentação do percurso histórico e identitário  da sétima língua mais falada do mundo – sustenta a professora universitária e linguista Margarita Correia, em artigo publicado no Diário de Notícias em 7 de junho de 2021.

 

Conferência da Praia e plano de ação para o IILP
A posição do português no mundo

Atual presidente da Comissão Científica do IILP, a linguista e professora universitária prtuguesa  Margarita Correia dá conta da 4.ª Conferência Internacional sobre a Língua Portuguesa no Sistema Mundial, com o tema "Horizontes e Perspetivas da Língua Portuguesa", organizada pelo Governo de Cabo Verde e que teve lugar nos dias 26 a 28 de maio de 2021. Neste contexto, destaca alguns desafios para a língua portuguesa.

 

*Texto publicado no Diário de Notícias em 31 de maio de 2021.

 

A língua portuguesa e a UE
A evolução e o pluricentrismo da língua portuguesa

«Quando se fizer a história da língua portuguesa das últimas décadas, obrigatória será a menção ao enriquecimento que o seu léxico conheceu graças à adesão de Portugal à UE e ao trabalho constante dos funcionários do Departamento de Língua Portuguesa», afirma a professora universitária e linguista Margarita Correia, no seu artigo a propósito da celebração do Dia da Língua Portuguesa na União Europeia. 

 

*Artigo publicado no Diário de Notícias em 10 de maio de 2021.

O que queremos desta língua?
No Dia Mundial da Língua Portuguesa

«Há quem ache que o português é só dos portugueses e apenas Portugal tem autoridade para mandar nele», os que acham «que o português são dois: o que se fala no Brasil (que já nem português é) e a "variedade euro-afro-asiática e oceânica"» e os que acreditam numa língua pluricêntrica —  escreve neste artigo* a  linguista Margarita Correia,  a propósito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Seguem-se, no fim, ligações para quatro otros textos publicados na imprensa portuguesa relativos ao Dia  Mundial da Lingua da Língua Portuguesa (2021).

*Artigo publicado no Diário de Notícias em 3 de maio de 2021.