Em Portugal (e em português ) há dois instrumentos distintos: a guitarra (em forma de coração ou de pêra) e a viola. Como os Espanhóis chamam guitarra à viola, desatou-se a chamar a esta guitarra clássica (e não viola clássica!), para evitar confusões (ou para aumentá-las?), ou talvez por pedantismo Também se chama viola à violeta, que é uma espécie de violino um pouco maior.
N.E. – (da autoria do nosso consultor Miguel Faria de Bastos, com data de 1/03/2020) A palavra inglesa guitar ( guitarre em francês, guitarre, em alemão, gitaro em esperanto, etc.) deve, em português, ser traduzida, não indiferentemente, como viola ou como guitarra.
Guitarra é, exclusivamente, em português, o instrumento musical exigido para acompanhar o fado (de Lisboa ou de Coimbra), instrumento diferente no formato, na sonoridade e na função.
Guitarra deve pois, traduzir-se para inglês, como «portuguese guitar» ou «fado’s guitar»; para francês como «guitarre portugaise» ou «guitarre du fado»; para alemão como «Portugiesische Gitarre» ou «Fadogitarre»; para esperanto como «portugala gitaro» ou «fadgitaro».
Viola – violão, no Brasil – deve traduzir-se para inglês, como «international guitar» (ou, simplesmente, como «guitar»); para francês como «guitarre internationale» (ou, simplesmente, como «guitarre»); para alemão como «Internationale Gitarre»; para esperanto como «internacia gitaro».
N. E. - (02/03/2020) Convém, no entanto, assinalar que, no ensino da música em Portugal, a distinção entre guitarra e viola pode envolver um uso terminológico diferente do descrito na nota anterior. Com efeito, da página da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, não consta o termo viola. O instrumento geralmente chamado viola ou violão aparece aí sob a designação guitarra – donde se infere que, pelo menos, no referido âmbito, se diz guitarra clássica, e não "viola clássica". Assinale-se ainda que, na lista dos instrumentos musicais a que correspondem as disciplinas do ensino artístico, figuram guitarra, que, como foi dito, corresponde à guitarra clássica, e a guitarra portuguesa, em referência ao instrumento tradicional português.