Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Jorge Vala, Rodrigo Brito, Diniz Lopes

«[O] conjunto dos resultados da presente pesquisa mostra que as crenças racistas se organizam em Portugal de forma semelhante à de outros países europeus» – lê-se na apresentação desta obra reeditada em formato PDF em 2015, cuja leitura se tornou de novo pertinente em 2020 no contexto das manifestações antirracistas ocorridas mundialmente em maio e junho deste ano, bem como à volta da reavaliação histórica do colonialismo europeu e ocidental (incluindo o de Portugal).

Jogos, dicas e atividades para pais e professores ajudarem as crianças na aprendizagem da leitura e da escrita
Por Joana Rombert

Joana Rombert, terapeuta da fala, na sua mais recente obra, Escrever Direito por Linhas Tortas, propõe uma abordagem às competências envolvidas na aprendizagem da leitura e da escrita, desde o pré-escolar até ao final do 1.º ciclo. Para o efeito, encontramos nas suas páginas ideias, sugestões, estratégias ou jogos que vão interferir ou facilitar a aprendizagem das crianças.

Por Luís Reto et al.

Um pequeno livro que apresenta pistas para a compreensão do atual valor económico da língua portuguesa à escala mundial.

... E os Poetas Responderam com Sonetos
Por Fernando-António Almeida

«Há de dever-se ao senhor D. José (isto é: José Francisco Xavier de Paula Domingos António Agostinho Anastácio de Bragança), Príncipe do Brasil, este surto floral e curto ramalhete poético que se encontra recuperado, registado, gravado, pela mão de Inocêncio Francisco da Silva, e que foi dedicado a um dos seus pratos culinários mais pobres que jamais a Península Ibérica ousou inventar: a chanfana» – assim começa o estudo que o jornalista e escritor português Fernando-António Almeida (Condeixa-a-Nova, 1939) dedica a um conjunto de nove poemas inseridos em Poesias joviaes e satyricas, de Antonio Lobo de Carvalho (1730-1787), obra só publicada postumamente e muitos anos depois, em 1852.

Uma coletânea de curiosidades da língua
Por Marco Neves

A mais recente publicação de Marco Neves reúne curiosidade e dificuldades de natureza linguística, num formato de almanaque, destinada ao grande público. 

Uma área disciplinar em construção

A obra Discurso Académico: uma área disciplinar em construção reúne um conjunto de artigos que traçam o panorama no plano da investigação em torno do discurso académico, uma disciplina que se retende afirmar no âmbito da linguística aplicada em Portugal. 

Conciliador do Acordo de 1990 com a norma de 1945
Por D'Silvas Filho

«[Nesta obra] aproveita[-se] o que o AO 90 tem de positivo e mantém [-se] o que da equilibrada norma de 945 pode ou deve conservar-se» – é o ponto de partida deste livro da autoria de D´Silvas Filho, sob a chancela da editora Guerra & Paz.

Um novo livro * de Marco Neves, desta vez, sobre tradução, dirigido a quantos se interessam por pelo tema, no plano profissional ou por simples curiosidade. Um livro que, à semelhança de um outro do autor, alerta para os mitos que o grande público muitas vezes manifesta sobre o que é o ato de traduzir e o que a tradução pode ou não pode fazer.

* Edição da Guerra & Paz

 

Por Germano Silva

33 ofícios e profissões, uns já «desaparecidos, outros adaptados aos tempos modernos», descritos por um dos maiores conhecedores do Porto e das suas histórias, o veterano jornalista Germano Silva.

À descoberta das raízes da nossa língua e das histórias que as palavras contam
Por Pedro Braga Falcão

Palavras que Falam por Nós, da autoria do professor universitário português Pedro Braga Falcão (sob a chancela da editora Clube do Autor), leva-nos até ao latim, ao  grego e ao indo-europeu para nos lembrar o que a história da cada palavra que usamos no dia a dia tem um sentido preciso... que convém conhecer bem para melhor falarmos e escrevermos.