Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Deslizes e tropeços gramaticais que cometemos no dia a dia
Por Sara de Almada Leite

Neste novo livro de Sara de Almeida Leite reúne-se uma lista extensa de incorreções – 150 erros –, que ocorrem tanto na oralidade como na escrita. Em 10 capítulos, tratam-se tópicos que vão da ortoépia (boa pronúncia) à flexão nominal e verbal, ou da construção de frases (sintaxe) às impropriedades vocabulares, envolvendo semântica e léxico. Uma obra com intuitos muito práticos, ao encontro das preocupações do grande público.

Por Ana Paula Banza e Maria Filomena Gonçalves

Um livro dirigido a diferentes públicos, universitários ou não, oferecendo uma perspetiva estimulante para sublinhar o valor da língua portuguesa como património e veículo de comunicação partilhados por comunidades e países espalhados pelo mundo.

Por Aldina Vaza e de Emília Amor

Dicionário da Língua Portuguesa – Léxico, Gramática, Prontuário  de Aldina Vaza e Emília Amor, da Texto editora, constitui uma publicação de cariz diversificado, que conjuga características de dicionário, de gramática e de prontuário. 

Das Origens ao século XVI
Por Paulo Osório

Coordenada por Paulo Osório, professor e investigador da Universidade da Beira InteriorLinguística histórica e história do português: das origens ao século XVI* reúne artigos de investigadores de Portugal, Brasil e Polónia à volta da formação e evolução da língua portuguesa.

*Salamanca: Luso-Espanola de Ediciones, 2018.

Por Maria Helena Mira Mateus

Nesta obra, Maria Helena Mira Mateus passa em revista o que mais marcou a sua vida: «Muitas vezes procurei ser objetiva visto que sabia que todos os factos foram chegando até à borda das minhas recordações, embrulhados nos sentimentos com que os convoquei». 

Por Luís Leal Miranda

O Desdicionário da Língua Portuguesa é uma obra do copywriter e jornalista português Luís Leal Miranda, reunindo 218 verbetes com palavras inventadas e glosadas divertidamente por ele próprio, inicialmente no Facebook. Editado pela Stolen Books, com ilustrações de José Cardoso. 

Por Wilton Fonseca, Mário de Carvalho e António Santos Gomes

terceiro volume desta obra, com autoria de Wilton FonsecaMário de Carvalho e António Santos Gomes (Perfil Criativo – Edições)recolhe depoimentos de várias gerações de jornalistas, administradores e responsáveis governamentais envolvidos nas agências noticiosas portuguesas, de antes e depois do 25 de Abril de 1974.

Por Sérgio Luís de Carvalho

200 palavras que «nos podem tornar um pouco mais cultos» é o propósito desta nova obra do autor de Nas Bocas do Mundo, de Uma Viagem pelas Histórias das Expressões Portuguesas e do Dicionário de Insultos, com a chancela da editora Clube do Autor. 

Por Jorge Esteves

Cerca de 320 aforismos estão presentes na obra Coisas do Arco-da-Velha – Sem Perguntas, Só Respostas, expressões idiomáticas que viajaram no tempo e que ainda hoje são comummente usadas por todos.

 

Por Cidália Martins, José Pires e Mário Sacramento

Com mais de 10 200 palavras do linguajar transmontano – entre registos mais antigos à gíria e ao calão usado pelas gerações mais novas – este dicionário com autoria de Cidália Martins, José Pires e Mário Sacramento, sob a chancela da editora Guerra e Paz.