Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Luís Miguel Ricardo

Os alentejanos têm um linguajar característico, património imaterial da região, que não se pode perder. É neste esforço que Luís Miguel Ricardo, autor de Falares e Ditarenhos do Alentejo, selecionou, com a ajuda de uma equipa de colaboradores, um conjunto de termos e expressões regionais. Um trabalho que demorou algum tempo, pois preocupou-se em pesquisar nas zonas mais recônditas do Alentejo.

Por Ana Pereira, Diogo Simão, Filipe Pires, João Duarte, Marco Gago, Miguel Brito de Oliveira, Nuno Soares e Roberto Leandro

um livro que faz um levantamento dos termos e expressões utilizados no Algarve. Uma obra diversificada que apresenta artigos que explicam determinados termos e expressões, mas, igualmente, poemas, história e praga, nm contributo linguístico para o melhor conhecimento deste linguajar regional português. 

Por João Carlos Brito

O Porto é uma cidade com um calão e uma gíria muito próprios. João Carlos Brito é um autor que se tem mostrado muito interessado pelas chamadas «línguas marginais»  no seu registo informal, nomeadamente, o calão, os níveis familiares, populares, os regionalismos, os idiomatismos, as gírias. Daí à elaboração desta obra que interessa  a quantos gosta da língua portuguesa e, em particular, das suas variantes regionais e sociais.  Edição Lugar da Palavra.

 

Por João de Mancelos

Uma aventura pelas técnicas a utilizar para quem gosta de escrever e criar histórias, com a orientação de João de Mancelos. Um obra complementada com exercícios práticos e suportes audiovisuais como formas de apoio à aprendizagem. Especialmente interessante para quem pretende melhorar a sua escrita e envolver-se no mundo da ficção e da aventura, procurando a inspiração. Editada pela Colibri e já na 5.ª edição.   

Por Helena Lemos

Com o objetivo do ensino da língua portuguesa, níveis A1 e A 2, nasce a obra Dialogar em Português, de Helena Lemos. Um livro assente numa metodologia diversificada em que a audição de um CD e exercícios sobre a temática pontificam. Os conteúdos trabalhados são sobre situações do dia a dia, tornando o trabalho desenvolvido pelos aprendentes mais prático e acessível.   

Por Ana Sousa Martins

Contos com Nível B2, da autoria de Ana Sousa Martins – e com edição da LIDEL, destina-se a adolescentes e adultos aprendentes de Português Língua Estrangeira (PLE).

Por Ivo Castro

Estrada de Cintra é uma compilação da diversidade de artigos escritos pelo autor ao longo dos anos enquanto professor na Faculdade de Letras de Lisboa, cujo título remete para a figura e obra de  Luís Filipe Lindley Cintra, referência maior no ensino da língua portuguesa em Portugal.

 

Por Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida Leite

Dois anos depois de um primeiro livro  com a mesma temática, mais 270 «pares difíceis» neste novo livro das professoras  Sandra Duarte Tavares e Sara de Almeida sobre as palavras parónimas mais suscetíveis de confusão ao falante menos informado no léxico do português.Por exemplo: qual a diferença de significado entre as palavras conceção e concessão? E em que contextos devemos usar os verbos avaliar e avalizar, ou os adjetivos lesado e lesionado? Com a chancela da Editorial Planeta, Lisboa. 

Por Maria Helena Marques e Maria Regina Rocha

As regras, «muito fáceis de aprender», da «arte de bem escrever» – logo, sem erros –, neste livro das professoras Maria Helena Marques e Maria Regina Rochadirigido especialmente a alunos do ensino básico e secundário. Tal como as anteriores publicações das mesmas autoras, editadas também pela Porto Editora.

Por João Paulo Pereira

Concebido «para servir como material de apoio a docentes em contexto de sala de aula, mas também para utilizadores autodidatas», Dar à Língua é o primeiro manual de Português para estrangeiros do nível de aprendizagem publicado em Macau. Tem a autoria de João Paulo Pereira, professor no Instituto Português do Oriente (IPOR), e a  coordenação científica da linguista Liliana Inverno.