Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Vitor Sousa

Da Portugalidade à Lusofonia, de Vitor Sousa, é uma versão revista da tese de doutoramento do autor em Ciências da Comunicação (Comunicação Intercultural) apresentada na Universidade do Minho, em julho de 2015.

Por José Vilhena

Uma reedição de um dos livros marcantes do mais popular humorista português dos últimos 50 anos do século passado

Uma Introdução
Por Tore Janson

Uma obra que, como observa o linguista português João Veloso no prólogo, retoma um debate que se evita há mais de século e meio: o da origem das línguas naturais entre os seres humanos anatomicamente modernos.

 

Por Paulo Osório, Eulália Leurquin e Maria da Conceição Coelho

Lugar da gramática na aula de português, a obra organizada por Paulo Osório, Eulália Leurquin e Maria da Conceição Coelho, da editora brasileira Dialogarts, disponível online aqui, reúne um conjunto de texto centrados na problemática do ensino do português no países lusófonos, respeitando as suas diferentes realidades (do português língua materna ao português língua não materna).

Por Ambrose Bierce

Esta é  uma obra, agora em tradução portuguesa, manifestamente irónica e cínica, a raiar o humor negro. Através das diferentes entradas, Ambrose Bierce (1842-1914) mostra  uma outra definição dos conceitos, definições essas pensadas por muitos mas ditas por poucos. É o que assinala Pedro Mexia, no prefácio: «[...] é um manual de guerrilha contra o conformismo. Uma guerrilha moderadamente convicta dos seus poderes mas ainda assim apostada na inconveniência e na crítica sem tréguas».

Contra a Linguagem que por aí Circula
Por Manuel Monteiro

Por Amor à Língua, de Manuel Monteiro (editora Objectiva), é uma publicação que procura identificar e corrigir alguns maus usos da língua. Afirma-se no Intróito, «ao fim de muitas páginas lidas acerca da arte de escrever, concluir-se-á que é muito mais fácil definir critérios que permitem identificar a má escrita do que aqueles que permitem identificar a boa escrita.» (p.13)

Por Rodolfo Farinha

Uma ferramenta SOS para quem não gosta de ser apanhado na ignorância no que toca à gastronomia... em quatro línguas.

Por Marco Neves

Um antidicionário de dificuldades da língua que procura também divulgar o que hoje se sabe sobre o funcionamento das línguas. Com este livro, o professor universitário e tradutor português Marco Neves faz nova incursão no mundo do prescritivismo gramatical, desmontando vários mitos sobre a língua portuguesa, ao mesmo tempo que defende, na oralidade e na escrita, um uso linguístico mais crítico e consciente. Edição Guerra & Paz (Lisboa, 2018).

Por Manuel S. Fonseca

O novo livro do editor e cronista Manuel S. Fonseca é uma «viagem arrojada à montanha-russa dos insultos», nomeadamente aqueles «que, de vez em quando, usamos para ferir de morte alguém».

Deslizes e tropeços gramaticais que cometemos no dia a dia
Por Sara de Almada Leite

Neste novo livro de Sara de Almeida Leite reúne-se uma lista extensa de incorreções – 150 erros –, que ocorrem tanto na oralidade como na escrita. Em 10 capítulos, tratam-se tópicos que vão da ortoépia (boa pronúncia) à flexão nominal e verbal, ou da construção de frases (sintaxe) às impropriedades vocabulares, envolvendo semântica e léxico. Uma obra com intuitos muito práticos, ao encontro das preocupações do grande público.