Esta coletânea da Letraria, organizada por Janaína Vianna da Conceição, Ana Cecília Cossi Bizon e Cláudia Hilsdorf Rocha, reúne entrevistas com investigadores e professores dos PALOP, abordando políticas linguísticas, educação e identidades. O livro destaca a pluralidade do português, bilinguismo e práticas decoloniais, oferecendo debates relevantes para ensino, investigação e promoção de políticas linguísticas inclusivas.
A pronúncia do português contemporâneo pode revelar-se bastante difícil para os falantes de espanhol e até de galego. A Através Editora, sediada em Santiago de Compostela, na Galiza, acaba de lançar A Pronúncia do Português Passo a Passo, um livro de dois professores de Português, Joseph Ghanime López e Valentim Fagim, bons conhecedores dos segredos da fonética da língua Portuguesa
Um livro sobre o impacto das palavras no cérebro, nas decisões e nas relações, cruzando ciência, emoção e prática. Publicado em setembro de 2025 pela Oficina do Livro, O Poder das Nossas Palavras, de Sandra Duarte Tavares, apresenta cinco capítulos temáticos – da neurociência à liderança – e oferece estratégias e exercícios para comunicar com clareza, propósito e impacto em diferentes contextos.
Uma obra poética que faz parte da Trilogia de Macau, onde Dora Gago viveu 10 anos como professora da Universidade de Macau, da qual fazem parte os títulos: Floriram por Engano as Rosas Bravas e Palavras Nómadas (Grande Prémio da Literatura de Viagens Maria Ondina Braga).
Este número temático da Revista da Associação Portuguesa de Linguística foi organizado por Adriana Cardoso, Joana Batalha e Nélia Alexandre e tem como objetivos contribuir para a reflexão sobre vários contextos de ensino-aprendizagem e as práticas educativas desenvolvidas em salas de aula com variação linguística.
Um livro cujo título já merece, só por si, um comentário linguístico, pelo papel que aí têm os trocadilhos gerados pela amálgama de palavras e pela troca de sons. Mas o interesse reside na visão que o autor dá do significado e do alcance da expressão «guerra cultural», que figura no subtítulo. Trata-se de Hipocritões e Olhigarcas, um lançamento das Edições Tinta-da-China, com autoria do historiador e político Rui Tavares.
O regresso de Sara de Almeida Leite, docente de Língua e Literatura Portuguesa, aos livros de apoio ao uso normativo da língua, desta vez com um livro em coautoria com Paulo Freixinho, ilustrador e cruciverbalista do jornal Público. Um lançamento de 2025 da Manuscrito, chancela da Editorial Presença.
O Plano Nacional de Leitura lançou um Guia de Leitura destinado aos professores que lecionam Português como Língua Não Materna (PLNM). Esta publicação pretende ser um auxílio nas aulas de PLNM, mostrando a todos os docentes desta disciplina que é possível conciliar o ensino formal da língua com o ensino da literatura.
Festivais Tracionais Chineses: vistos pelos alunos e professores da ESLCLGG é uma publicação editada pela Escola Secundária Luís Gonzaga Gomes e o Instituto Internacional de Macau e que compila trabalhos dos estudantes sobre algumas tradições chinesas explicadas em português e chinês.
Discurso Académico: Complexidade Teórica e Diversidade Didática é uma publicação da Grácio Editor e organizada por Carla Marques, Matilde Gonçalves e Noémia Jorge. Reúne um conjunto de artigos que resultam dos contributos apresentados no III Encontro Nacional sobre Discurso Académico (ENDA 3).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações