Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Ambrose Bierce

Esta é  uma obra, agora em tradução portuguesa, manifestamente irónica e cínica, a raiar o humor negro. Através das diferentes entradas, Ambrose Bierce (1842-1914) mostra  uma outra definição dos conceitos, definições essas pensadas por muitos mas ditas por poucos. É o que assinala Pedro Mexia, no prefácio: «[...] é um manual de guerrilha contra o conformismo. Uma guerrilha moderadamente convicta dos seus poderes mas ainda assim apostada na inconveniência e na crítica sem tréguas».

Contra a Linguagem que por aí Circula
Por Manuel Pinto Monteiro

Por Amor à Língua, de Manuel Monteiro (editora Objectiva), é uma publicação que procura identificar e corrigir alguns maus usos da língua. Afirma-se no Intróito, «ao fim de muitas páginas lidas acerca da arte de escrever, concluir-se-á que é muito mais fácil definir critérios que permitem identificar a má escrita do que aqueles que permitem identificar a boa escrita.» (p.13)

Por Rodolfo Farinha

Uma ferramenta SOS para quem não gosta de ser apanhado na ignorância no que toca à gastronomia... em quatro línguas.

Por Marco Neves

Um antidicionário de dificuldades da língua que procura também divulgar o que hoje se sabe sobre o funcionamento das línguas. Com este livro, o professor universitário e tradutor português Marco Neves faz nova incursão no mundo do prescritivismo gramatical, desmontando vários mitos sobre a língua portuguesa, ao mesmo tempo que defende, na oralidade e na escrita, um uso linguístico mais crítico e consciente. Edição Guerra & Paz (Lisboa, 2018).

Por Manuel S. Fonseca

O novo livro do editor e cronista Manuel S. Fonseca é uma «viagem arrojada à montanha-russa dos insultos», nomeadamente aqueles «que, de vez em quando, usamos para ferir de morte alguém».

Deslizes e tropeços gramaticais que cometemos no dia a dia
Por Sara de Almada Leite

Neste novo livro de Sara de Almeida Leite reúne-se uma lista extensa de incorreções – 150 erros –, que ocorrem tanto na oralidade como na escrita. Em 10 capítulos, tratam-se tópicos que vão da ortoépia (boa pronúncia) à flexão nominal e verbal, ou da construção de frases (sintaxe) às impropriedades vocabulares, envolvendo semântica e léxico. Uma obra com intuitos muito práticos, ao encontro das preocupações do grande público.

Por Ana Paula Banza e Maria Filomena Gonçalves

Um livro dirigido a diferentes públicos, universitários ou não, oferecendo uma perspetiva estimulante para sublinhar o valor da língua portuguesa como património e veículo de comunicação partilhados por comunidades e países espalhados pelo mundo.

Por Aldina Vaza e de Emília Amor

Dicionário da Língua Portuguesa – Léxico, Gramática, Prontuário  de Aldina Vaza e Emília Amor, da Texto editora, constitui uma publicação de cariz diversificado, que conjuga características de dicionário, de gramática e de prontuário. 

Das Origens ao século XVI
Por Paulo Osório

Coordenada por Paulo Osório, professor e investigador da Universidade da Beira InteriorLinguística histórica e história do português: das origens ao século XVI* reúne artigos de investigadores de Portugal, Brasil e Polónia à volta da formação e evolução da língua portuguesa.

*Salamanca: Luso-Espanola de Ediciones, 2018.

Por Maria Helena Mira Mateus

Nesta obra, Maria Helena Mira Mateus passa em revista o que mais marcou a sua vida: «Muitas vezes procurei ser objetiva visto que sabia que todos os factos foram chegando até à borda das minhas recordações, embrulhados nos sentimentos com que os convoquei».