Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Dicionário de expressões coloquiais brasileiras
Por Nélson Cunha Mello

Da autoria de Nelson Cunha Mello, e com prefácio do professor, filólogo, lexicógrafo, gramático e académico Evanildo Bechara, Conversando é que a gente se entende reúne mais de 10 mil expressões idiomáticas, palavras, ditos populares, gírias, bordões, máximas e outras formas do falar informal no Brasil.

Gramática do Galego-Português
Por Pär Larson

Dedicada a dois incansáveis estudiosos da língua lírica galego-portuguesa – Giulia Lanciani (1935-2018) e Giusepe Tavani (1924-2019) –, A Língua das Cantigas, do filólogo sueco Pär Larson (Istituto Opera del Vocabolario Italiano, Florença), põe ao alcance dos estudantes universitários uma breve gramática descritiva facilitadora da leitura e da compreensão da lírica medieval da Galiza e de Portugal. Um livro publicado originalmente em italiano e lançado em galego pela Editorial Galaxia nos finais de 2019.

À volta da querela ortográfica luso-brasileira anterior ao AO-90
Por Cândido de Figueiredo

A proposta de reforma ortográfica apresentada por José Medeiros e Albuquerque e outros académicos à Academia Brasileira motivou esta publicação de Cândido de Figueiredo, onde o filólogo traça o percurso histórico deste texto e toma posição em relação a diversas questões e críticas que levantou. 

Português como Língua de Herança
Por Camila Lira e Juliana Azevedo-Gomes

Na área do ensino de língua portuguesa, é muito discutido o conceito da área de Português como Língua de Herança (POLH), isto é, como língua usada por filhos ou netos de emigrantes e que a adquiriram em simultâneo da língua do país de acolhimento. A obra O POLH na Europa – Português como Língua de Herança (volume I e volume II) reúne um conjunto de estudos que contribuem para este debate.

Por Carlos Fiolhais, José Eduardo Franco e José Pedro Paiva (eds.)

Uma obra sobre aspetos da história de Portugal que refletem o impacto de situações e movimentos à escala mundial, num percurso histórico que também tem dimensão linguística. Trata-se de um livro organizado por Carlos FiolhaisJosé Eduardo Franco e José Pedro Paiva, que coordenaram uma equipa de 87 autores.

Estudo conjetural de locuções, ditados e provérbios (3.ª edição)
Por João Ribeiro

João Ribeiro publicou em 1908 a obra Frases Feitas, que reunia mais de 800 expressões português, que o autor estudou. Em 2009, a Academia Brasileira de Letras reeditou a obra. 

Da Eneida a Vergílio em 50 Lições
Por Frederico Lourenço

Um manual do classicista português Frederico Lourenço que surge em articulação com outro deste mesmo autor, publicado em 2019 – Nova Gramática do Latim. Sob a chancela da Quetzal Editora

Homenagem a Evanildo Bechara 90 anos
Por Denise Salim Santos, Flávio de Aguiar Barbosa (coord.) e Sheila Hue (org.)

Um livro de homenagem ao gramático brasileiro Evanildo Bechara (Recife, 1928), constituído por 17 estudos e quatro textos de intenção e teor mais pessoais. Trata-se de um documento eletrónico organizado por Denise Salim SantosFlávio de Aguiar Barbosa e Sheila Hue, com a chancela da Editora Nau, do Rio de Janeiro.

Por Lamberto Maffei

Elogio da Palavra é mais recente livro o médico e cientista italiano Lamberto Maffei. Com a chancela das Edições 70, é o seu terceiro ensaio publicado em Portugal com a palavra elogio no título.  

Por António M. Feijó, João R. Figueiredo e Miguel Tamen (eds.)

«Neste livro encontrará muitas opiniões discordantes sobre muitos autores portugueses; muitas escolhas, muitas ideias, e muitos tons diferentes. Não é um dicionário ou um guia neutro para a história da literatura portuguesa: é um livro de crítica literária para nos fazer pensar sobre a literatura portuguesa.»

 

Coordenação:  António M. FeijóJoão R. Figueiredo e Miguel Tamen