Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
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Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Ministério da Educação e a Direção-Geral de Educação
Por Ministério da Educação, Direção-Geral de Educação

Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo é uma publicação do Ministério da Educação (MECI) de Portugal e da Direção-Geral de Educação que tem o objetivo de sugerir a todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário, básico e secundário linhas orientadoras que permitam uma inclusão bem-sucedida de crianças e jovens migrantes no sistema de ensino português.

Internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo
Por Luciane Boganika, Kátia Bernardon de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Uma publicação que constitui o dossiê que a Revista Letras Raras (vol. 13, n.º 3, 2024) dedica à questão da internacionalização das línguas nas universidades.

 

Por Miguel Esteves Cardoso

O livro Como Escrever de Miguel Esteves Cardoso, publicado em julho de 2024 pela Bertrand Editora, oferece conselhos práticos e pessoais sobre a escrita. Com humor e irreverência, o autor defende que a escrita deve ser um processo criativo e constante, sem a pressão da perfeição ou influências externas. Ele subverte conselhos tradicionais, como a importância de ler muito, enfatizando a prática e a autenticidade. Além disso, desmistifica a ideia de que escrever é um ato solitário, sugerindo a colaboração e cumplicidade. No geral, o livro incentiva a escrita como uma atividade diária, prazerosa e libertadora.

Thomas Earle
Por Thomas F. Earle

Com a chancela da Imprensa da Universidade de Coimbra (IUC), surge esta nova edição da Crónica de D. Afonso V de Rui de Pina (1440-1522), cronista-mor do reino e guardador da Torre do Tombo. A publicação, disponibilizada quer em livro impresso quer em formato digital, foi preparada por Thomas F. Earle, especialista em literatura portuguesa quinhentista e professor emérito da Universidade de Oxford.

Um programa didático de promoção da competência comunicativa oral
Por Carla Cristina Fernandes Monteiro

Soltar a Língua 7 é uma obra da autoria de Carla Cristina Fernandes Monteiro, com a chancela da Investigare – Associação para a Investigação em Leitura, Escrita e Neurociências, e consiste num programa elaborado com um propósito didático e para a promoção da competência comunicativa oral no 7.º ano.

Manual escolar de Português
Por Judite Marques Pinto, Lúcia Vaz Pedro, Maria da Luz Mendes, Rita Garcia

Construído a pensar nas necessidades de docentes e de alunos, Palavras Fora da Caixa 5 é um manual de Português destinado ao 5.º Ano, do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Editado pela Raiz Editora (2024), tem a autoria das professoras Judite Marques PintoLúcia Vaz Pedro, Maria da Luz MendesRita Garcia, contando com a revisão linguística do tradutor e professor universitário Marco Neves.

Uma Antologia
Por Luís Vaz de Camões, Frederico Lourenço

Uma antologia da produção épica e lírica de Luís Vaz de Camões (?1524-1580), organizada pelo classicista, tradutor, ensaísta e escritor Frederico Lourenço, para assinalar o 500.º aniversário do ainda hoje considerado maior poeta da língua portuguesa.

 

 

Por João Pedro George

O Dicionário Sério de Calão, Javardices e Alarvidades é uma obra da autoria do sociólogo português João Pedro George e publicada pela editora Guerra e Paz em maio de 2024. Trata-se de um dicionário que reúne um conjunto de léxico e expressões pertencentes ao calão mais «javardo e alarve».

Por Instituto Nacional de Estatística de Moçambique

A publicação Padrão Linguístico em Moçambique, organizada pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE) e financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), pretende apresentar uma “fotografia” da situação linguística e social de Moçambique.

Procesos, problemas e novos horizontes
Por Henrique Monteagudo (organizador)

«Este volume recolle un feixe de traballos que teñen a súa orixe nos relatorios presentados no Simposio «Estándar, norma e variación: procesos, problemas e perspectivas», organizado polo Instituto da Lingua Galega en 2021, coa colaboración do grupo de pesquisa que puxo en marcha o proxecto ESTANDAREV [La estandarización lingüística revisitada: mediatización, vernacularización e ideologías lingüísticas en la España contemporánea]. As linguas estudadas son: o galego, o portugués europeo e brasileiro, o catalán, o éuscaro e, colateralmente, o castelán.»

Uma publicação do Conselho da Cultura Galega, organizada pelo linguista Henrique Monteagudo (Universidade de Santiago de Compostela).