Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Níveis A1 e A2
Por Teresa S. Ferreira, Inês Cardoso e Sílvia Melo-Pfeifer

Gramática de Português Língua Não Materna Níveis A1 e A2 é um instrumento de trabalho para todos aqueles que não têm o português como língua materna. Elaborada de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR), esta obra aborda os conteúdos linguísticos previstos nos níveis de proficiência em causa e, para o efeito, fá-lo através de explicações e de exercícios de sedimentação de conhecimentos, que têm uma proposta de solução nas últimas páginas da gramática. 

Recomendações práticas com 80 exercícios de apoio
Por Margarida Fonseca Santos

Escrita em dia, editada pelo Clube do Autor, visa  «desbloquear e conduzir»  quem se proponha escrever pelos mais variados motivos. Para o efeito, a autora divide as suas recomendações  práticas em 40 semanas, pelas quais reparte exercícios que ajudam a ultrapassar as dificuldades de quem queira escrever bem e com facilidade – seja para si próprio, num blogue ou para um registo mais  literário.

conteúdos, estratégias e materiais
Por Antónia Coutinho e Noémia Jorge (eds.)

Uma publicação destinada ao tratamento teórico e prático de diferentes géneros textuais numa perspetiva de transposição didática ajustada ao ensino básico e secundário.

Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente
Por Sandra Duarte Tavares

Da autoria da professoa Sandra Duarte Tavares, Comunicar com sucesso (edição da Oficina do Livro) condensa um conjunto de sugestões para que os leitores possam aperfeiçoar as suas competências comunicativas no âmbito da oralidade e da escrita.  Inclui, também, uma lista dos erros mais comuns, dicas para comunicar com assertividade, com vista aos objetivos a alcançar, e ainda técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas. 

E outras respostas disparatadas em aulas e testes de Português
Por Lúcia Vaz Pedro

Livro que reúne, de forma lúdica, alguns do erros, muitos deles bem hilariantes,  fruto da experiência de 25 anos de ensino do Português  da  professora Lúcia Vaz Pedro – daqui partindo para um saboroso compêndio destinado também aos pais dos alunos ainda não conquistados para a leitura e para o gosto pelo bom uso da nossa língua.

Variantes dialetais minhotas: regionalismos, idiomatismos, provincialismos, localismos, calão, gírias e outras linguagens marginais e informais dos falantes do Minho
Por João Carlos Brito

Tomando por mote os ditos «gente do Minho veste pano de linho» e «gente do Minho fala sem taramelar» («sem se atrapalhar»), João Carlos Brito reúne palavras e expressões idiomáticas que são correntes entre os falantes desta região de Portugal.

Por José João Almeida

Fruto da iniciativa de José João Almeida, professor auxiliar do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (UM), com a participação de Alberto Simões, também docente na UM, trata-se da versão impressa de um dicionário aberto em linha, compilado no contexto do projeto Natura, desenvolvido na Universidade do Minho. Reunindo mais de 3300 entradas, esta obra distingue-se pela diversidade e atualidade do material que colige. Edição: Guerra e Paz.

Metodologias, estratégias e abordagens de sucesso
Por Paulo Osório Paulo Osório e Luís Gonçalves

Uma nova publicação destina ao ensino do português língua estrangeira, desenvolvido do ponto de vista das metodologias e das estratégias concretas é a proposta de O ensino do português como língua não materna: metodologias, estratégias e abordagens de sucesso, da Editora Dialogarts, coordenado por Paulo Osório e Luís Gonçalves.

O estudo das línguas no Antropoceno
Por Teresa Moure

Um livro de Teresa Moure, escritora e professora na Universidade de Santiago de Compostela, que constitui uma crítica das consequências dos excessos técnicos e fabris do mundo contemporâneo na comunicação e expressão humanas. Dando vários exemplos de línguas e dialetos com o futuro ameaçado, como é o caso do galego, a autora defende uma ciência da linguagem mais interventiva e menos indiferente à crise ambiental que se repercute nas sociedades pela perda de diversidade linguística e pela uniformização do pensamento.

Perguntas portuguesas sobre o galego
Por Marco Neves

Da autoria do tradutor e professor universitário Marco Neves, um livro que abre caminhos de (re)aproximação dos portugueses à língua e cultura galegas.