Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
A Maravilhosa Viagem ao Português Mais Português de Portugal
Por João Carlos Brito

Mais de 6 mil registos do «fabuloso tesouro que é o falar nortenho» compõem, de A a Z, esta divertidíssima recolha da autoria do professor e escritor João Carlos Brito. Com a chancela da editora Ideias de Ler (grupo Porto Editora).

Por Ana Markl

Onde Moram os Teus Macaquinhos?, livro infantojuvenil da autoria de Ana Marklatravés de uma escrita menos convencional, pretende dar a conhecer aos jovens leitores o significado de algumas expressões idiomáticas da língua portuguesa. 

Por Paulo Nunes da Silva

O Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta) é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva., que o concebeu e elaborou «com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita».

Da comunicação às expressões idiomáticas
Por Guilhermina Jorge e Suzete Jorge

Uma pequena preciosidade – até no preço, verdadeiramente de saldo — este livrinho da autoria de Guilhermina Jorge e Suzete Jorge, com edição relativamente antiga (Cosmos,1997).

Por D. Francisco Manuel de Melo

Com esta nova edição da Feira dos Anexins de D. Francisco Manuel de Melo (1608-1666), a editora Guerra & Paz leva ao grande público o virtuosismo da língua seiscentista, pela fraseologia, afinal mais próxima do português contemporâneo do que se podia julgar.

Issues in Hispanic and Lusophone Linguistics

Encontra-se em acesso livre a obra The  Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil, editada por Laura Álvares LópezPerpétua Gonçalves e Juanito Ornelas de Avelar, com a chancela da John Benjamins Publishing Company. Uma obra fundamental para o desenvolvimento de uma visão global das variedades não europeias do português. 

A resposta certa para cada dúvida

Trata-se da 3.ª edição do projeto cujo objetivo primordial é a promoção e a valorização do uso correto da língua portuguesa e que nasceu em 2003 a partir da rubrica da RTP Bom Português.

A primeira obra do género publicada em Portugal (1536)
Por Fernão de Oliveira

Considerada a primeira gramática que se publicou em língua portuguesa, foi impressa em Lisboa, por German Galharde, precedendo em quatro anos a Gramática da língua portuguesa, de João de Barros (1540).

Por João Palma e Rodrigo de Matos

«Trazer água no bico», «custar os olhos da cara» e «não entender patavina» são três das cerca de 80 expressões populares cuja origem e significado são apresentados por João Palma e ilustradas por Rodrigo de Matos no livro Sem Rei nem Roque (ed. Oficina do Livro).

Trajetória de uma política educativa
Por Susete Albino

Número de julho de 2021 da revista digital portuguesa Indagatio Didactica composto por 28 artigos, distribuídos por cinco secções distintas. Delas, destaca-se  a rubrica Supervisão e Tecnologias da Informação em Educação com o artigo em epígrafe, da autoria da professora Susete Albino.