Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Por Lurdes Breda e Tânia Clímaco

Cem Papas na Língua, escrito pela professora  Lurdes Breda e ilustrado por Tânia Clímaco, com prefácio do escritor  Afonso Reis Cabral,  foi editado pela Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa, com o apoio do  Instituto Camões em Moçambique, no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa (dia 5 de maio 2020).

Das Origens aos Nossos Dias
Por José Carlos Seabra Pereira

Uma obra densa, que, passando em revista a produção literária portuguesa que vai até ao século XIX, se centra detidamente no século XX para abordar a dualidade que o Modernismo introduziu na dinâmica da expressão literária e depois evoluir no sentido da afirmação literária polifacética que o fim do poder colonial de Portugal motivou. 

Ensaios de Teoria e Crítica Literárias
Por Vítor Aguiar e Silva

Um livro que, conforme se diz a sinopse da contracapa, foi escrito contra o «pessimismo cultural» que decorre da crise que «a literatura, a teoria e a crítica literárias têm sofrido, desde o último quartel do século XX».

Por Antonio Pires de Oliveira Filho

Tese de doutoramento do professor universitário brasilero Antonio Pires de Oliveira Filho sobre o escritor goês Júlio Gonçalves (1846-1896).

Guia prático para escrever melhor
Por Marco Neves

Num estilo dialogante e despretensioso a que já habituou os seus leitores, o professor universitári e tradutor  Marco Neves publicou Pontuação em Português – Guia prático para escrever melhor. (Ed. Guerra & Paz), livro que condensa as regras básicas da pontuação em português. É uma obra importante, num contexto onde escasseiam prontuários modernos que tratem a pontuação em conformidade com os usos atuais da língua, sem abdicar do rigor que a escrita sempre exige.

100 respostas às tuas maiores dúvidas de língua portuguesa
Por Sandra Duarte Tavares

Lançado pela Porto Editora, este novo livro da professora universitária e consultora linguística Sandra Duarte Tavares vai dirigido aos mais jovens, com o propósito de os ajudar a falar sem erros e com confiança.

Um repositório dos falares das gentes da região de Ílhavo
Por Domingos Freire Cardoso

Palavras co bento no leba, do professor e poeta Domingos Freire Cardoso, é uma obra sobre os falares das gentes de Ílhavo, que condensa «termos, expressões, ditos, ditados e memórias» que caracterizam as vivências de um povo. 

As melhores expressões regionais da língua portuguesa
Por João Carlos Brito

O que significa begueiro? E jaja, aventar,  feniscadinho, calhandrice, chimecobesuga ou «ter o rabo bem atochado»? Estes e muitos outros temos só usados localmente constam do mais recente livro do professor e escritor João Carlos Brito – Em Português nos [Des]entendemos (Porto Editora, 2020) –, que, em dez capítulos, nos leva a uma “viagem” do Minho ao Algarve, passando pelos Açores e Madeira, esmiuçando uma série de expressões regionais e populares, como o devido significado e contexto histórico.

Lugares, objetos e tradições da História de Portugal
Por Hélder Reis

Com edição da Planeta, é o mais recente livro de Hélder Reis, colaborador do programa Praça da Alegria, da RTP1 e apresentador de Aqui Portugal, também no primeiro canal da televisão pública portuguesa.

Por Jorge Vala, Rodrigo Brito, Diniz Lopes

«[O] conjunto dos resultados da presente pesquisa mostra que as crenças racistas se organizam em Portugal de forma semelhante à de outros países europeus» – lê-se na apresentação desta obra reeditada em formato PDF em 2015, cuja leitura se tornou de novo pertinente em 2020 no contexto das manifestações antirracistas ocorridas mundialmente em maio e junho deste ano, bem como à volta da reavaliação histórica do colonialismo europeu e ocidental (incluindo o de Portugal).