Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Uma Antologia
Por Luís Vaz de Camões, Frederico Lourenço

Uma antologia da produção épica e lírica de Luís Vaz de Camões (?1524-1580), organizada pelo classicista, tradutor, ensaísta e escritor Frederico Lourenço, para assinalar o 500.º aniversário do ainda hoje considerado maior poeta da língua portuguesa.

 

 

Por João Pedro George

O Dicionário Sério de Calão, Javardices e Alarvidades é uma obra da autoria do sociólogo português João Pedro George e publicada pela editora Guerra e Paz em maio de 2024. Trata-se de um dicionário que reúne um conjunto de léxico e expressões pertencentes ao calão mais «javardo e alarve».

Por Instituto Nacional de Estatística de Moçambique

A publicação «Padrão Linguístico em Moçambique», organizada pelo Instituto Nacional de Estatística de Moçambique (INE) e financiada pelo Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), pretende apresentar uma “fotografia” da situação linguística e social de Moçambique.

Procesos, problemas e novos horizontes
Por Henrique Monteagudo (organizador)

«Este volume recolle un feixe de traballos que teñen a súa orixe nos relatorios presentados no Simposio «Estándar, norma e variación: procesos, problemas e perspectivas», organizado polo Instituto da Lingua Galega en 2021, coa colaboración do grupo de pesquisa que puxo en marcha o proxecto ESTANDAREV [La estandarización lingüística revisitada: mediatización, vernacularización e ideologías lingüísticas en la España contemporánea]. As linguas estudadas son: o galego, o portugués europeo e brasileiro, o catalán, o éuscaro e, colateralmente, o castelán.»

Uma publicação do Conselho da Cultura Galega, organizada pelo linguista Henrique Monteagudo (Universidade de Santiago de Compostela).

Sobre o interacionismo sociodiscursivo, a partir de uma antiga entrevista com Pelé
Por Hérica Lima, Ewerton Luna, Fatiha Parahyba

Revista Leia Escola, uma publicação da Universidade Federal de Campina Grande, dedica o seu volume 23 (número 4) aos géneros textuais, em especial à entrevista. Esta edição conta com a organização de Hérica LimaEwerton Luna e Fatiha Parahyba, da Universidade de Pernambuco

Por Catarina Gomes

Um Dedo Borrado de Tinta é uma obra da autoria de Catarina Gomes, editada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos em fevereiro de 2024, e narra a história de alguns habitantes da freguesia do Casteleiro que não tiveram oportunidade de aprender a ler e a escrever. 

O Passado Presente
Por Jussara Abraçado, Xoán Carlos Lagares

Um livro eletrónico que explora as relações históricas galego-portuguesas numa perspetiva brasileira e que é resultado de um projeto desenvolvido conjuntamente pela Universidade Federal Fluminense, a Universidade Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Santiago de Compostela.

Pelo conhecimento explícito da língua
Por Lúcia Vaz Pedro

Sem Dúvidas a Português, da autoria da professora Lúcia Vaz Pedro — escreve nesta recensão* a também docente de Português Arlinda Mártires —, «veicula o conhecimento explícito da língua, através de uma linguagem acessível, ilustrada com exemplos pertinentes, para a cabal compreensão da leitura e da escrita» especialmente dirigido a alunos mais avessos em ler, interpretar e escrever.

*Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.