Montra de Livros - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Montra de Livros
Novidades editoriais (dicionários, gramáticas, publicações científicas, etc.).
Introdução à Etnolinguística e Oralidades Africanas
Por Bonifácio Tchimboto

Línguas e CulturasIntrodução à Etnolinguística e Oralidades Africanas (Edições Paulinas, 2024) constitui um estudo introdutório à etnolinguística e às literaturas orais africanas, da autoria de Bonifácio Tchimboto, sacerdote e linguista que, em Angola, tem contribuído para a recuperação e valorização do património tradicional quer linguístico quer cultural.

Ousar, refletir e apontar soluções práticas para a leitura
Por Carlos Nuno Granja

O livro A arte de gostar de ler de Carlos Nuno Granja, publicado em setembro de 2024 pela Livros Horizonte, tendo por objetivo transformar o ato de ler numa experiência de prazer e crescimento, relata as vivências e experiência do autor enquanto leitor compulsivo. Além disso, apresenta estratégias para criar um bom leitor, mapas de ideias para orientar oficinas de leitura e referências para apoio à mediação da leitura. 

O sonho em construção - Volume II
Por Carlos Morais, Fernanda Cavacas, António Manuel Ferreira, Maria Fernanda Brasete e Rosa Lídia Coimbra

O segundo volume da obra «As cores de Abril», denominado «Abril, o sonho em construção» apresenta, tal como o primeiro volume, um conjunto de artigos sobre a revolução que teve lugar a 25 de Abril de 1974 no âmbito das comemorações dos seus cinquenta anos.

O florir dos cravos – Volume I
Por Carlos Morais, Fernanda Cavacas, António Manuel Ferreira, Maria Fernanda Brasete e Rosa Lídia Coimbra

O florir dos cravos é o primeiro volume da obra As cores de Abril, publicada em dois volumes pela Universidade de Aveiro, e que apresenta um conjunto de artigos sobre o 25 de Abril de 1974. Esta publicação surge no âmbito das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos.

 

Com Portugal à distância
Por Onésimo Teotónio Almeida

Diálogos Lusitanos é um novo livro de Onésimo Teotónio de Almeida, que assim reúne artigos e intervenções suas a respeito da questão dos valores éticos e estéticos da cultura e expressão literária de Portugal.

Por Wagner Rodrigues Silva

Reflexões sobre Lingua(gem) em Contextos de Ensino é uma compilação de textos e artigos científicos, organizada por Wagner Rodrigues Silva e publicada pela editora da Universidade Federal do Tocantis (EDUFT). Os leitores imediatos a quem este volume se destina são os docentes das licenciaturas nas áreas das letras e pedagogia, os seus estudantes e os professores de línguas em contextos diversos.

100 most common verbs
Por Rita Faria, James Lawler

Daily European Portuguese – 100 Most Common Verbs, obra da autoria de Rita Faria e James Lawler, apresenta os 100 verbos mais comuns na língua portuguesa usada em Portugal, acompanhados de exercícios de sedimentação de conhecimento. 

Ministério da Educação e a Direção-Geral de Educação
Por Ministério da Educação, Direção-Geral de Educação

Inclusão de Alunos Migrantes em Meio Educativo é uma publicação do Ministério da Educação (MECI) de Portugal e da Direção-Geral de Educação que tem o objetivo de sugerir a todos os estabelecimentos de ensino pré-escolar, primário, básico e secundário linhas orientadoras que permitam uma inclusão bem-sucedida de crianças e jovens migrantes no sistema de ensino português.

Internacionalização e mobilidade internacional, certificações em línguas e plurilinguismo
Por Luciane Boganika, Kátia Bernardon de Oliveira, Josilene Pinheiro-Mariz

Uma publicação que constitui o dossiê que a Revista Letras Raras (vol. 13, n.º 3, 2024) dedica à questão da internacionalização das línguas nas universidades.

 

Por Miguel Esteves Cardoso

O livro Como Escrever de Miguel Esteves Cardoso, publicado em julho de 2024 pela Bertrand Editora, oferece conselhos práticos e pessoais sobre a escrita. Com humor e irreverência, o autor defende que a escrita deve ser um processo criativo e constante, sem a pressão da perfeição ou influências externas. Ele subverte conselhos tradicionais, como a importância de ler muito, enfatizando a prática e a autenticidade. Além disso, desmistifica a ideia de que escrever é um ato solitário, sugerindo a colaboração e cumplicidade. No geral, o livro incentiva a escrita como uma atividade diária, prazerosa e libertadora.