Hoje são 2 de Março
Numa resposta dada por este excelente “site” à pergunta de um internauta sobre se o correto é dizer "hoje é 2" ou "Hoje são 2», José Neves Henriques escreveu:
«Aceita-se «hoje é 2» porque subentendemos «é o dia»: Hoje é [o dia] 2.
Em Portugal (no Brasil não sei) o vulgar é dizer assim, por exemplo: Hoje são 2 de Março. Isto é: Hoje são dois [dias] de Março.
1) – Informo que aqui no Brasil também se usa "hoje são 2 de Março" a exemplo de Portugal. Mas nunca concordei com essa forma pois não encontro concordância do verbo no plural. Ele concorda com o quê?
2) – O algarismo '2' no meu ver representa o número do dia (já que cada dia do mês recebeu um número para representá-lo) e não a quantidade de dias.
3) – Se 'hoje' é singular, representa um único dia, como hoje podem ser dois?
4) – O verbo no plural está concordando com o número (2 no caso)? Neste caso também não deveríamos dizer «A camisa (ou camisola) do Figo 'são' 10»?
5) – «O número do apartamento (ou apartado) dele são 101»? Ou «Hoje são 2»
6) – refere-se ao fato de serem já 2 dias passados de março? Também assim estaria incorreto, pois se hoje é o dia 2 ele ainda não terminou, portanto não são «2 dias passados» e sim '1'. Poderia-se dizer «hoje são 2 (dias passados) de Março» para representar o dia 3. Ora, este verbo no plural não concorda com nada e a forma única deveria ser "hoje é" o verbo concordando o singular "hoje".
