Diz-se "metereologia" ou "meteorologia"? A consultora Inês Gama responde a esta questão no desafio semanal divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 6 de julho de 2025.
Diz-se "metereologia" ou "meteorologia"? A consultora Inês Gama responde a esta questão no desafio semanal divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 6 de julho de 2025.
«O uso incontestavelmente estabilizado na norma culta é o grande ponto final da mudança linguística» – defende o gramático Fernando Pestana num apontamento dedicado à regência de apaixonar-se com a preposição em, uso que se verifica informalmente no português do Brasil. Texto incluído em 29 de junho de 2025 no mural Língua e Tradição (Facebook) e aqui divulgado com a devida vénia.
Haverá alguma diferença entre meias e peúgas? A distinção pode ter menos que ver com o significado e mais com o estilo da comunicação, sugere o consultor João Nogueira da Costa.
Qual a opção correta? «Quero um bolo pelo preço "de antes" da crise.» ou «Quero um bolo pelo preço "dantes" da crise.»?
A professora Carla Marques responde a esta questão no desafio semanal divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 29/06/2025.
A professora Carla Marques esclarece, no desafio semanal, qual a função sintática do constituinte «com a tua decisão» na frase «Fiquei triste com a tua decisão» (rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 23/06/2025)
Apontamento da consultora Inês Gama sobre os sentidos e usos das palavras reticente e renitente. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 15 de junho de 2025.
O dia 1 de junho de 2025 foi com certeza assinalado no Porto por mil e um acontecimentos e incidentes, mas um deles proporcionou a ocasião para um uso que parece relativamente recente: o de uma assentada, protesto que o grupo ativista Climáximo organizou junto do Aeroporto Sá Carneiro, nos arredores da Cidade Invicta. O consultor Carlos Rocha comenta este neologismo semântico.
«Era um homem de grande simplicidade e afabilidade, e muitíssimo prestável...» – assinala o arquivista e bibliotecário Paulo J. S. Barata a respeito do linguista, escritor e crítico literário Fernando Venâncio, que faleceu em Mértola, no dia 30 de maio de 2025. Apontamento que o autor incluiu na mesma data no seu mural de Facebook e aqui disponibilizado com a devida vénia.
No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações