O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
«O quê que é que você está dizendo?»
Realce e queísmo

«[U]samos que demais quando falamos e escrevemos. Sobre isso, há até um nome para o fenômeno (que não deixa de ser um vício de linguagem): queísmo.» Este é um dos esclarecimentos que o linguista brasieiro Jefferson Evaristo dá sobre o excesso de que, induzido pela sua produtividade como marca enfática no discurso corrente, num apontamento publicado no mural Língua e Tradição, no Facebook , com a data de 29 de março de 2024.

O neologismo <i>pele-limpa</i>
Agentes secretos e anglicismos

Na época atual, caracterizada por rápidas mudanças e um clima de conflito, surge mais um neologismo que reflete uma nova preocupação no âmbito da defesa: peles-limpas. A consultora Sara Mourato explora a origem e o significado por trás dessa expressão num apontamento que realça a adaptação da linguagem às mutações da política internacional.

<i>Revoluções</i> e <i>revoltas</i>
A semântica por detrás destes termos

«Uma revolução acaba sempre por ter uma amplitude maior do que a de uma revolta, mesmo que a segunda tenha sido ponto de partida da primeira.»  sublinha a consultora Inês Gama, neste apontamento em que se analisam as subtis diferenças semânticas entre revolução e revolta.

Ámen ou amém?
Pronúncia e grafia

Qual das duas forma está correta? Amém, com m no final, ou ámen, com n no final? Esta é a questão tratada pela professora Carla Marques neste seu apontamento (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 7 de abril de 2024). 

Variação linguística e ortografia
Alguns exemplos

Tendo por base o exemplo da palavra abdome, a consultora Sara Mourato traz alguns exemplos de variação lexical, morfológica e fonética tolerados no plano normativo.

 

 

 

A palavra <i>Páscoa</i> e outros vocábulos relacionados

Neste pequeno texto, a consultora Inês Gama explora algumas das palavras mais frequentes na época festiva da Páscoa.

O neologismo <i>cosmeticorexia</i>
Um termo para a obsessão pela estética

Cosmeticorexia surge num contexto em que a preocupação com a imagem é crescente e notória, estando a atingir camadas muito jovens. Mas do que se trata, de facto, quando falamos em cosmeticorexia? Qual a origem do termo? A estas questões responde a consultora Sara Mourato, num texto onde aborda este neologismo.  

<i>Adesão</i> vs. <i>aderência</i>
Palavras com sentidos semelhantes

Neste apontamento, a consultora Inês Gama aborda as diferenças entre as palavras adesão e aderência.

(Apontamento transmitido  no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 24/03/2024)

Filocriatividade, perguntologia e a perguntóloga!...
Três neologismos propositados

O consultor do Ciberdúvidas Paulo J. S. Barata explora, neste texto, a etimologia e o significado de filocriatividade e perguntologia, além de discutir brevemente a sua plausibilidade e aplicabilidade.

As palavras e as  dúvidas linguísticas que marcaram  <br>as legislativas de 2024 em Portugal
Desfazendo algumas confusões

Uma seleção das palavras que marcaram o período de campanha para as eleições legislativas de10 de março de 2024, em Portugal, e a fase de divulgação dos resultados das votações é o tema deste texto da consultora Inês Gama, que aproveita ainda para esclarecer certas confusões que algumas delas causaram.