O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
«Ora essa!»
Integração na classe de palavras

Como se classifica a expressão «ora essa»? Esta é a pergunta que motiva o apontamento da professora Carla Marques no âmbito da Dúvida da Semana, rubrica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2, (01/12/2024). 

 

«O mesmo», uma jabuticaba só nossa
Um uso condenado no Brasil

«Parece que o estrago está feito. O estigma sobre [«o mesmo»] é tão grande e vem de todos os lados que o mesmo nem consegue mais se defender» – apontamento do gramático brasileiro Fernando Pestana sobre a censura normativa que no Brasil recai sobre o uso anafórico de «o mesmo»*, em frases como «antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo está parado neste andar». 

Texto publicado em 27 de novembro de 2024 no mural do gramático brasileiro Fernando Pestana no Facebook e aqui transcrito com a devida vénia.

N. E. – A jabuticaba ou jaboticaba é uma fruta característica do Brasil, e o seu nome é usado metaforicamente para referir alguma coisa que só existe ou acontece no referido país (cf. "Jabuticaba", Wikipédia).

 

«Dez-réis de mel coado»
Significado da expressão e dos seus constituintes

Na dúvida desta semana, a professora Carla Marques aborda o significado da expressão «Dez-réis de mel coado» (partilhado no programa Páginas de Português, da Antena 2em 24/11/2024).

O que as palavras sugerem
O estudo da estilística

«O estudo da estilística é um verdadeiro treinamento da percepção e da sensibilidade linguística. Aprendemos a olhar para os textos e a procurar neles algo que vá além da superfície.»

Considerações do tradutor e revisor brasileiror William Cruz sobre a estilística, área que tem diferentes vertentes, desde a apreciação da arte de bem escrever à identificação e interpretação da função expressiva dos usos linguísticos, passando pelo estudo sistemático dos estilos literários. Transcreve-se com a devida vénia o texto que este autor assinou em 24 de novembro de 2024 no mural Língua e Tradição, disponível no Facebook. 

 

 

O adjetivo <i>rocambolesco</i>
O caso dos adjetivos que derivam de nomes de personagens literárias

O adjetivo rocambolesco é o tema deste apontamento da consultora Inês Gama.

A locução «a par com»
Sinónima de «a par de»

O valor da locução «a par de» dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques, partilhado no programa Páginas de Português, da Antena 2 (em 17/11/2024).

Diz-se <i>imperial</i> ou <i>fino</i>?
A variação linguística na nova música de Ana Bacalhau e Cláudia Pascoal

A propósito da música "Imperial é fino", interpretada por Ana Bacalhau e Claúdia Pascoal e escrita por Capicua, a consultora Inês Gama aborda a variação linguística do português europeu, a qual gera, por vezes, uma competição linguística saudável entre alfacinhas (lisboetas) e tripeiros (portuenses).

A  sinonímia do termo <i>obsoleto</i>

A sinonímia do adjetivo obsoleto é o tema do apontamento gramatical da consultora Inês Gama (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 10/11/2024).

Da canela à canalha
Como começar a falar português nas pastelarias de Lisboa

«Tudo começou quando me mudei para Lisboa, em setembro de 2022, para fazer o doutoramento e me instalei num prédio cor-de-rosa dos anos 50 no centro de Arroios, na Almirante Reis» – conta a investigadora arménia Raya Khachatryan a respeito da sua experiência como estudante de língua portuguesa num ambiente tipicamente lisboeta, as pastelarias, entre muitos pastéis de nata.

«Inocentou-se aquele réu»
A passiva de -se

A questão de saber se a frase «Inocentou-se aquele réu» se encontra na passiva dá tema ao apontamento da professora Carla Marques (divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 3/11/2024).