No excerto textual apresentado, estabelece-se uma relação de coesão lexical por substituição entre os termos «51 cobaias humanas», «26 mulheres e 25 homens» e «cada um dos participantes».
Esta é uma relação interna ao texto, ou seja, cria-se, neste texto particular, dada a relação que os constituintes estabelecem entre si. Não se trata de uma relação de coesão referencial porque os termos nucleares de cada constituinte têm uma referência autónoma, que não depende de um termo anterior ou posterior. Pelo contrário, os termos novos vão introduzindo uma redefinição de significados que contribui para o enriquecimento da informação.
Assim, «26 mulheres e 25 homens» relaciona-se com «51 cobaias humanas» funcionando com dois merónimos que acrescentam informação quanto aos géneros dos seres humanos envolvidos na experiência.
Por sua vez, o constituinte «cada um dos participantes» relaciona-se com «51 cobaias humanas», funcionando como expressão sinónima que ativa a informação de que estas «cobaias humanas» são participantes (num estudo).
Disponha sempre!