Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Os desvios à norma culta do português o projeto da  recolha da  documentação linguística e bibliográfica da zona fronteiriça entre Espanha e Portugal são os temas em foco nos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*, da presente semana.

*  Língua de Todos, emitido na RDP África – na sexta-feira, dia 23/08, às 13h20, com repetição no dia seguinte, sábado, dia 24/08, depois do noticiário das 09h00 – e  Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia  25/08, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 01/09, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Linguista angolana, diretora executiva do IILP entre 2006 e 2010.

A linguista angola Amélia Mingas faleceu  em Luanda no dia em 12 de agosto de 2019. Professora da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto, foi diretora executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP) entre 2006 e 2010.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

O debate que, em julho de 2019, se gerou no parlamento português, em torno da aplicação do Acordo Ortográfico, e uma nova perspetiva sobre a génese e o desenvolvimento da língua portuguesa estão em foco nos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.

*   Língua de Todos, emitido na RDP África – na sexta-feira, dia 9 de agosto, depois do noticiário das 13h00, com repetição no sábado, dia 10/08 depois do noticiário das 09h00 – e Páginas de Português, transmitido na Antena 2, no domingo, 11/08, às 12h30; com repetição no sábado seguinte, dia 17/08, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

 

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Particularidades da nossa língua comum  – por exemplo, porquê Argel" e não "Alger", ou a diferença uma perífrase e uma metonímia – e a  convivência do português com as línguas nativas africanas estão em destaque na presente semana nos programas Língua de Todos e Páginas de Português, produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.

Na imagem, vista parcial de Argel (fonte: Wikipédia).

*  Emitidos, repetivamente, na RDP África – na sexta-feira, dia 2 de agosto, depois do noticiário das 13h00, com repetição no sábado, dia 3 depois do noticiário das 09h00 – e  na Antena 2, domingo, 4/08, às 12h30; com repetição no sábado seguinte, dia 10/08, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Declarações do ministro das Relações Exteriores do Brasil na XXIV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP

A importância atribuída pelo Brasil ao Acordo Ortográfico de 1990 foi reiterada pelo seu ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, na XXIV Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros dos Países de Língua Portuguesa, realizada em 19 de julho de 2019 em Mindelo – cujo comunicado final contempla também a língua portuguesa e as questões ortográficas. 

Decalarações do guineense Incanha Intumbo à Rádio Vaticano
Por Rádio Vaticano

O novo diretor executivo do IILP, Incanha Intumbo, falou à Rádio Vaticano sobre o que definiu para o seu mandato: a promoção e defesa da língua portuguesa no espaço da lusofonia, a regularização das contribuições em falta por parte dos países membros do organismo responsável da gestão comum dos oito países de língua oficial portuguesa e pelo avanço na difusão da língua em espaços onde este processo é lento, como sejam Guiné-BissauTimor Leste e Guiné Equatorial.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Uma conversa com o escritor angolano José Eduardo Agualusa sobre a língua portuguesa – como escreveu, em recente artigo, «na sua imensa riqueza [assente] nessa diversidade e na capacidade de se afeiçoar a geografias diversas» – e dois olhares distintos sobre o relatório elaborado no parlamento português sobre o impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 são os temas centrais dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa*.

*  emitidos  na RDP África – a sexta-feira, dia 26 de julho, às 13h20, com repetição no sábado, dia 27, depois do noticiário das 09h00 – e  na Antena 2, domingo, dia 28 de julho, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 3 de agosto às 15h30. Hora oficial de Portugal continental,  ficando ambos os programas disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Desenvolvimento do projeto de expansão do ensino do português no estrangeiro

Números adiantados pelo ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva no próximo ano letivo de 2019/2020 o português integrará o currículo escolar de 32 países como parte do esforço de expansão e consolidação da língua portuguesa.

Consenso impossível entre os grupos parlamentares portugueses

Comissão Parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto dAssembleia da República aprovou o relatório do grupo de trabalho constituído em 2017 para avaliar o impacto da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990, não tendo, todavia, aprovado as recomendações neste incluídas. 

Para apoio dos estudantes da licenciatura em Língua Portuguesa e Estudos Cabo-Verdianos
Por Lusa

Com parceria do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e a Universidade de Cabo Verde foi inaugurado no dia 19 de julho de 2019 o Centro de Língua Portuguesa.

A seguir a notícia completa da agência Lusa, recolhida do jornal Público.