Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
No programa Palavras Cruzadas, Antena 2, de 21 a 25 de junho

Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa, destacam-se duas dimensões do português: o seu pluricentrismo e o seu valor como língua de herança.

*  Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 23 de julho, pelas 13h20, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00. Páginas de Português vai para o ar na Antena 2, no domingo, 25 de julho pelas 12h30, com repetição no sábado seguinte, 31 de julho, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui, respetivamente.

Entre a lua, o caos e o silêncio: a flor

A antologia de poesia angolana Entre a lua, o caos e o silêncio: a flor passou a integrar a lista de obras do Plano Nacional de Leitura, em Portugal. 

Entrevista de Marcelo Rebelo Sousa à ONU News

Declarações do Presidente português ao espaço informativo da ONU, em Nova Iorque: «Hoje a língua portuguesa deve aquilo que é, larguíssimamente, ao papel fundamental dos grandes países com povos mais numerosos, mais jovens, mais virados para o futuro e ainda do que o povo português, que são aqueles que eu encontrei. Brasil, Angola, Moçambique e os outros irmãos em África, Timor-Leste mesmo, são eles que estão a liderar a língua portuguesa.»

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesaos tópicos principais são os esforços de oficialização do cabo-verdiano e a certificação de competências em língua portuguesa.

* A Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 16 de julho, pelas 13h20, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00. Páginas de Português vai para o ar na Antena 2, no domingo, 18 de julho pelas 12h30, com repetição no sábado seguinte, 24 de julho, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui, respetivamente.

ERC publica relatório sobre produção audiovisual em Portugal
Por Lusa

RTP2 voltou em 2020 a incumprir com as quotas de programas em língua portuguesa, tendo sido proposta a abertura de um processo contraordenacional contra a  televisão pública portuguesa, segundo o relatório sobre produção audiovisual da Entidade Reguladora para a Comunicação Social.

Notícia da agência Lusa em em 13 de maio de 2021.

Nova versão para todo o mundo de língua portuguesa
Por AEM Press

A Priberam lançou, em 13 de julho de 2021, o FLiP 11, décima primeira versão do pacote de ferramentas de revisão e auxílio à escrita desta empresa portuguesa, também conhecida pelo seu dicionário. Esta versão destina-se ao mundo de língua portuguesa no seu conjunto, deixando assim de haver um produto diferente para o mercado brasileiro.

A avaliação na disciplina de Português é o tema

Associação de Professores de Português (APP) realiza nos dias 9 e 10 de julho de 2021, em Chaves (auditório do Centro Cultural), o seu 14.º Encontro Nacional, subordinado ao tema  Português: avaliação na aprendizagem.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Os exames finais do ensino secundário em Portugal e os provérbios de origem africana são temas centrais nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa.

* A Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 9 de julho, pelas 13h20, com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00. Páginas de Português vai para o ar na Antena 2, no domingo, 11 de julho pelas 12h30, com repetição no sábado seguinte, 17 de julho, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando depois ambos os programas disponíveis aqui e aqui, respetivamente.

Portugal e Moçambique reforçam cooperação no setor educativo

A assinatura, em Maputo, de criação do Centro de Língua Portuguesa na Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e de um protocolo de renovação da Cátedra de Português como Língua Segunda e Estrangeira reforça a importância da cooperação entre Portugal e Moçambique no setor da educação, de acordo com o Secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Francisco André.

 

Uma reabertura muito aguardada após o incêncio de 2015

Reabertura ao público do Museu de Língua Portuguesa, em São Paulo, após o violento incêndio que sofreu em 2015.

 

Notícia da agência Lusa.