Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Numa votação promovida pela Porto Editora

As palavras saudade covid-19 e pandemia. foram as mais votadas pelos Portugueses como palavras do ano 2020 numa iniciativa da Porto Editora.

Livro em homenagem à linguista angolana, falecida em 2019

O livro, com a chancela da Mayamba Editora, tem a coautoria de familiares e amigos mais chegados da ex-diretora executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IIILP).

Jornalista português, diretor de Inovação e Novos Projetos da agência Lusa

Pedro Camacho, diretor de Informação da Lusa entre 2015 e 2018, com uma prestigiada carreira jornalística, estava à frente da Direção de Inovação e Novos Projetos da agência de notícias portuguesa. Faleceu no dia 5 .p.p, infetado com covid-19 depois de várias semanas internado no Hospital de Cascais.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Evanildo Bechara sobre os estrangeirismos na língua portuguesa, a IV Reunião Extraordinária do Conselho Científico do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) e um apontamento sobre as palavras túnel e luz são os temas principais dos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa a rádio pública portuguesa da presente semana

Língua de TodosRDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 11 de dezembro, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia 13 de dezembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 19 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Decano da literatura cabo-verdiana

O escritor Teobaldo Virgínio, autor de vasta obra poética e ficcional, inspirada em Santo Antão, sua ilha natal, morreu no dia 03/12/2020, em Boston (EUA), onde residia há várias décadas. Tinha 96 anos de idade.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, têm destaque o papel da oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), e uma evocação do ensaísta Eduardo Lourenço, falecido no dia 1 de dezembro de 2020.

Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 4 de dezembro, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia 6 de dezembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 12 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Figura maior da cultura portuguesa dos últimos 70 anos

Considerado o mais lúcido pensador do "ser português" depois de Fernando Pessoa – de cuja obra e personalidade ninguém mais e melhor escreveu em vida –, faleceu em Lisboa, neste dia, com 97 anos,  o professor, filósofo, escritor, crítico literário, ensaísta e interventor cívico Eduardo Lourenço

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas de relevo são o papel da leitura e da oralidade no ensino de Português Língua Estrangeira (PLE), e a língua no léxico da covid-19.

Língua de TodosRDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 27 de novembro, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia 29 de novembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 5 de dezembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, são temas de destaque os erros mais comuns da língua portuguesa, uma conferência organizada pela editora LIDEL, para analisar o papel da leitura no ensino de Português Língua Materna (PLE), e a proposta de tradução do anglicismo workshop.

Língua de TodosRDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 20 de novembro, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte depois do noticiário das 09h00). Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, dia 22 de novembro, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 28 de novembro, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Estratégias e recursos para a leitura, a oralidade e a escrita

Os Webinars PLE – Como abordar? decorrem em três sessões que se realizam de 19 de novembro a 11 de dezembro de 2020 com o objetivo de apresentar estratégias e atividades de leitura, oralidade e escrita no contexto do ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE). Uma iniciativa da editora LIDEL que também interessa aos docentes de Português Língua Não Materna (PLNM), Português como Língua Segunda (PL2) e Português como Língua de Herança). A participação é gratuita.