Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
No programa Palavras Cruzadas, Antena 2, de 12 a 16/04

A professora  Carla Marques é a convida de Dalila Carvalho no programa Palavras Cruzadas*, na Antena 2*, na semana de 12 a 16 de abril de 2021.

* De segunda a sexta-feira, às 09h50 e às 18h20, ficando posteriormente disponível na  RTP Play.

Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Temas centrais desta semana nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa: a criatividade linguística do escritor moçambicano Mia Couto e o estudo que, em Portugal, o Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) apresentou a respeito do impacto do confinamento e do ensino à distância nos alunos do ensino básico e secundário.

* A Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 9 de abril, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português, vai para o ar na Antena 2, no domingo, 11 de abril, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 17 de abril, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Postigo entre vários termos relacionados com o covid-19

Desde o começo de 2021, o Dicionário Priberam  já recebeu quase 600 novas palavras e registou mais de 78 milhões de pesquisas, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020. No contexto das medidas de confinamento durante a pandemia de covid-19 e aludindo às restrições sobre o acesso aos espaços comerciais, a palavra mais pesquisada tem sido postigo, ou seja, «pequena porta ou abertura destinada a atendimento ao público, geralmente para pagamentos, recebimentos, venda de bilhetes, etc.».

 

Na imagem, foto da revista Visão, em 18 de janeiro de 2021.

 

No programa Palavras Cruzadas, Antena 2, de 5 a 9 de abril

Quando a expressão «o mesmo» só atrapalha numa receita centenária, efemérides não inclusivas para as crianças de pais (ou mães) do mesmo sexo, comportamentos e atitudes homofóbicos, a (não) comunicação e as forma de agradecimento estão em foco no programa Palavras Cruzadas*, na Antena 2, *, na semana de 5 a 9 de abril.

* De segunda a sexta-feira, às 9h50 e às 18h20, ficando posteriormente disponível na  RTP Play.

Cf. E quando o “Dia do Pai” ou o “Dia da Mãe” são dias que se querem esquecer, ou que passem depressa, porque não fazem sentido?O bullying homofóbico + Comunicar não é fazer um "embrulho"  bonito

 

Figura destacada da intectualidade angolana

O escritor e académico angolano  Arlindo Barbeitos faleceu em Luanda, vítima de covid-19, no dia 31 de março de  2021.

 
Nos programas de rádio A Língua de Todos e Páginas de Português

Nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, os temas principais são a situação do português em Timor-Leste  e o grupo de discussão Entre Textos: Diálogos transatlânticos em Linguística do Texto e do Discurso, promovido mensalmente pelo  Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa.

* A Língua de Todos, na RDP África, é transmitido na sexta-feira, dia 2 de abril, pelas 13h20 (é repetido no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00). O Páginas de Português, vai para o ar na Antena 2, no domingo, 4 de abril, pelas 12h30 (com repetição no sábado seguinte, 10 de abril, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Estatutos do Homem e Faz escuro, mas eu canto são os seu poemas mais emblemáticos

O poeta brasileiro Thiago de Mello –  com obra proclamada e reconhecida internacionalmente como um símbolo de resistência – completou 95 anos no da 30 de março de 2021.

Notícia publicada no jornal Em tempo, em 30 de março de 2021, a seguir transcrita com a devida vénia.

Proposta de um grupo de economistas

Um grupo de economistas da Universidade Nova de Lisboa apresentou em 25 de março de 2021 ao Governo português um plano para “lançar a discussão” sobre os impactos da pandemia nos estudantes. Sugerem, no documento, uma estratégia de recuperação de aprendizagens para os alunos do 1.º ao 9.º ano, num conjunto de ideias plano cuja implementação custa, no mínimo, 200 milhões de euros. Notícia dos jornais Expresso Público, do dia 25 de março de 2021.

A jornalista, escritora e poetisa angolana faleceu em Luanda

A jornalista, escritora e poetisa angolana Maria Alexandre Dáskalos faleceu em Luanda, no dia 20 de março de 2021.