Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
FCSH da Universidade Nova de Lisboa

Dia 26 de junho, na  Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa [17h30, Sala 0.05 (B1)], encontro organizado pelas professoras Leonor Santa Bárbara, Maria do Rosário Laureano Santos e Susana Marta Pereira, com os propósitos a seguir enunciados pelas próprias.

Que avaliação se pode fazer à consagração de um dia – no caso, o dia 5 de maio, assim instituída pela CPLP – para a celebração da língua portuguesa? Neste trabalho publicado no "Jornal de Notícias", dá-se conta do que falta (ainda), e muito: uma política concertada da língua, em Portugal como nos demais países lusófonos.

 

Morreu no domingo, 1 de março, em sua casa, em Lisboa, o poeta, escritor e jurista Amadeu Ferreira, que há mais de um ano e meio batalhava com um cancro no cérebro. Cumprindo-se a sua vontade, o corpo será cremado. Não haverá cerimónias fúnebres.

Já disponível a plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa

Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), instituição responsável pela política linguística dos países da CPLP, promoveu neste dia, em Lisboa, o lançamento público do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa ...

Os números exatos podem variar, mas a verdade é que, pelo seu peso demográfico, o português é contemporaneamente uma das grandes línguas globais, razão por que é sempre mencionado entre as dez mais faladas no mundo. Tem estatuto de língua materna e/ou oficial em oito países – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor-Leste e São Tomé e Príncipe –, dispersos por quat...

A maioridade em crise de financiamento

Quando surgiu, há precisamente 18 anos, não havia nenhum projeto semelhante em todo o espaço da lusofonia: um sítio na Internet para responder a dúvidas e discutir temas relacionados com a língua portuguesa, de forma gratuita e sem fins lucrativos.

Fusão ILTEC e Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada com nota máxima

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) anunciou os resultados da segunda fase do muito contestado processo de avaliação das unidades de investigação e desenvolvimento (I&D) do sistema científico e tecnológico português. A avaliação foi levada a cabo por painéis de cientistas da Fundação Europeia para a Ciência, dela dependendo o financiamento público (e, em muitos casos, a continuidade) dos centros de investigação agora avaliados.

O Ciberdúvidas passou a funcionar em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Lisboa – que, deste modo e graças ao empenho pessoal do seu diretor do pelouro da Cultura, Manuel Veiga, pôde resolver o problema resultante da desocupação do espaço onde se encontrava anteriormente alojado. A nova morada em Lisboa e os contactos atualizados aqui.

A Plataforma do Letramento, entidade promotora da reflexão, formação, disseminação e produção de conhecimento sobre a literacia no Brasil, organiza a campanha Oralidade: variações e sotaques, destinada ao mapeamento da diversidade de sotaques nos diferentes países de língua portuguesa. Trata-se de um projeto colaborativo, em que se pede aos participantes o vídeo de uma história engraçada com a duração máxima de 5 minutos.

Para registos sonoros do português de Portugal, consultar:

As Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa – em associação com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), a Fundação Oriente, a Universidade do Algarve, a Câmara Municipal de Almada e o Centro de Formação de Escolas do Concelho de Almada – AlmadaForma – promove em outubro de 2014 um conjunto de iniciativas com a finalidade de celebrar os 400 anos da publicação de Peregrinação de Fernão Mendes Pinto.

Estão calendarizados os seguintes eventos: