Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Jornalista português especialmente atento ao mau uso da língua na imprensa

José Queirós foi, entre outras funções, Provedor do Leitor do jornal Público – função em que deu especial atenção ao bom uso da língua na imprensa portuguesa e, em particular, agiu sobre os erros e desleixos cometidos na escrita jornalística.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A necessidade de os professores do ensino básico aprofundarem o conhecimento da gramática e o desenvolvimento das competências de escrita na escola são os temas centrais nos programas* que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, na presente semana.

* Língua de TodosRDP África, sexta-feira, 15 de fevereiro, 13h15, com repetição no sábado, dia 16 de fevereiro, depois do noticiário das 9h00. Páginas de PortuguêsAntena 2, 17 de fevereiro, 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 23 de fevereiro, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programa disponíveis posteriormente, aqui e aqui.

Uma palestra de Marco Neves, autor do blogue Certas Palavras

Numa perspetiva de formação ao longo da vida, a Universidade Sénior de Almada convidou em 11/02/2019 o professor universitário e tradutor Marco Neves, para falar do seu mais recente livro, Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português (ver Montra de Livros).

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Uma tese recentemente defendida em Lisboa, sobre os empréstimos provenientes das línguas do grupo banto, e um projeto-piloto de inclusão do português na oferta da Escola Internacional das Nações Unidas são os temas em destaque nos programas* que o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa, na presente semana.

Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 8/02/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 9/02, depois do noticiário das 9h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 10/02/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia  16/02/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.

Em homenagem à admirável diversidade cultural e linguística do país

Constantino Xavier, de origem goesa, recebeu da ministra dos Negócios Estrangeiros indiana uma distinção dada a antigos bolseiros de excelência. No discurso de aceitação – como regista o Diário de Notícias de 30/01/2019 . 

Falou um pouco em português, «uma das línguas da Índia», e relembrou cinco séculos de relações bilaterais e ainda o caso de sucesso que é  o primeiro-ministro português António Costa, filho de pai goês.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A responsável pelos cursos livres de escrita criativa da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e o novo secretário-executivo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) são os convidados dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana.

Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 1/02/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 2/02, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 3/02/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia  9/02/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

autor do recém-publicado Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português e o novo diretor executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) são os convidados dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana.

Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 25/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 26/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 271/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia  2/02/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.

Decreto presidencial torna norma obrigatória a ordenação seguida em Portugal e na generalidade dos países europeus

Publicado no Diário da República de Angola, o Decreto Legislativo Presidencial 1/19 de 18 janeiro torna a obrigatória a utilização da Escala Longa na escrita e na leitura dos grandes números, com vista a proporcionar «[...] todas as vantagens inerentes à certeza da contabilidade do País e, consecutivamente, a uma melhor compreensão dos números da economia nacional», salienta-se no preâmbulo desta disposição do presidente angolano que, assim, põe Angola a alinhar com a ordenação seguida em Portugal e na generalidade dos países europeus, ao contrário da do Brasil, EUA e noutros países não-europeus. Ver aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Os programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana, centram-se nos projetos de Icanha Itunga, o novo diretor executivo do Instituo Internacional da Língua Portuguesa, e num trabalho de investigação sobre os empréstimos bantos no português de Luanda.

 * Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 18/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 19/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 20/1/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 26/01/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.

 

 

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A atividade da Universidade Pedagógica da Beira (Moçambique) e o novo livro do professor universitário e tradutor Marco Neves sobre pseudoerros de português são os temas principais dos programas* produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa, da presente semana.

Língua de Todos, emitido na RDP África, na sexta-feira, 11/1/2019, às 13h15, com repetição no sábado, dia 12/1, depois do noticiário das 09h00 + Páginas de Português, na Antena 2, do dia 13/1/2019, às 12h30, com repetição no sábado seguinte, dia 19/01/2019, pelas 15h30. Hora oficial de Portugal continental – ficando ambos o programas disponíveis depois aqui e aqui, respetivamente.