Notícias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

O ensino do Português Língua Não Materna em Portugal e a obra Norma Culta Brasileira – desatando alguns nós, do professor e linguista brasileiro Carlos Faraco são temas em destaque nos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

* O programa Língua de Todos vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 10 de julho, pelas 13h20 (é repetido no sábado, 11/07 , depois do noticiário das 09h00). O  Páginas de Português é transmitido na Antena 2, no domingo, dia 12 de julho, pelas 12h30 (com repetição no sábado, 18/07, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Uma iniciativa da Universidade de Genebra em parceria com a Universidade de Zurique

Língua-lugar é o título de uma nova publicação em língua portuguesa na Suíca. A revista, em formato digital, foi lançada em 2 de julho de 2020 numa sessão em linha e é resultado da iniciativa  do Centro de Estudos Lusófonos da Universidade de Genebra (CELUG) em parceria com o Seminário Neolatino da Universidade de Zurique.

Criada linha de apoio à tradução e edição de obras literárias nos mercados estrangeiros

Até dia 17 de agosto de 2020 o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua I. P. e a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas aceitam candidaturas para a publicação de obras da língua portuguesa, escritas por autores portugueses, dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de Timor-Leste que se destinem aos mercados e públicos no estrangeiro.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

A rede de Ensino do Português no Estrangeiro (EPE) e um curso de língua não materna promovido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua são os temas principais dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

* O programa Língua de Todos vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 3 de julho, pelas 13h20 (é repetido no sábado, 4/07 , depois do noticiário das 09h00). O  Páginas de Português é transmitido na Antena 2, no domingo, dia 5 de julho, pelas 12h30 (com repetição no sábado, 11/07, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Preparação para os exames do CAPLE e aulas de Português Língua Segunda, Língua de Herança ou Língua Académica

Estão abertas as inscrições nos cursos da Ciberescola da Língua Portuguesa.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

O impacto do discurso literário do Padre António Vieira e um guia do Camões I. P. para a rede de Ensino do Português no estrangeiro são os temas principais dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

* O programa Língua de Todos vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 27 de junho, pelas 13h20 (é repetido no sábado, 28/06 , depois do noticiário das 09h00). O  Páginas de Português é transmitido na Antena 2, no domingo, dia 28 de junho, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 4 de julho, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

As palavras que configuram o discurso racista e o legado do diplomata Aristides Sousa Mendes, do padre  António Vieira e do poeta Luís de Camões são os temas centrais dos programas que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa.

* O programa Língua de Todos vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 19 de junho, pelas 13h20 (é repetido no sábado, 20/06 , depois do noticiário das 09h00).  Páginas de Português é transmitido na Antena 2, no domingo, dia 21 de junho, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 27 de junho, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.

'“SER consciência 30/1000 por 1 VIDA” evoca o «ato de consciência» que salvou 30 mil perseguidos pelo nazismo

Em 1940, já desencadeada a II Guerra Mundial, o cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes (1885-1954), desobedecia ao governo português  de então e emitia vistos para cerca de 30 000 refugiados, entre os quais s10 000 judeus. Passados 80 anos,   SER Consciência 30/1000 por 1 VIDA  assinala  o «ato de consciência» do diplomata português com uma exposição virtual de trabalhos artísticos e literários, um desafio a ter lugar em linha, entre 17 e 19 de junho de 2020.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Três cursos de verão promovidos este ano em Lisboa e as marcas do racismo no léxico do português em foco nos programas* que a Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa produz para a rádio pública portuguesa. 
 
* O programa Língua de Todos vai para  o ar na RDP África, na sexta-feira, dia 12 de junho, pelas 13h20 (é repetido no sábado, 13/06 , depois do noticiário das 09h00).  Páginas de Português é transmitido na Antena 2, no domingo, dia 14 de junho, pelas 12h30 (com repetição no sábado, dia 20 de junho, às 15h30). Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui, respetivamente.