Início Atualidades Notícias
Informação atualizada sobre todos os temas relativos à língua portuguesa.
Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

 Os principais dialetos do português europeu e a obra de José Saramago como terapia da ansiedade são os temas s temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para rádio pública portuguesa: Língua de Todos (sexta-feira, dia 21 de julho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 22 de julho, depois do noticiário das 09h00*), e Páginas de Português (domingo, dia 23 de julho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 29 de julho, às 15h30).

 

 * Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

A evolução da língua portuguesa em Moçambique desde a sua independência política e o tronco comum, dando origem à variante do atual português europeu e do galego são os temas dos programas produzidos pelo Ciberdúvidas para rádio pública portuguesa, Língua de Todos (sexta-feira, dia 21 de julho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 22 de julho, depois do noticiário das 09h00*), e Páginas de Português (domingo, dia 23 de julho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 29 de julho, às 15h30).

 * Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português

Os crioulos de base portuguesa e o projeto Romanceiro.pt. são os temas em foco nos programas Língua de Todos (sexta-feira, dia 14 de julho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 15 de julho, depois do noticiário das 09h00*), e Páginas de Português  (domingo, dia 17 de julho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 23 de julho, às 15h30).

Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.

Nos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

A língua portuguesa em Cabo Verde 42 anos depois da sua independência e os trabalhos à volta dos critérios e da metodologia para a elaboração de uma base com as terminologias científicas e técnicas comuns dos países da CPLP: temas dos programas Língua de Todos de sexta-feira, dia 7 de julho, na RDP África, e Páginas de Português, no domingo, dia 9 de julho, na Antena 2, respetivamente. Neste último programa, fala-se ainda do projeto da Rede Europeia de Lexicografia e as formas do uso de dicionários em Portugal.

Com 2600 exercícios, jogos interativos e 72 provas de avaliação

Trata-se da mais recente e singular plataforma de estudo via Internet: uma extensa base de dados (2600 exercícios de Português e Matemática), mais uma área de jogo (com avatares, desafios, duelos, etc.) e, ainda, uma secção de avaliação com 72 provas com correção humana.

3.ª-feira, dia 6 de junho, na RTP 1, 21h00*

Programa número 11 da nona série do magazine Cuidado com a Língua!, com os estivadores.

 

* Hora oficial de Portugal Continental, com repetição nos canais internacionais da RTP (ver aqui), ficando também disponível na sua página oficial. Outras informações, aqui.

CiberEstudo já disponível com mais de 2600 exercícios,
explicações e jogos interativos de Português e de Matemática
Por Informa+/Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Sob a iniciativa da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, a colaboração da Associação de Professores de Matemática e a graças ao patrocícínio mecenátivo da Fundação Vodafone, ficou já disponível  uma nova plataforma que serve de complemento de estudo para as disciplinas de Português e matemática, dirigida, numa primeira fase, a alunos dos 4.º, 6.º e 9.º anos da escolaridade em Portugal.

CiberEstudo assim se designa esta nova plataforma.

3.ª-feira, dia 30 de maio, na RTP 1, 21h00*
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

Programa número 10 da nona série do magazine Cuidado com a Língua!, com a ilha de Porto Santo como cenário natural.

 

* Hora oficial de Portugal Continental, com repetição nos canais internacionais da RTP (ver aqui), ficando também disponível na sua página oficial. Outras informações, aqui.

Realizada na cidade da Praia (Cabo Verde), nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017

Comunicado da XII Reunião Ordinária do Conselho Científico (CC) do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP), realizada na cidade da Praia, em Cabo Verde, nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2017 – coincidente com o lançamento oficial do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa, cuja 1.ª versão ficou desde então disponível na respetiva plataforma. Participaram nestes trabalhos os representantes das Comissões Nacionais (CN) do Brasil, de Cabo Verde, de Moçambique, de Portugal, de São Tomé e Príncipe e de Timor-Leste. A CN de Angola fez-se representar pela sua missão diplomática na cidade da Praia, tendo participado apenas no primeiro dia. A Guiné-Bissau e a Guiné Equatorial não responderam à convocatória do Presidente do CC e não se fizeram representar, uma vez mais.

73 mil topónimos entre 310 mil palavras comuns
Por Lusa

O Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa encontra-se já oficialmente disponível na plataforma do IILP – mas ainda não integrando os vocabulários nacionais de Angola, Guiné-Bissau e de São Tomé e Príncipe (estes por razões diferentes entre si), além do caso “sui generis” da Guiné Equatorial, Estado-membro também da CPLP desde 2014. Trata-se, pois, de um «projeto aberto, dem que a qualquer momento poderão serão introduzidas novas palavras, incluindo dos três países [lusófonos] em falta e com cada país a desenvolver ou atualizar o seu vocabulário».