Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
Três ilusões e a origem do nome da Lua
A Lua engana-nos — e tem uma cicatriz no nome

Da origem da palavra lua às designações que recebem em diferentes línguas, sem esquecer a sua forma. Este é o mote que dá o ponto de partida para a crónica* de Marco Neves, divulgada no blogue do autor (Certas Palavras).

 *O autor escreve segundo a norma de 1945.

Quem deu o nome ao português?

Apontamento do professor universitário, escritor tradutor Marco Nevestranscrito, com devida vénia na página do Facebook Língua e Tradição, com a data de 31 de agosto de 2021. Manteve-se a norma ortográfica de 1945 do original.

 

 

A língua portuguesa está em decadência?
A ideia de o português andar pior do que nunca

«A ideia da decadência linguística é simples: estamos a falar pior, a comer letras, a usar menos palavras, a reduzir a complexidade... É uma ideia baseada nas impressões individuais e no ouvir dizer. Ouvimos tanta gente dizer tal coisa que só pode ser verdade. Mais: ouvimos tanta gente a falar mal!» A partir desta premissa, o professor universitário e tradutor Marco Neves,  em crónica incluída no portal SAPO24 em 11 de julho de 2021, desmonta a ideia do que será uma língua em decadência, mostrando que tal não acontece com a língua portuguesa. 

<i>História do Português desde o Big Bang</i>
Por Marco Neves

História do Português desde o Big Bang conta a história da língua integrada na história da linguagem humana.  Ao longo de 12 capítulos interliga as novidades do conhecimento linguístico com as descobertas da biologia e da física.

Com esta sua nova obra, Marco Neves propõe-se, sobretudo, a prestar uma homenagem à curiosidade, «a essa vontade de saber mais que carateriza o ser humano».

À pegunta, comum a qualquer pessoa menos informada no tema,«Quando foram inventadas as palavras?», escreve: «Os linguistas inclinam-se para aceitar que, há 40 000 anos, já todos os seres humanos falavam línguas com caraterísticas semelhantes às nossas. No entanto, há indícios de que já teríamos linguagem humana muito tempo antes, desde o tempo do Homo Erectus, que surgiu há 2 000 000 de anos.»

E muitas outras curiosidades. Por exemplo: porque não falamos todos a mesma língua, ou porque todos os falantes são diferentes, ou, ainda porque mudam as palavras de sentido. E, entre «as mais de 7000 línguas espalhadas no mundo», leva-nos por uma «viagem até 33 delas − do castelhano ao basco e ao catalão, passando pelo occitano, o francês, o inglês, o

Qual é a origem da palavra <i>café</i>?
A bebida que foi própria de místicos

«Ao acordar com uma forte vontade de beber café, lembrei-me de ir pesquisar a origem da palavra. Foi uma viagem e tanto.»

Crónica do tradutor e professor universitário Marco Neves incluída no portal SAPO24 e no blogue Certas Palavras em 28 de fevereiro de 2021. Mantém-se a ortografia de 1945, que é a seguida no original.