Marco Neves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pelo autor
<i>História do Português desde o Big Bang</i>
Por Marco Neves

História do Português desde o Big Bang conta a história da língua integrada na história da linguagem humana.  Ao longo de 12 capítulos interliga as novidades do conhecimento linguístico com as descobertas da biologia e da física.

Com esta sua nova obra, Marco Neves propõe-se, sobretudo, a prestar uma homenagem à curiosidade, «a essa vontade de saber mais que carateriza o ser humano».

À pegunta, comum a qualquer pessoa menos informada no tema,«Quando foram inventadas as palavras?», escreve: «Os linguistas inclinam-se para aceitar que, há 40 000 anos, já todos os seres humanos falavam línguas com caraterísticas semelhantes às nossas. No entanto, há indícios de que já teríamos linguagem humana muito tempo antes, desde o tempo do Homo Erectus, que surgiu há 2 000 000 de anos.»

E muitas outras curiosidades. Por exemplo: porque não falamos todos a mesma língua, ou porque todos os falantes são diferentes, ou, ainda porque mudam as palavras de sentido. E, entre «as mais de 7000 línguas espalhadas no mundo», leva-nos por uma «viagem até 33 delas − do castelhano ao basco e ao catalão, passando pelo occitano, o francês, o inglês, o

Qual é a origem da palavra <i>café</i>?
A bebida que foi própria de místicos

«Ao acordar com uma forte vontade de beber café, lembrei-me de ir pesquisar a origem da palavra. Foi uma viagem e tanto.»

Crónica do tradutor e professor universitário Marco Neves incluída no portal SAPO24 e no blogue Certas Palavras em 28 de fevereiro de 2021. Mantém-se a ortografia de 1945, que é a seguida no original.

Qual é a origem dos parabéns?
A história de um empréstimo

«A palavra é tão feliz que nunca a usamos no singular! Se alguém se atrever a desejar «parabém!», é capaz de encontrar uma careta de estranheza... Porquê este plural? E qual será a origem da palavra, que usamos nós e todos os que falam português (e galego, já agora)?» São questões a que o professor e tradutor Marco Neves dá resposta, em artigo publicado no portal no SAPO 24 e no blogue Certas Palavras em 14 de março de 2021. 

Viagem ao extraordinário mundo das línguas
Factos de 34 idiomas

«Fechado em casa, apetece-me fazer uma viagem pelo mundo das línguas. Vou escrever um facto sobre uma língua de cada vez. A língua seguinte terá de estar ligada à anterior pela geografia ou de outra maneira. No fim, regresso ao nosso país.» Marco Neves faz uma viagem à volta de curiosidades em diferentes línguas.

Texto publicado no blogue Certas Palavras em 24 de janeiro de 2021 (mantém-se a ortografia seguida pelo autor).

Quem foi o primeiro presidente de um país?
Um título inventado nos EUA

«George Washington foi não só o primeiro presidente dos EUA, mas também o primeiro presidente de um país. Já havia repúblicas, mas nenhuma usava esse título em particular.» Crónica do professor universitário e tradutor Marco Neves, sobre a história da palavra presidente, a propósito de dois acontecimentos políticos do começo de 2021: a tomada de posse do novo presidente dos EUA, em 20 de janeiro; e a eleição do novo presidente da República Portuguesa, em 24 do mesmo mês.

Artigo do autor publicado no SAPO 24 e no blogue Certas Palavras em 17 de janeiro de 2021. Manteve-se a opção do autor, que segue a norma ortográfica de 1945.