A palavra calças1 tem forma plural2, mesmo quando falamos de um elemento singular. Isto prende-se com o facto de se falar de uma peça de vestuário que abriga duas pernas, a que corresponde, portanto, o plural. À semelhança desta situação, temos óculos, nome sempre plural, mesmo que falemos de um só objeto.
Ora, quando queremos referir-nos a esta peça de vestuário, mesmo que seja um único objeto, temos duas opções: calças ou par de calças. A questão da consulente prende-se com a ambiguidade desta denominação: por par entendemos geralmente dois objetos, em vez de só um. Acontece que, mesmo redundante, par de calças é sinónimo de calças, ou seja, agrega-se o substantivo par a um tipo de nomes que denota coisas com formato duplo, sem isso querer indicar duas unidades desse objeto. Assim, quantificando a palavra par, verifica-se que «um par de calças» corresponde a uma unidade da peça de vestuário chamada calças, tal como «um par de óculos» equivale a um único objeto designado por óculos.
1 Observe-se que, relativamente à etimologia do substantivo calças, chegou ela até nós através do «latim vulgar calcea, derivado de calcĕus,i “calçado, sapato”. Antes significava “meia”, pois os romanos, que não usavam nem meias nem calças, aprenderam com os germanos, que habitavam um clima frio, o uso dessas peças de vestuário e as designaram com a palavra usada para sapato; com o passar dos tempos, as calças foram encompridando até cobrir o corpo, dos pés à cintura; no século XVI, as calças se dividiram em duas partes: a que cobria a barriga e as coxas manteve o mesmo nome (calças ou calça) e a que cobria as pernas e o pé ficou sendo chamada de “meia calça”, depois “meia”, com a elipse de “calça”» (Dicionário Houaiss).
2 Os dicionários já registam a forma calça como sinónimo de calças. Esta forma é mais usada no Brasil, segundo o Dicionário Houaiss, e, na perspetiva deste uso brasileiro, a situação poderá ser diferente: com efeito, se o substantivo par aparece associado a nomes plurais quando se pretende referir dois ou mais objetos, então par de calças corresponderá a dois objetos («duas calças»), e calça a só um.
[N. E. (14/02/2020) – O uso de calça com a mesma denotação que calças é descrito como muito frequente no Brasil por Maria Helena de Moura Neves em Guia de Uso do Português (São Paulo, Editora UNESP. 2003, s. v. calças, calça). Note-se, porém, que a possibilidade referida na nota 2 é mera conjetura, que não sugere Moura Neves nem dicionários elaborados no Brasil – por exemplo, o Dicionário Houaiss ou dicionário Michaelis. Também não se verifica no textos brasileiros do Corpus do Português, de Mark Davies.]