1. Tem início a 17 de junho a época de exames nacionais em Portugal, os quais têm a dupla função de permitir a conclusão do ensino secundário e de servir como provas específicas para o acesso ao ensino superior. Entre os exames a realizar, destaca-se a prova de Português, que avalia as aprendizagens desenvolvidas ao longo de um ciclo de estudos de três anos e que este ano será realizada por mais de 80 000 alunos, um pouco por todo o país. Este é também o momento de pensar nas dificuldades que os alunos têm evidenciado nestas provas. Em reportagem, o jornal Público aponta problemas ao nível dos processos mais complexos de compreensão dos textos e igualmente no plano linguístico. Neste âmbito, algumas áreas críticas da expressão escrita dos alunos estão relacionadas com o domínio ortográfico, a pontuação, questões de concordância e também a utilização dos pronomes átonos lhe/lhes ou da forma contraída lhos, tal como relata uma professora entrevistada pelo jornal. Estas e outras questões são igualmente abordadas pela consultora Inês Gama, num apontamento reflexivo sobre os exames, suas implicações e dificuldades manifestadas pelos alunos avaliados. A questão da realização dos exames tem também desencadeado a problemática em torno do papel da inteligência artificial (IA) no estudo efetuado pelos alunos e, um pouco por todo o mundo, levanta questões relacionadas com a justiça da avaliação desenvolvida em diferentes planos e ciclos de estudo. As dúvidas relacionadas com potenciais atos desonestos levaram países como a China a desativar as funcionalidades da IA durante o horário do gaokao, o grande exame de acesso à universidade no país. Vem igualmente a público a situação do Reino Unido, onde se assinalam perto de 7500 casos comprovados de alunos que recorreram à IA para realizar testes e trabalhos académicos.
No acervo do Ciberdúvidas, poderá consultar algumas respostas do Consultório e textos relacionados com a temática dos exames: «Teste, exame e prova», «A expressão «passar no exame»», «Avaliação / verificação», «Um guia para os exames nacionais», «O que se escreve e como se escreve nos exames nacionais de português» e «Ainda os exames de Português: o analfabetismo funcional».
2. No texto original de Os Lusíadas, de Luís de Camões, lê-se na proposição ««entre gente remota edificarão….que tanto sublimarão». Estas formas verbais estão hoje fixadas como edificaram e sublimaram, ou seja, no pretérito perfeito do indicativo. Todavia, não teria o poeta a intenção de usar o futuro do indicativo? A resposta a esta dúvida abre a atualização do Consultório. No português do Brasil regista-se o curioso uso de diminutivo associado à forma verbal, como se observa em «Vá ao quarto correndinho buscar meu telefone». Este fenómeno é explicado nesta resposta, à qual se juntam outras quatro novas respostas relacionadas com os seguintes aspetos: uma oração subordinada substantiva completiva com função de predicativo do sujeito; a classe gramatical de «à luz de»; o uso de horrores como advérbio e a expressão «senso comum».
3. Qual a diferença entre os adjetivos renitente e reticente? Poderão os adjetivos ser usados como equivalentes em determinados contextos? A consultora Inês Gama aborda esta questão na rubrica Desafio semanal, em colaboração com o programa de rádio Páginas de Português, da Antena 2 (apontamento difundido a 15 de junho) e divulgado no mural de Facebook do Ciberdúvidas.
4. No Pelourinho, assinalam-se três usos incorretos da língua, identificados na comunicação social. São eles "sózinho", "amenidades" e "cidade-berço". O coordenador executivo do Ciberdúvidas Carlos Rocha analisa, neste apontamento, os problemas de língua aqui envolvidos e propõe formas de os resolver.
5. Entre os eventos de interesse, destacamos o webinar "Verso e Reverso: Releitura e reinvenção a partir da obra de Luís de Camões", promovido a partir de uma parceria entre o Museu Virtual da Lusofonia (Universidade do Minho) e o CICANT (Universidade Lusófona), a realizar no dia 18 de junho, pelas 17h, e que poderá ser acompanhado à distância na plataforma Zoom pelo link (mais informações aqui).