Germano Almeida - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Germano Almeida
Germano Almeida
1K

Germano Almeida (Boa Vista, 1945) é um escritor cabo-verdiano, formado em Direito, em Lisboa. Nas suas obras, recorre ao humor e à sátira para denunciar a hipocrisia na sociedade cabo-verdiana. Das suas obras, destacam-se: O Meu Poeta (1989), As Memórias de um Espírito (2001), Eva (2006) e O Fiel Defunto (2018). Prémio Camões 2018.

 
Textos publicados pelo autor
Imagem de destaque do artigo

«Gosto desta língua que me permitiu ler no original as deliciosas prosas de Eça de Queirós ou Jorge Amado, entender e apreciar o "vem cá!" e nunca me impediu de sentir e afirmar a minha identidade de homem cabo-verdiano».

[Texto escrito especialmente para o Ciberdúvidas, na sequência dos contributos do angolano Pepetela, do guineense Carlos Lopes e do moçambicano Mia Couto.]