1. O dia 1 de outubro corresponde em Portugal, e no contexto da evolução da pandemia, à passagem para o estado de alerta. Entra-se, desta forma, na fase três do plano definido pelo Governo, o que implica um aligeirar de medidas de restrição, como, por exemplo, o limite máximo de pessoas no interior de restaurantes, cafés e padarias e também em espetáculos culturais. Neste contexto, a rubrica A covid-19 na língua regista quatro novas entradas: Amamentação, «Regresso ao escritório», «Situação de alerta» e «Vacina cubana».
Neste dia assinala-se também o Dia Mundial da Música, uma data instituída em 1975 pelo International Music Council (uma instituição da UNESCO) e o Dia Nacional da Água. Esta é uma excelente oportunidade para reler algumas respostas e textos relacionados com amos os temas no arquivo do Ciberdúvidas. Por exemplo: «Música», «O feminino de músico» e «Banda de música», «As sílabas de água», «Qual a origem da palavra água?», «À tona de/da água» e «A diferença entre água e águas».
2. Ao Ciberdúvidas chegam com frequência questões que se orientam no sentido de procurar determinar se certa palavra ou construção está correta. Desta feita, a dúvida recai sobre o pretenso verbo "eremitar" e também sobre a construção «fazer grávida», inexistente em português. Entre as novas respostas, destaque para a colocação da vírgula antes da conjunção enquanto, a construção do verbo esperar com oração completiva e a grafia do nome cinza-rato. Apresentamos ainda uma explicação relacionada com a etimologia do nome mamãe e um esclarecimento relativo à classe de palavras dos nomes clero, nobreza e povo.
3. Na rubrica Montra de Livros, apresentamos a obra coordenada por Laura Álvares López, Perpétua Gonçalves e Juanito Ornelas de Avelar, intitulada The Portuguese Language Continuum in Africa and Brazil. Trata-se de uma publicação de 2018, que a John Benjamins Publishing Company coloca agora em acesso livre. Uma obra fundamental para o conhecimento de diferentes aspetos de natureza linguística relacionados com as variedades não europeias do português.
4. Os resultados das eleições autárquicas 2021 em Portugal desencadearam muitos comentários orais e escritos. Neste quadro, na imprensa escrita, é comum identificar o uso de maiúsculas depois de números. A professora Lúcia Vaz Pedro aponta a incorreção neste apontamento e recorda algumas regras de uso de maiúsculas e minúsculas.
5. Com a devida vénia aos seus autores e publicações envolvidas, transcrevemos três textos nas rubricas Notícias, O Nosso Idioma e Lusofonias:
♦ Uma noticia sobre o que defende vice-Presidente angolano Bornito de Sousa para a grafia unificada da toponímia do seu país, uma posição reafirmada já quando ele exercia o cargo de ministro Administração do Território no Governo do então Presidente José Eduardo dos Santos.
♦ Um artigo do escritor e jornalista angolano João Melo dedicado ao conceito de lusofonia em contraste com a realidade dos povos de língua língua portuguesa.
♦ Um texto dedicado aos usos de verbos como haver, faltar ou tratar-se, da autoria da professora portuguesa Cristina Fontes.
♦ Uma reflexão do historiador e crítico de arte angolano Adriano Mixinge, onde se aborda a importância da leitura e da escrita, em particular entre crianças e adolescentes.
6. Nos programas que a rádio pública portuguesa dedica a questões relacionadas com a língua portuguesa, destaque para:
— Língua de Todos, na RDP África, que tem esta semana como convidada a linguista moçambicana Maria Perpétua Gonçalves, professora de Linguística da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo, numa conversa em torno da obra O Continuum de Língua Portuguesa na África e no Brasil, que apresentamos na Montra de Livros (sexta-feira, 1 de outubro de 2021, pelas 13h20*; com repetição no dia seguinte, após o noticiário das 9h00*).
— Páginas de Português, na Antena 2, que ouviu a professora Ana Paula Laborinho sobre o Ateliê Poético para a Interculturalidade, que terá lugar em outubro, em Lisboa, no âmbito da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI); conta ainda com a crónica da professora Carla Marques sobre o verbo fazer (domingo, 3 de outubro de 2021, pelas 12h30*, com repetição no sábado seguinte, 8 de outubro de 2021, às 15h30*).
— Palavras Cruzadas, também na Antena 2, com o tema do Protocolo Cerimonial e Digital (de segunda,dia 4, a sexta-feira, dia 8/10, às 09h50 e às 18h20*)
* Hora de Portugal continental.
Nota: Informamos os nossos consulentes que, a partir do mês de outubro, o Ciberdúvidas passará a contar com três aberturas semanais, respetivamente à segunda, quarta e sexta-feira.
1. No passado dia 26 de setembro assinalou-se o Dia Europeu das Línguas, pretexto para uma crónica do professor e tradutor português Marco Neves sobre a origem da linguagem humana, no portal SAPO. Ainda sobre a edição fac-similada da Grammatica da Lingoagem Portuguesa de Fernão de Oliveira (vide a sua recensão na rubrica Montra de Livros), deixamos transcrito, na rubrica O Nosso Idioma, o artigo* da professora universitária Clara Barros sobre o que é considerado tratar-se a «primeira anotação da língua portuguesa». Destaque-se, ainda, a mais recente atualização do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras: mil novas entradas – entre as quais, avultam os termos biopsiar, ciberataque, covid-19 (com minúscula inicial), docussérie, feminicídio, gentrificação, gerontofobia, homoparental, infodemia, judicialização, ladar, necropolíltica, negacionismo, telemedicina e teleinterconsulta, por exemplo. Ou estrangeirismos como botox, bullying, compliance, coworking, crossfit, home office e lockdown. Disponíveis na sua versão digital.
*in jornal Público do dia 23 de setembro de 2021.
Pode fazer uma busca das palavras no VOLP, aqui.
2. Na rubrica Ensino, propõe-se a leitura das considerações de João Costa, atual secretário Adjunto e da Educação em Portugal, numa entrevista intitulada "Gramática formal e ensino". João Costa, enquanto linguista, salienta o valor e a importância da formação linguística adequada no ensino da língua materna, cujo trabalho é também o de capacitação para literacias múltiplas e potenciadoras de um respeito pelos direitos humanos, pela diversidade linguística e cultural, com fomento de capacidade analítica e crítica sobre o que se lê e ouve.
3. O Consultório continua a dar respostas às múltiplas perguntas que nos fazem chegar. Assim, na área dos estrangeirismos, temos o anglicismo jeans, geralmente classificado como nome dos dois géneros (masculino e feminino) nos registos dicionarísticos. Outros tópicos abordados são o aportuguesamento da palavra bruschetta para brusqueta, ou ainda a forma micro-front-end, que deve escrever-se com hífen. O gentílico referente ao topónimo Meãs talvez mais seguro se associado a uma perífrase, como «os naturais de Meãs», «os moradores de Meãs». O verbo coartar com o sentido de «limitar, restringir», sem relação com coercivo, coercitivo e coerção, palavras semanticamente relacionáveis com o verbo coagir, que significa «obrigar alguém a fazer alguma coisa; forçar». A obrigatoriedade da ênclise (colocação do pronome átono após o verbo), quando o infinitivo vem regido da preposição a. O caso das frases com a preposição + pronome relativo («em que»). Por último, temos o valor aumentativo ou diminutivo do sufixo -oco ou -oca em palavras como dorminhoco, pernoca, passaroco, beijoca, além de um comentário sobre um caso de duas variantes corretas quanto à sua acentuação: clítoris e clitóris.
4. Em A covid-19 na língua ficaram as seguintes novas entradas: ADN, desoxirribonucleico, DNA, uniforme branco e vacinas indianas. E em O Afeganistão de A a Z acrescentaram-se os termos fátua, hadice, madraça, ulema e vaabismo.
1. No domingo, dia 26 de setembro, ocorrem duas eleições: Autárquicas 2021, em Portugal; e legislativas na Alemanha. Ambos os pleitos trazem para primeiro plano um campo lexical alargado, que engloba não só termos que descrevem a realidade eleitoral de cada país como também outros planos que ela convoca. No caso português ganham relevo nomes que, em diversas respostas do Consultório, foram objeto de análise e reflexão, como freguês ou munícipe, autarquia e autárquico, município e concelho, líder e líderes, eleição e eleições ou verbos como botar, votar e deitar. A estes conjuntos de termos associam-se ainda «a candidata mais votada» ou «Eleições eleitorais». Uma forma de atualizar os conhecimentos lexicais recorrendo ao imenso acervo do Ciberdúvidas, sempre disponível para os seus consulentes.
Cf. Eleições Autárquicas 2021 – Resultados
2. Quanto ao apuramento da composição do 20.° Bundestag (parlamento germânico) do pós-II Guerra Mundial, acresce a particularidade da incógnita sobre quem substituirá a atual chanceler Angela Merkel, que se despede da política após 16 anos no cargo. No arquivo do Ciberdúvidas, é possível encontrar diversos textos relacionados com a Alemanha e com o alemão. Por exemplo: «Germanismos»; «As quilométricas palavras do alemão»; «Estar na Alemanha» vs. «estar para a Alemanha»; «Não é «“desde” a Alemanha», é «da Alemanha»; «Tedesco»; «O adjectivo relativo ao rio Meno (Alemanha)»; «A grafia do termo alemão Reich (= «império»)»; «O gentílico da Lusácia (Alemanha, Polónia, República Checa)»; e «Delícias do português numa boca alemã».
Cf. Resultado das eleições deixa Alemanha num impasse
3. Ao Consultório do Ciberdúvidas chegam frequentemente questões relacionadas com várias dimensões dos pronomes relativos e das orações relativas. Desta feita, a questão incide, mais uma vez, nas possibilidades sintáticas do relativo quem. A explicação pode ser consultada em «As funções sintáticas de quem II». Outras oito questões incluem a atualização das respostas do Consultório. Entre elas, podem ver esclarecidas as seguintes dúvidas: «A grafia e o significado de coplantação», a correção do adjetivo formulaico, a sintaxe do verbo esquecer na construção «que nunca me esquece», o uso da locução «até então» e a correção da construção «estetoscópio ao pescoço». Para além destas respostas, veja-se ainda «Pretérito perfeito e imperfeito do indicativo: acordava vs. acordou», «Metonímia e personificação: «As casas espiam os homens» (C. Drummond de Andrade)» e «O conceito de comunicação».
4. Inserida na problemática do contexto escolar, a professora Lúcia Vaz Pedro apresenta um apontamento que constitui uma reflexão sobre o papel do ensino da literatura como caminho de formação ética e moral, aspeto que se articula com alguns planos do Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória. Como aí se afirma, «A literatura e o seu ensino, pelo mundo, deve, acima de tudo, ser profundamente moral, porque o homem, com as suas paixões e os seus sentimentos, os seus desequilíbrios, os seus enganos precisa, necessita da lucidez retratada nos livros, bem escrita para que seja bem assimilada.»
5. O dossiê A covid-19 na língua recebe seis novas entradas relacionadas com a evolução da pandemia em vários planos e em vários locais do planeta. Aqui ficam registadas: Aliviar vs. restringir, Anticoagulantes, Bromexina, Kit covid, Nitazoxanida e Tratamento precoce.
6. O professor universitário e tradutor Marco Neves dedica, desta feita, uma crónica à Lua. Neste texto reflete não só sobre as características das enganadoras manchas do único satélite natural da Terra, mas também sobre as palavras selecionadas em diferentes línguas para o designar o seu percurso linguístico. Para além disso, deixa ainda uma recomendação bibliográfica e várias sugestões cinematográficas, todas motivadas pela lua e seus efeitos (crónica originalmente publicada em Certas Palavras, blogue do autor, e aqui transcrita com a devida vénia).
7. A diversidade cultural e linguística entra, em determinadas ocasiões e regiões, em conflito com as políticas do estado. Neste contexto, o compositor e professor universitário Filipe Zau analisa os vários matizes associados à mobilidade dos povos e à expansão e manutenção das suas línguas, num artigo que traça um percurso a pensar na realidade da língua portuguesa (artigo transcrito com a devida vénia do Jornal de Angola).
8. Temas dos três programas da rádio pública portuguesa, dedicados ao idioma nacional:
♦ Língua de Todos, na RDP África, traz à antena o professor e compositor angolano Filipe Zau, recentemente nomeado pela CPLP embaixador da Boa Vontade na área da língua portuguesa (sexta-feira, 24 de setembro de 2021, pelas 13h20*; com repetição no dia seguinte, após o noticiário das 9h00*).
♦ No Páginas de Português, na Antena 2, a conversa com Luís Gomes (professor na Universidade de Glasgow) e Sandra Ferreira (bolseira do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua) decorrerá em torno do tema do ensino do português na Escócia. O programa conta ainda com a crónica da professora universitária Edleise Mendes, que falará sobre o Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) (domingo, 26 de setembro de 2021, pelas 12h30*, com repetição repetido no sábado seguinte, 2 de outubro de 2021, às 15h30*).
♦ O programa da responsabilidade de Dalila Carvalho, Palavras Cruzadas, emitido pela Antena 2, abordará a questão dos ex-votos, em várias perspetivas ligadas à religiosidade (dias 27, 28, 29, 30 de setembro e 1 de outubro de 2021, às 9h50 e 18h20*).
*Hora oficial de Portugal continental.
1. Todos os dias chegam ao Ciberdúvidas dezenas de perguntas pertinentes acerca da língua portuguesa. Destacamo-las, assim como as respetivas respostas na secção Consultório: a locução «ou então» com um valor disjuntivo similar ao da conjunção ou; a utilização de melhor e pior com os tempos compostos de verbos na voz ativa; os gentílicos americano e estado-unidense em referência a habitantes dos Estados Unidos da América. Refere-se ainda em que situações não se dá a contração da preposição por com o artigo definido e, a propósito de uma frase de Machado de Assis (1839-1908) em O Alienista, explica-se o verbo alcançar como sinónimo dos verbos conseguir o obter. A propósito da palavra regressível, apesar de não ter registo em dicionários aqui consultados, sugere-se que é uma palavra bem formada e, portanto, correta. Essa situação justifica-se pela existência da palavra irregressível («que não admite regresso»), que tem presença em vários dicionários. Por último, explica-se a utilização da vírgula numa estrutura parentética, cujo objetivo é o de introduzir uma informação adicional, dando lugar a uma unidade autónoma do ponto de vista prosódico.
2. Na Montra de Livros, José Mário Costa apresenta-nos a Gramática da Linguagem Portuguesa de Fernão Oliveira, que a definiu como a «primeira anotação da língua portuguesa» – agora em edição fac-similada da coleção Tesouros das Bibliotecas, uma iniciativa que o jornal Público leva a cabo de setembro de 2021 a fevereiro de 2022. Trata-se de um «conjunto de reflexões de carácter linguístico e cultural, com o objetivo explícito de propor uma norma para o português do século XVI, não seguindo, no entanto, o modelo das gramáticas até então produzidas». Uma outra obra sugerida na mesma rubrica é Bom Português, da Porto Editora em parceria com a RTP. Trata-se de um livro que tem vindo a preservar e a promover a língua portuguesa, valorizando o seu uso correto ao longo de três edições.
3. Na rubrica O nosso idioma, transcreve-se, com a devida vénia, o artigo da autoria do jornalista e crítico de cinema João Lopes e publicado no Diário de Notícias em 19 de setembro de 2021, em que o autor reflete sobre os verbos filmar e gravar na área do cinema. Destaca-se, igualmente, a crónica da professora Carla Marques na sua rubrica emitida no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 19 de setembro de 2021, em que explora os significados do verbo ir, em todas as suas «direções».
4. Na área do Ensino, sugere-se a crónica da professora Lúcia Vaz Pedro sobre a importância do ensino da literatura na formação social e humana, na educação estética e no aprofundamento da sensibilidade perante o mundo. Por último, a crónica publicada no Diário de Notícias no dia 20 de setembro de 2021 pela linguista Margarita Correia, que retrata o ensino básico na capital portuguesa, há 40 anos: uma forma de nunca esquecermos de onde viemos e para onde vamos. Uma crónica que exprime o desejo de que vivamos cada instante do ano letivo de 2021-2022 com a alegria do (re)encontro e a sofreguidão de quem sabe que passará num instante.
1. Manifestando admiração pelo talento de alguém, produzem-se frequentemente frases como «não sabia que tinhas tanto jeito». Mas porquê a forma tinhas no imperfeito do indicativo, se o enunciado se reporta ao presente? Não deveria ser obrigatoriamente tens? A resposta tem que ver com o valor modal do imperfeito e faz parte de um conjunto de 10 novos esclarecimentos do consultório, abrangendo tópicos variados: as formas imos e is, arcaísmos da flexão do verbo ir; o topónimo português Casal do Fagalhana (Condeixa-a-Nova), hoje desaparecido; os contrastes semânticos pares de verbos – suspender e cancelar, por um lado, e impedir e evitar, por outro; a sílaba tónica de Conacri; a diferença de significado entre desesperantemente e desesperadamente; o particípio passado sido (verbo ser); e duas perguntas de sintaxe sobre o uso preposicionado dos pronomes relativos quem e o que.
2. Como terão surgido expressões como «trazer água no bico», «custar os olhos da cara» e «não entender patavina»? Na rubrica Montra de Livros, apresenta-se Sem Rei nem Roque (ed. Oficina do Livro), um livro da autoria de João Palma e ilustrado por Rodrigo de Matos, que de modo divertido reúne 80 giros populares, indo ao encontro das muitas e constantes interrogações suscitadas pela interpretação das expressões idiomáticas.
3. Em O Nosso Idioma, transcrevem-se, com a devida vénia, dois apontamentos de páginas dedicadas a tópicos do uso e das normas do português na sua diversidade: a fim de evitar situações ambíguas recorrentes na construção de frases e textos, os conselhos que o revisor e escritor brasileiro Gabriel Lago dá no mural Língua e Tradição (Facebook, 12 de setembro de 2021); e, para saber lidar com o ponto e vírgula* na comunicação escrita empresarial, uma nota do gestor Diogo Arrais, na edição digital da revista Exame (31 de agosto de 2021). Ainda na mesma rubrica, foi atualizado o artigo "A moda e os seus estrangeirismos escusados", onde se dão equivalentes vernáculos de anglicismos e galicismos desnecessários como clutch e pochette, ou seja, «mala de mão» ou «carteira».
4. Da atualidade em que a língua portuguesa é notícia, tem relevo a criação de uma rede de bibliotecas por iniciativa da Universidade de Macau e participação de outras universidades do mundo de língua portuguesa com a finalidade de incrementar o intercâmbio de pesquisadores e estudantes. A formalização da chamada Aliança Bibliotecária Académica entre a Região Administrativa Especial de Macau e os Países de Língua Portuguesa (ABAMAPLP) teve lugar em 16 de setembro de 2021, no contexto do XXX Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa, que decorreu na região autónoma especial de Macau (República Popular da China).
5. Conteúdos principais de três programas que a rádio pública portuguesa dedica ao idioma nacional
♦ A importância das aulas de Português Académico para os estudantes dos países portugueses de língua oficial portuguesa (PALOP), numa entrevista ao professor Paulo Feytor Pinto, investigador do CELGA-ILTEC (Universidade de Coimbra) e colaborador do CEMRI (Universidade Aberta), em Língua de Todos (RDP África, sexta-feira, 17 de setembro de 2021, pelas 13h20*; com repetição no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00*).
♦ Sobre a comemoração em 17 de setembro do Dia da Língua Mirandesa, uma conversa com José Pedro Ferreira, linguista e membro da Associação de Língua Portuguesa e Cultura Mirandesa, no Páginas de Português (Antena 2, domingo, 19 de setembro de 2021, pelas 12h30*, programa repetido no sábado seguinte, 25 de setembro de 2021, às 15h30*). Este programa inclui ainda a participação da professora Carla Marques, que dedica uma crónica aos significados do verbo ir, do mais literal ao mais metafórico, e à significação dos seus diferentes usos sintáticos.
♦ O programa Palavras Cruzadas, coordenado por Dalila Carvalho e transmitido na Antena 2 de quarta a sexta-feira, centra-se na linguagem usada pelas companhias de seguros (dias 20, 21, 22, 23 e 25 de setembro de 2021, às 9h50 e 18h20*), com comentários de João Pedro Madureira, fundador de um serviço de tecnologia financeira (fintech, em inglês) que criou uma nova linguagem no sector dos seguros, aproximando-a da linguagem usada pelos consumidores.
* Hora oficial de Portugal continental.
1. Com a chegada do mês de setembro, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa retoma as suas atividades habituais, fazendo coincidir o seu regresso com o início do ano letivo em Portugal. Este nono mês do calendário gregoriano assiste invariavelmente à proeminência do termo rentrée, que, usado de forma plástica e quase omnipresente, se foi adaptando a realidades muito diversas. Tendo começado por ser usado em contexto escolar para referir o início das atividades letivas, estendeu o seu âmbito a expressões como rentrée política, rentrée judicial ou, inclusive, rentrée televisiva, numa significação que vai oscilando entre a noção de «reabertura» e a de «reinício». Em todos estes casos, o recurso ao galicismo rentrée revela-se um preciosismo desnecessário, uma vez que a língua portuguesa disponibiliza vários lexemas para referir estas situações. No caso particular da realidade escolar, poder-se-á usar com a mesma eficácia a expressão «regresso às aulas», que será sempre preferível ao empréstimo do francês.
No Ciberdúvidas, encontram-se várias respostas relacionadas com a questão do aportuguesamento de galicismos: "À volta da cassete e dos empréstimos", "Detalhe: 'horrível galicismo'"?», "O galicismo rentrée", "O empréstimo chapitô", "A morfologia do nome plataforma", "O galicismo naïf", "O 'evolutível' e outros desnecessários francesismos", "Abat-jour= abajur", "Bouquet" e "A tradução e a origem da expressão francesa Maudit soi qui mal y pense" e o trabalho do linguista brasileiro Hildo Honório Couto, "Contatos entre francês e português, ou influências do primeiro no segundo".
2. A reabertura do Consultório apresenta doze respostas novas, que se distribuem por diferentes áreas linguísticas. Assim, no plano ortográfico, trata-se a questão da grafia da palavra cuba-rim e do termo plafom. Ainda no âmbito das convenções gráficas, clarifica-se a translineação do substantivo diagnóstico e apresenta-se uma explicação para a colocação da vírgula em «Mergulho, há». Já no quadro da formação de palavras, analisa-se a possibilidade de formação do adjetivo comentarístico a partir do nome comentarista. Uma resposta relacionada com a flexão em género equaciona a formação do feminino do substantivo adjunto, a que se junta um esclarecimento sobre o género da palavra asa-delta. No contexto da formação de gentílicos, identifica-se o termo que designa os habitantes de Priscos (freguesia de Braga). De âmbito sintático, é feita a análise das funções na frase «Descobrir o assassino era tarefa para Sherlock.» Por fim, duas questões de natureza sintático-semântica (uma relacionada com a regência na frase «Não acho oportuna a ocasião para zombarias» e outra com a seleção do termo correto em «fatores de produção / produtivos») e uma resposta que procura justificação para a referência ao pinhal da Azambuja na obra Os Maias, de Eça de Queirós.
3. A linguista e professora universitária Margarita Correia reflete criticamente sobre as declarações de uma psicóloga, que defende que o «Brasil está a invadir o vocabulário dos mais novos», na sua crónica intitulada "Linguística para psicólogos»", divulgada no Diário de Notícias (aqui transcrita com a devida vénia).
4. Quando cotejamos as frases «Tenho escrito muitos artigos» e «Tenho escritos muitos artigos», devemos considerar que ambas estão corretas ou que uma delas está errada? É a este tema que o escritor e revisor de textos brasileiro Gabriel Lago dedica um crónica* sobre a possibilidade de transcategorização do particípio em adjetivo e as suas consequências na flexão da palavra.
* in mural do Facebook Língua e Tradição, no dia 5 de setembro de 2021.
5. O termo democracia, os seus significados e a sua força acional, são a pedra de toque da reflexão da professora universitária brasileira Edleise Mendes, numa altura em que no Brasil se vivem momentos de profunda agitação política (crónica lida no programa Páginas de Português, da Antena 2 e aqui transcrita).
♦ Após a pausa de verão, prepara-se o regresso das atualizações regulares destas páginas no dia 14 de setembro. Para tanto, já está ativo o formulário para o envio de questões, com vista à entrada de novas respostas no Consultório. Mas assinale-se que, ao longo das últimas semanas, as demais rubricas disponibilizaram conteúdos quer originais quer transcritos de fontes externas, dos quais são exemplo: "Férias e féria" (01/08/2021), "Perseidas" (11/08/2021), "A expressão 'ser presente a tribunal'" (20/08/2021), "Como falam os jovens em Portugal?" (02/09/2021), ou, nas Controvérsias, um conjunto de artigos à volta da chamada linguagem inclusiva e não-binária. Como é hábito, até à retoma completa das atualizações, mantém-se disponível para consulta todo o acervo do Ciberdúvidas – perto de 45 000 textos, em todas as suas rubricas, desde as respostas aos artigos dedicados a variadíssimos assuntos relacionados com a língua portuguesa –, e, tanto nos Destaques como na página do Facebook do Ciberdúvidas, continuam a ser divulgados novos conteúdos.
♦ Entretanto, uma chamada de atenção para o glossário "O léxico da covid-19", rubrica que passa agora a denominar-se "A covid-19 na língua". Esta mudança é resultante da evolução registada ao longo de ano e meio de pandemia, que levou à recolha não só da terminologia médica e científica à volta do SARS-CoV-2, mas também, até para memória futura, das principais marcas lexicais da pandemia no vocabulário destes tempos, tais como expressões ancoradas no que tem influenciado tanto o modo de vida do cidadão comum e respetivas conceptualizações, seja em Portuga como em todo mundo. O novo nome da rubrica dá assim conta de como a covid-19 tem tido ampla repercussão na língua, por via do discurso político-mediático e das autoridades sanitárias.
♦ Ao encontro da atualidade internacional, passa a estar em linha na rubrica Diversidades, a partir desta data, o "Afeganistão de A a Z", uma lista de expressões e termos relativos ao Afeganistão e à situação que se vive neste país desde a retirada das tropas norte-americanas.
♦ Em Portugal, os primeiros dias de setembro marcam a retoma da plena atividade em diferentes áreas, em especial no ensino, com a abertura de um novo ano letivo. Em O Nosso Idioma, um texto da professora Carla Marques aborda o tema, centrando-se no verbo regressar, bem expressivo do significado e das vivências deste mês. E, como setembro coincide em terras lusas com as vindimas, aqui ficam alguns dos muitos ditos e provérbios que gerações e gerações de falantes, nos ritmos da antiga ruralidade, foram criando e transmitindo entre si*:
«Setembro, andando e comendo.» [alusão às colheitas]
«Aí pela senhora da Ajuda , às sete é sol-posto.» [a festa da Senhora da Ajuda realiza-se no terceiro domingo de setembro]
«Para vindimar deixa setembro acabar.» [alusão às colheitas]
«Se em setembro a cigarra cantar, não compres trigo para o vir guardar.» [alusão à possibilidade da continuação do tempo estival]
* Fonte: José Ricardo Marques da Costa, O Livro dos Provérbios, Editorial Presença, 2004.
Tal como é habitual, durante a época estival, e coincidindo com as férias escolares em Portugal, as atualizações regulares do Ciberdúvidas terão uma pausa nos meses de julho e de agosto. Durante este intervalo de tempo, o Consultório permanecerá encerrado, não estando disponível o formulário para envio de questões.
Nos Destaques, em baixo, e na página do Facebook do Ciberdúvidas, continuaremos a divulgar novos conteúdos, sempre que tal se justifique.
O acervo do Ciberdúvidas — constando de momento com cerca de 45 000 textos — mantém-se disponível para consulta em todas as suas rubricas, desde as respostas aos artigos dedicados a variadíssimos assuntos relacionados com a língua portuguesa.
A todos os nossos consulentes, deixamos um poema de Sophia de Mello de Breyner Andresen dedicado ao verão.
Os dias de verão vastos como um reino
Cintilantes de areia e maré lisa
Os quartos apuram seu fresco de penumbra
Irmão do lírio e da concha é nosso corpo
Tempo é de repouso e festa
O instante é completo como um fruto
Irmão do universo é nosso corpo
O destino torna-se próximo e legível
Enquanto no terraço fitamos o alto enigma familiar dos astros
Que em sua imóvel mobilidade nos conduzem
Como se em tudo aflorasse eternidade
Justa é a forma do nosso corpo
Sophia de Mello Breyner, Obra Poética
Pintura: João Marques de Oliveira, Praia de banhos, Póvoa de Varzim. 1884
Quaisquer outros contactos, que não de âmbito linguístico, poderão ser feitos para o endereço habitual: ciberduvidas@iscte-iul.pt
1. Instala-se novamente a preocupação em Portugal: a variante delta do coronavírus propaga-se, e a capital com outras cidades travam o desconfinamento. Reflexo deste cenário são as quinze novas entradas na rubrica A covid-19 na língua, nelas ressaltando as denominações das variantes virais: alpha, beta, delta plus, gamma, kappa, termos decorrentes da recente utilização distintiva do «alfabeto grego». Registam-se «variabilidade genética», em referência à mutabilidade viral, e a repartição que é marcada por «variantes de interesse» e «variantes de preocupação», a que se somam as designações da reação contra a pandemia: «desconfinamento travado» e «acelerador ao fundo» (na vacinação). Completam a atualização as expressões «estabelecimentos de ensino», «faixas etárias», Imune.pt (ver também aqui) e riqueza.
2. São seis as novas respostas do Consultório, indo da variação da locução «como se» até ao valor referencial do pronome ele e passando pela sintaxe de «ter lugar» e do verbo barrar, pelo conceito de genitivo e pelo emprego dos vocábulos dilogia e díptico.
3. No Pelourinho, um apontamento do jornalista José Mário Costa mostra como o caso do envolvimento da Câmara Municipal de Lisboa na divulgação dos dados pessoais dos promotores de uma manifestação de ativistas russos é oportunidade para momentos linguísticos nada felizes: por exemplo, o recurso a um insulto trovejante, escrito com toda a incompetência.
4. Na Montra de Livros, apresenta-se Transversalidade XI: géneros textuais e comunicação oral e escrita nos primeiros anos, uma publicação digital do Laboratório de Investigação em Educação em Português, da Universidade de Aveiro (disponível aqui).
5. A data de 28 de junho é a do Dia Internacional do Orgulho Gay, num ano marcado também pela discussão das questões de género. O clima é de confronto, e sintomáticas são as recentes decisões políticas na Hungria contra a abordagem do tema da homossexualidade nas escolas, bem como a polémica reativa na Alemanha, por causa da iluminação arco-íris do estádio de Munique, no contexto do campeonato da UEFA (ler também aqui). No Ciberdúvidas, desde os seus primeiros anos, arquivam-se respostas e artigos, documentando a evolução do tema: "Homossexual ou 'gay'", "'Casal gay' ou 'par gay'»?, "Sobre a palavra transgénero", "O uso de transgénero no plural", "A grafia e a pronúncia de transexual", "Arco-íris". Sobre dias comemorativos, recorde-se que estes se escrevem com maiúsculas iniciais (cf. Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Base XIX, 2), preceito que abrange as siglas (ibidem), incluindo as que, para o caso, são relevantes:
6. No campo da formação e reflexão à volta da língua portuguesa, mencione-se, entre a oferta da Universidade Aberta, um curso aberto sobre Fernando Pessoa, o poeta da multiplicidade heteronímica. E, noutro plano, se a diversidade é também característica do português contemporâneo, como integrá-la numa perspetiva de unidade? As investigadoras Rosa Maria Faneca (CIDTFF, Universidade de Aveiro) e Felícia Jennings-Winterle (Plurall by BeM) apontam caminhos.no artigo de opinião "(H)À Educação: O português como língua pluricêntrica".
7. Um caminho para a convivência é também procurado nos territórios onde o português se usa a par de línguas locais. Na Terra de Miranda, no canto nordeste de Portugal, a Associação da Língua e Cultura Mirandesas acaba de lançar o documento Carreirones pa la Nuossa Lhéngua (em português, Roteiro para a Nossa Língua), definindo uma estratégia de recuperação do mirandês, após séculos de contacto com o português. Em Angola, dão-se passos para a revitalização do umbundo na atribuição dos nomes de pessoa (antropónimos) com a publicação de Desprezo ao Apreço do Nome: Estudo Etnolinguístico da Antroponímia Umbundu, da autoria de Bonifácio Tchimboto e Ana Maria Katemo Ucuahamba.
8. Conteúdos que a rádio pública portuguesa dedica à língua portuguesa:
– entre os programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, são temas de relevo o português como língua adicional, em Língua de Todos, na RDP África (sexta-feira, 25/06, pelas 13h20; repetido no dia seguinte, depois do noticiário das 09h00), e a personalidade e a obra de Eduardo Mayone Dias (1927-2021), em Páginas de Português, na Antena 2 (domingo, 27/06, 12h30; com repetição no sábado seguinte, 03/07, às 15h30);
– em Palavras Cruzadas, programa de Dalila Carvalho*, três temas para três dias de emissão (de 28 a 30 de junho, às 09h50 e 18h20): o léxico pós-covid-19, a verdade na comunicação da doença oncológica e o ponto abreviativo na revisão de texto.
* Hora oficial de Portugal continental.
9. Como é habitual, coincidindo com o final do ano letivo – este ano mais prolongado devido à pandemia –, o Ciberdúvidas fará, até começos de setembro, uma pausa no esclarecimento de questões* e nas suas atualizações regulares. A próxima abertura, marcada para segunda-feira, 28 de junho p. f., dará pormenores sobre o funcionamento destas páginas nas semanas estivais de julho e agosto.
* O envio de dúvidas fica desativado a partir deste dia, até 1 de setembro.
1. A «variante Delta» do vírus SARS-CoV-2 vai assumindo protagonismo ao mostrar um poder infeccioso superior ao das restantes variantes, o que obriga os cientistas a equacionar a questão de quem sairá vencedor numa luta que envolve «vacinas vs. variantes». Não obstante, ainda que se atinja a tão almejada imunidade de grupo, é certo que os vírus se alojarão nas crianças, que são já consideradas «reservatórios de vírus». Neste frente a frente, ainda que se deem pequenos passos na luta contra a pandemia liderados pela vacinação, cujos efeitos e ação vão sendo controlados pela farmacovigilância, continua a haver lugar a recuos: em Portugal, ensaia-se um megaconfinamento na área metropolitana de Lisboa e, no Brasil, atinge-se o fatídico número de «meio milhão» de mortes por covid-19. Os seis termos destacados constituem as novas entradas na rubrica A covid-19 na língua.
2. No Consultório, pretende-se saber qual é o plural do substantivo hálux, qual o termo que designa a qualidade do que é abstrato e qual o antónimo de saciante. No plano dos ditongos, a dúvida recai sobre a variação ou/oi e, no âmbito da sintaxe, considera-se a ordem dos adjetivos classificadores no interior de um sintagma nominal e a função do pronome se com o verbo mexer. Por fim, analisa-se um conjunto de orações introduzidas por para e identifica-se a classe de palavras de palavra ainda em diferentes contextos frásicos.
3. Os adeptos do futebol acompanham acaloradamente o Euro 2020 e, em Portugal (e não só), todas as atenções se centram na equipa que representa o país, nas suas prestações e, claro, nos seus jogadores. Discussões, análises e relatos inundam o espaço mediático e com eles chegam os fatídicos problemas de dicção associados aos nomes de diversos jogadores, como assinala o jornalista e cofundador do Ciberdúvidas José Mário Costa neste apontamento para o Pelourinho.
4. A questão da linguagem inclusiva tem dado origem a discussões de grande complexidade um pouco por todo o mundo. Em Portugal, o Conselho Económico e Social fez publicar um Manual de Linguagem Inclusiva, que procura promover a adoção de uma linguagem não discriminatória tanto no plano escrito como oral e que se apresenta na Montra de Livros.
5. A divulgação das identidades dos organizadores de uma manifestação em defesa do ativista e político russo Alexei Navalny tem estado imersa em grande polémica. A este propósito, a professora Carla Marques refletiu sobre a expressão «direitos fundamentais» na sua crónica no programa Páginas de Português (Antena 2), aqui transcrita.
6. O solstício de verão, que teve lugar a 21 de junho, ocorreu no mesmo dia da comemoração do Dia da Língua e Cultura Mirandesa, o que motivou a reflexão da professora universitária e linguista Margarita Correia sobre o percurso da língua mirandesa (artigo publicado no Diário de Notícias e aqui transcrito com a devida vénia).
No Ciberdúvidas, estão disponíveis diversos textos relacionados com a língua mirandesa: «O Mirandês: dialecto ou língua?», «Mirandês: letras de uma língua que se apaga», «O porquê de o mirandês ter sido considerado língua», «Ainda sobre o mirandês como língua», «'Buonos dies'. Aqui fala-se Mirandês, a língua dos avós e das crianças», «Academia do mirandês já!», «L mirandés na blogosfera» e «Símbolos fonéticos dos sons do mirandês».
7. A escritora Clarice Lispector tem sido estudada em vários planos, da sua biografia à sua obra. O escritor e tradutor António Maura aborda estas questões no seu artigo dedicado à mundividência das publicações da autora (artigo aqui transcrito com a devida vénia).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
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