Edleise Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Textos publicados pela autora
Ler o mundo em português
Uma experiência libertadora e emocionante

«[...] [P]roduzimos significados através do uso de múltiplas linguagens, verbal, visual, sonora, sensorial, todas elas mediadas pelas línguas que falamos, como o português, e pelas culturas que nos abrigam. Por isso, ler o mundo em uma cidade angolana será uma experiência diferente de uma cidade brasileira, portuguesa ou caboverdiana, porque as percepções do mundo e os modos como usamos a mesma língua são profundamente marcados pelo que somos, individual e coletivamente.»

Crónica da linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) incluída no programa Páginas de Português, transmitido pela Antena 2 em 29 de janeiro de 2023.

Língua, cultura e democracia
A propósito dos acontecimentos de 8 de janeiro de 2023 em Brasília

«Como instituição multilateral e supranacional, a CPLP, também, tem como princípios garantir a representatividade de seus países integrantes, fortalecer os direitos fundamentais de nossas sociedades, valorizar a diversidade de suas culturas e defender os direitos humanos e a democracia.»

Considerações da linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) sobre a importância da defesa dos valores democráticos nos países de língua portuguesa, a propósito dos acontecimentos de 8 de dezembro de 2023 em Brasília. Texto elaborado pela autora, que o divulgou no programa Páginas de Português de 15 de janeiro de 2023 na Antena 2.

Fronteiras e docência plural
A promoção do português no espaço latino-americano

«Juntos, o português e o espanhol, acrescidos de muitas outras línguas indígenas e de imigração, desenham a diversidade e a riqueza linguística e cultural da região [espaço latino-americano], fator que o projeto busca fortificar.»

Crónica da linguista e professora universitária brasileira Edleise Mendes emitida no programa Páginas de Português de 11 de dezembro de 2022, a respeito do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto Cruzando Fronteiras, uma iniciativa da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI-Brasil), em parceria com o Ministério da Educação do Brasil.

 

Pluricentrismo linguístico e formação docente
O Curso de Português Pluricêntrico (Instituto Internacional da Língua Portuguesa)

«Ensinar e aprender português, seja na perspectiva de língua materna ou para falantes de outras línguas, requer uma preparação do professor para lidar com os desafios impostos pela própria diversidade de uso da língua, nos espaços onde é idioma oficial e, também, fora dele.»

Considerações da linguista brasileira Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) sobre uma experiência de formação docente feita na perspetiva pluricêntrica da língua. Crónica incluída no programa Páginas de Português na Antena 2, em 30 de outubro de 2022.

As palavras e a utopia de um mundo melhor
O confronto de discursos no Brasil

«Por meio das palavras vamos tecendo o mundo visível e invisível, vibramos amor e afeto, construímos histórias e memórias, produzimos conhecimentos, projetamos mundos possíveis, dando vazão às nossas utopias. Mas também as palavras podem ser como lâminas cortantes, que ferem, ofendem e matam.»

Sobre a crispação política que se vive no Brasil, a caminho da segunda volta para a eleição presidencial, a linguista Edleise Mendes (Universidade Federal da Bahia) realça o valor da palavra utopia nesta crónica para o programa Páginas de Português na Antena 2, em 9 de outubro de 2022.