José Manuel Matias - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
José Manuel Matias
José Manuel Matias
2K

Licenciado em História e mestre em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Vice-presidente da Sociedade da Língua Portuguesa e cocoordenador editoral do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.

 
Textos publicados pelo autor

Agradecemos ao consulente o elogio que faz ao trabalho que desenvolvemos em prol da língua portuguesa no Ciberdúvidas.

Quanto à questão que coloca, tem toda a pertinência e remete para o facto de entre os países de língua oficial portuguesa, os intercâmbios culturais e artísticos serem praticamente inexistentes. As companhias de teatro portuguesas são desconhecidas do público brasileiro, o mesmo no que se refere ao cinema e às artes em geral, no Brasil nunca é transmitido nenhum programa das televisões portuguesas. Em relação à circulação do livro, a situação é relativamente melhor. Há um número restrito de escritores portugueses e africanos que são editados no Brasil. Encontramos nas principais livrarias do Rio ou de S. Paulo obras de José Saramago, de António Lobo Antunes, de Mia Couto, de Pepetela ou de Germano de Almeida e é claro Fernando Pessoa e Eça de Queirós. Mas, outros grandes nomes da literatura portuguesa e brasileira são absolutamente desconhecidos nos nossos países. Quem no Brasil leu Maria Gabriela Llansol? Um dos maiores vultos da literatura portuguesa do século XX. Quem em Portugal leu Dalton Trevisan?

É necessário que as entidades competentes de Portugal e do Brasil, bem como dos país...

Imagem de destaque do artigo
Iniciativa da Associação Ciberdúvidas

A inovação e a interatividade em que assenta este projeto educativo da Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, e patrocinada em exclusivo pela Fundação Vodafone, permitem um completo acompanhamento e apoio ao estudo, nas duas disciplinas básicas dos alunos dos ensinos básico e secundário, em Portugal, o Português e a Matemática.

Imagem de destaque do artigo
Com 2600 exercícios, jogos interativos e 72 provas de avaliação

Trata-se da mais recente e singular plataforma de estudo via Internet: uma extensa base de dados (2600 exercícios de Português e Matemática), mais uma área de jogo (com avatares, desafios, duelos, etc.) e, ainda, uma secção de avaliação com 72 provas com correção humana.

Na sequência da publicação do artigo intitulado "Audiências vs. Audições e a 'PPP' dos livros escolares", da autoria de Madalena Cardoso Homem e publicado no jornal Público de 11 de abril de 2013, os coordenadores editoriais do Ciberdúvidas, José Mário Costa e José Manuel Matias, elaboraram o seguinte comentário, saído em 15 de abril de 2013 no mesmo jornal.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação português, João Gomes Cravinho deu uma extensa entrevista ao jornal "Público” (de 17 de Maio p.p.), onde passa em revista as grandes opções da política externa de Portugal.

No que se refere à política cultural externa e mais especificamente ao posicionamento da Língua Portuguesa no mundo, duas ideias centrais decorrem do seu discurso e, quanto a nós, de primordial importância: o interesse da Língua Portuguesa em África...