«Confesso que digo diospiro e que me rio quando alguém diz dióspiro, perguntando-lhe se também diz dióptria. Depois, esse celerado pergunta-me se eu digo autopsia ou autópsia. E pegamo-nos os dois à porrada.»
As eleições não vão resolver nada: em Fevereiro continuará a sentir-se a insolúvel divisão entre os portugueses que dizem diospiro e os que dizem dióspiro.
Não há posição intermédia. Nem a erudição do Ciberdúvidas o ajudará a decidir-se. Ou diz diospiro para rimar com suspiro, ou diz dióspiro para rimar com fósforo. Não há meias-tintas. Ninguém acreditará se disser que diz diospiro, quando vai às compras, e dióspiro, quando vai à Gulbenkian.
Ou uma coisa, ou outra: tenha coragem. Confesso que digo diospiro e que me rio quando alguém diz dióspiro, perguntando-lhe se também diz dióptria. Depois, esse celerado pergunta-me se eu digo autopsia ou autópsia. E pegamo-nos os dois à porrada.
Foi todo o povo português que virou as costas à Grécia e teimou em dizer diospiro, até por ser o fruto à face da terra que os portugueses menos preferem. Se os gregos chamam portugais às laranjas, vejam lá se querem que chamemos grécias aos diospiro – e não grecias, pronto.
O pior é que os eruditos são danados para a pancada. «Também dizes estereotipo e arquetipo em vez de estereótipo e arquétipo?», quer logo saber um engraçadinho.
Não, não digo. Porque um tipo que gosta de estereo é um estereotipo – um stereo kind of guy. Já um estereótipo é uma coisa muito mais séria, que não admite brincadeiras.
O que vale é que, mal ou bem, são os faladores que fazem uma língua. Mais cem anos, mais coisa, menos coisa, se os portugueses insistirem no diospiro, é diospiro que ficará. Até porque já há séculos que deveríamos todos dizer dióspiro – e, mesmo assim, persistimos.
Falta pouco para ser nosso o diospiro e podermos dizer fingidamente: «Olha, que interessante...» Isto, quando alguém disser que etimologicamente deveríamos dizer dióspiro.
N. E. (29/01/2022) – Diospiro ou dióspiro é o mesmo que caqui no Brasil (Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa). Quanto a diospireiro, o sinónimo brasileiro é caquizeiro (ibidem). Ver também Infopédia.
Crónica publicada no jornal Público no dia 27 de janeiro de 2022 e escrita segundo a norma ortográfica de 1945.