É possível derivar prefixalmente os verbos subponderar e sobreponderar, tendo em conta os casos de subavaliar e sobreavaliar, que têm registo dicionarístico (cf. dicionário da Academia das Ciências de Lisboa).
Quando se trata de prefixo com o sentido genérico de «abaixo de», a forma é quase sempre sub-, que é atualmente bastante produtiva. Também pode ocorrer como prefixo a forma sob-, mas em casos mais esporádicos, que se fixaram na língua, como se aponta no Dicionário Houaiss:
«[...] sob-, como prefixo, é seguido de hífen, quando se lhe junta elemento começado por r ou b, relacionando entre outros os seguintes vocábulos: sobalçar, sob-bosque, sobcapa, sobcavar, sobcessor, sobcopo, sobdominante, sobescavar, sobestar, sobfretar, sobgrave, sobjegar, sobmediante, sobnegar, sobpear, sobpor, sob-reptício, sob-roda, sob-rojar, sobsaia, sobtensão, sobterreno; é de notar que sob- apresenta a variante so-, em vocábulos como socapa, soentrar, soerguer, solevantar, somergulhar, sonegar, soterrar.»
Observe-se, porém, que, entre estes últimos exemplos, se encontram também variantes com sub-, como é o caso de sub-reptício, muito mais corrente.