1. Dia 30 de janeiro realizam-se em Portugal as eleições legislativas antecipadas. Este momento político foi antecedido, como é habitual, por um período de campanha política onde se esgrimiram argumentos e onde não faltaram metáforas de natureza diversa, algumas das quais muito esclarecedoras quanto à intenção de quem as criou ou usou, como assinala a professora Carla Marques neste apontamento dedicado ao tema.
2. As descobertas científicas relacionadas com a covid-19 não param de evoluir. Desta feita, a comunidade científica veio revelar que a miocardite é 60 vezes mais grave em crianças infetadas com o vírus SARS-CoV-2 que não tenham sido vacinadas. Este termo passa, por esta razão, a integrar A Covid-19 na Língua e a ele juntam-se também «doença residente», fertilidade, superimunidade e «vacina contra a ómicron».
3. Ao Consultório chegam expressões e provérbios cujo significado se procura determinar. São elas «saco de gatos» e «três vezes na cadeia é sinal de força». Registamos ainda a resposta às seguintes questões: a expressão «banquete pantagruélico» é um pleonasmo? É correto dizer «continente australiano»? Fórmula 1 escreve-se com maiúscula ou com minúscula? A expressão «nos dias úteis» é correta? Existe diferença entre «passear pelo parque» e «passear no parque»? O que são estrofes simétricas?
4. Na rubrica Pelourinho, um título de jornal motiva um apontamento do cofundador do Ciberdúvidas José Mário Costa, dedicado ao uso de insonso, uma variante de insosso, ensosso ou ainda de insulso.
5. Entre os artigos relacionados com a língua, transcrevemos, com a devida vénia, os seguintes:
— A reflexão da professora universitária Margarita Correia sobre as questões de política da língua presentes nos programas eleitorais dos partidos políticos, no Diário de Notícias de 24/01/2022.
— A crónica do escritor Miguel Esteves Cardoso dedicada à pronúncia de dióspiro, in Público, de 27/01/ 2022.
— O artigo do jornalista Nuno Pacheco sobre as referências feitas pelos partidos políticos ao Acordo Ortográfico de 90 (ibidem).
6. Entre as propostas de interesse para a língua, destacamos a compilação de materiais didáticos disponibilizados pelo Instituto Camões e organizada pela Coordenação do Ensino do Português no Reino Unido e Ilhas do Canal, uma publicação destinada ao ensino-aprendizagem do português como língua de herança e como língua segunda. Referência ainda ao quiz Que palavras conheces de outros países de língua portuguesa?, dinamizado pela Associação de Professores de Português para o Jornal de Notícias.
7. Os programas da rádio pública portuguesa dedicados ao idioma oficial dos países da CPLP da semana presente têm como tema o ensino do português língua não materna (Língua de Todos, da RDP África, na sexta, 28 de janeiro, às 13h20*) e a linguagem inclusiva (Páginas de Português, na Antena 2, no domingo, 30 de janeiro, às 12h30*). Os chavões usados na comunicação estratégica dão tema ao Palavras Cruzadas (às 09h50 e às 18h50*, de segunda a sexta), que convida a jornalista Alexandra Abreu Loureiro.
* Hora oficial de Portugal continental.