Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
A língua é como um rio
Por Ciberdúvidas 2K

Ciberdúvidas já se encontra em linha. Com o apoio e a orientação de quantos fizeram do Português a sua própria bandeira, vem preencher a lacuna mais sentida por qualquer lusófono em qualquer parte do mundo.

Doravante, é possível encontrar na Internet, no máximo de dois dias úteis, respostas às mil e uma dúvidas de quem escreve, fala ou trabalha com o Português. Sejam questões de ortografia, sobre a pronúncia, a sintaxe ou à volta das novas palavras importadas do Inglês, por exemplo.

Ciberdúvidas existe para isso mesmo: esclarecer, clarificar, facilitar – mas sem substituir, nunca, o que só a Gramática ensina e o Dicionário ou um qualquer prontuário podem auxiliar.

Desenganem-se, porém, os que vêem neste serviço uma perspectiva imobilista da língua. Património, hoje, de sete países1, cada qual com a sua especificidade própria, o Português é o idioma oficial de mais de 200 milhões de pessoas. É esta mais-valia que lhe garante a abertura às influências e contributos mais variados, impeditivos à partida de quaisquer policiamentos ou tutelas serôdias. O que não significa a ausência de regras.

A língua é como um rio: sem margens, desaparece. O risco começa no seu abastardamento.

15 de Janeiro de 1997

1 N. E. – "Sete" no ano em que o texto foi escrito, porque, a partir de 2002, com a independência de Timor-Leste, passou a oito o número de Estados onde o português tem estatuto oficial.