Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Como (melhor) navegar e pesquisar no Ciberdúvidas
11K

A nova reestruturação do Ciberdúvidas trouxe melhorias acentuadas no seu sistema de pesquisa1. No essencial, a navegação por todos os conteúdos em linha2 faz-se através de dois modos de apresentação, acessíveis por dois ícones colocados no canto superior direito das listas que enumeram os itens de cada uma das 12 rubricas que integram este portal de esclarecimento, informação e reflexão sobre a língua portuguesa nos oito países que a têm como idioma oficial comum.

• O primeiro permite ver as perguntas/respostas e artigos em arquivo organizados em listas de 10 itens, cada qual mostrando um resumo;

• O segundo exibe listas de 30 itens em cada uma destas rubricas, cuja informação se encontra mais condensada.

Quanto à pesquisa propriamente, ela processa-se como sempre se fez: clicando-se na lupa, no canto superior direito, fica de imediato acessível o campo onde se regista a palavra, expressão, nome do autor ou o título da obra procurados. Não foi encontrado o que se pretende? Então – e só nessa eventualidade, voltamos pedi-lo –, como «ter dúvidas é saber», resta o recurso ao consultório. Responderemos tão brevemente quanto possível.

 

1 Posteriormente a esta reestruturação do Ciberdúvidas, introduziram-se também melhorias na pesquisa por autores, cujo campo passou a integrar todos os textos de cada um deles, suscetíveis de consulta – sejam respostas no consultório ou qualquer outro artigo, sempre com a respetiva rubrica ou área temática onde estão disponíveis devidamente assinaladas. Para o melhor funcionamento do sistema de pesquisa do Ciberdúvidas, deixamos este pedido: a quantos acompanham este serviço, muito agradecemos o envio de sugestões nesse sentido para o nosso endereço de correio eletrónico.

2 Até à presente data, o arquivo do Ciberdúvidas ultrapassou já os 40 mil textos, entre respostas no seu consultório e os mais variados conteúdos igualmente disponíveis nas demais rubricas, à volta da língua portuguesa em todos os países e regiões que a têm como idioma oficial.