O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
<i>Dicionário da Língua Portuguesa Medieval</i>
Uma importante obra lexicográfica

«Apesar de ser uma das línguas faladas do mundo, de ter conhecido a atribuição de um  Dia Mundial pela UNESCO em 2019 e de se prever grande crescimento do seu número de falantes ao longo deste século, a língua portuguesa carece ainda de obras lexicográficas à altura da sua importância. Saúda-se, assim, a publicação do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Artigo da linguista e professora universitária Margarita Correia , publicado no Diário de Notícias, em 28 de novembro de 2022, a propósito do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido, entre 2004 e 2007, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação dos professores catedráticos João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1942 –2019), Maria de Lourdes Crispim .

O discurso direto em Saramago
A transposição da fala para a escrita

A representação convencional do discurso direto não é adotada em muitos textos de José Saramago, que cria um sistema próprio de representação desse discurso, como assinala a professora Carla Marques no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2. 

Miniglossário de termos linguísticos
Palavras para dizer a língua

Afixo, aglutinante, diglossia, galimatias, glotofobia, idioleto, língua de pau, par e socioleto – são alguns dos termos linguísticos recolhidos em "Les mots pour le dire", publicado no mensário francês Le Monde Diplomatique, edição n.º 186, dezembro 2022/janeiro 2023.

 

Saramago não usa pontuação <br> em muitas das suas obras?
O valor da vírgula e do ponto

A questão do valor da vírgula e do ponto na obra de José Saramago é retomada pela professora Carla Marques neste apontamento divulgado no programa Páginas de Português da Antena 2

Como é hoje a presença da língua portuguesa  <br> na Internet?
O projeto Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)

«Segundo o seu relatório final [Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)], o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais usadas na Internet, atrás do inglês, chinês, espanhol, francês e hindi, e seguido de perto pelo árabe, alemão japonês e russo», refere a professora e linguista Margarita Correia, na sua crónica semanal do Diário de Notícias, em 21 de novembro de 2022.

«Pelos vistos» (II)
Uma expressão já dicionarizada

«Pelos  vistos» – certo ou errado? A dúvida foi manifestada pelo humorista português Ricardo Araújo Pereira no Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer do dia 12 de novembro de 2022, na SIC Notícias.

Usos da vírgula
Com sujeito e com vocativo

Partindo da frase «Pedro abre a porta.», a professora Carla Marques esclarece o contexto em que poderá existir uma vírgula após Pedro (apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2).

A expressão «desculpa lá»
A análise da palavra

«Por vezes, nas minhas aulas de Português como Língua Estrangeira, sou surpreendida com algumas questões singulares que me deixam a pensar sobre a forma como nós, falantes nativos, usamos a língua. Há uns tempos, um aluno perguntou-me se o «desculpa lá» que tinha ouvido na rua significava «I’m sorry». Mas afinal o que é este «lá»? E qual a função desta palavra em expressões como «desculpa lá»?» 

Reflexão de Inês Gama sobre os marcadores discursivos, nomeadamente sobre a função  da palavra «lá» na expressão «desculpa lá».

Alho não tem dente
Hiper-racionalização e hipercorreção

«[C]ertas "condenações condenáveis", como gosto de chamá-las, muitas vezes são refutadas pelos próprios gramáticos e pelos exemplos literários: é o caso de "junto com", "nem tampouco», "já não mais" e outras aparentes redundâncias que, rechaçadas pelos racionalistas mais rigorosos, recebem o abono daqueles especialistas e escritores de peso.» Neste texto reflexivo, o revisor e escritor Gabriel Lago defende a pluralização de saudade e expressões como «maior atenção» e «maiores informações», fundamentada com exemplos de escritores de peso. Reflexão publicada no mural Língua e Tradição , no Facebook, em 5 de novembro de 2022 e aqui transcrita com a devida vénia. 

Concordância do verbo (4)
A concordância do verbo com «a maior parte»

Qual a frase correta: «A maior parte dos turistas visita este museu» ou «A maior parte dos turistas visitam este museu»? A resposta é apresentada pela professora Carla Marques no seu apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2