Paulo Varela Gomes ✝ - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo Varela Gomes ✝
Paulo Varela Gomes ✝
2K

(1952-2016) Historiador, escritor e professor universitário, também se notabilizou pela sua intervenção cívica e no espaço mediático. É autor de várias obras marcantes no domínio da história da arquitetura e da arte, bem como de numerosos artigos em revistas e jornais, a que se junta a criação de programas e documentários para a televisão.

 
Textos publicados pelo autor
E falar português, vai desejar?

« (...) Os portugueses de hoje não querem, não são, não têm, não fazem. Desejam, constituem, possuem, elaboram. Só se exprimem verbalmente de duas maneiras: ou dizem "Eu não tenho palavras", ou mais valia que as não tivessem, porque arrebitam a linguagem até ao ridículo. A utilização saloia do inglês também é típica destes tempos: por que é que escrevemos on-line quando não dava trabalho nenhum escrever "em linha"?  (...)  Ele é o retail park, o express shopping, as férias low cost (esta é particularmente significativa: nenhum português faz férias de "baixo custo" ou "baratas"; mesmo que as passem na Cova do Vapor, passam-nas em inglês). (...)»

[Crónica sobre o "policiês", os anglicismos a eito e o falar rebuscado em geral no espaço público português. Publicada pelo autor, ainda em vida, primeiro, no jornal Público de 24 de julho de 2010 e, depois, integrada no livro Ouro e Cinza (Tinta da China Edições, 2014). E recordada, em sua memória, na rubrica da Antena 1 A Contar, de David Ferreira, no dia 3 de maio de 2016, que aqui se deixa também disponível.]