João Ubaldo Ribeiro - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
João Ubaldo Ribeiro
João Ubaldo Ribeiro
4K

João Ubaldo Ribeiro (Itaparica, 1941-2014), foi escritor, jornalista, roteirista e professor brasileiro, formado em Direito e membro da Academia Brasileira de Letras. Prémio Camões 2008, é autor de romances como Sargento Getúlio, O Sorriso do Lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, várias das obras foram adaptadas para o cinema e televisão.

 

 
Textos publicados pelo autor
No tempo do livro
Quando se era «leitor» — e não, ainda, «usuário»

Crónica ao melhor estilo do recém-falecido autor de Viva o Povo Brasileiro à volta destes tempos da internet e das redes sociais, em que o leitor já não se chama leitor e os romances e peças de teatro «virão com clipes dos cenários descritos pela narrativa, entrevistas com o autor, facilidade em substituir palavras difíceis por sinônimos acessíveis, interatividade com o usuário (“faça seu final, case Romeu com Julieta").»  

 

O verbo <i>for</i>

Escrita ainda em vida do autor, esta saborosíssima crónica sobre uma prova oral... «bestíssima» foi publicada no jornal "O Globo" (e em outros jornais) a 13 de setembro de 1998, integrando o livro "Conselheiro Come».

Claro, todo o mundo já ouviu falar que as línguas são como seres vivos, que mudam com o tempo e até morrem. É verdade e, se não fosse assim, ainda estaríamos falando latim. Nada, portanto, contra as mudanças na língua, contanto que sejam ditadas por uma razão mais ou menos respeitável, até mesmo pela famosa lei do menor esforço, quando não redunde em empobrecimento da capacidade de expressão.