Sandra Duarte Tavares - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Sandra Duarte Tavares
Sandra Duarte Tavares
83K

É mestre em Linguística Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É professora no Instituto Superior de Comunicação Empresarial. É formadora do Centro de Formação da RTP e  participante em três rubricas de língua oortuguesa: Agora, o Português (RTP 1), Jogo da Língua  e Na Ponta da Língua (Antena 1). Assegura ainda uma coluna  mensal  na edição digital da revista Visão. Autora ou coa-autora dos livros Falar bem, Escrever melhor e 500 Erros mais Comuns da Língua Portuguesa e coautora dos livros Gramática Descomplicada, Pares Difíceis da Língua Portuguesa, Pontapés na Gramática, Assim é que é Falar!SOS da Língua PortuguesaQuem Tem Medo da Língua Portuguesa? Mais Pares Difíceis da Língua Portuguesa e de um manual escolar de Português: Ás das Letras 5. Mais informação aqui.

 
Textos publicados pela autora
O Poder das Nossas Palavras
Estratégias linguísticas para comunicar com persuasão, empatia e assertividade
Por Sandra Duarte Tavares

O Poder das Nossas Palavras é a mais recente obra de Sandra Duarte Tavares, lançado em setembro de 2025 sob a chancela da Oficina do Livro

Como é que as palavras moldam o nosso cérebro, influenciam decisões e constroem relações? Em O Poder das Nossas Palavras, a autora propõe uma viagem pela linguagem e pela mente humana, cruzando ciência e emoção com uma abordagem prática e transformadora.

Estruturado em cinco capítulos temáticos – A neurociência das palavras; O poder das palavras persuasivas; O poder das palavras em práticas; O poder das palavras assertivas; e O poder das palavras na liderança – o livro revela como a linguagem ativa circuitos cerebrais, influencia comportamentos e pode ser usada como ferramenta de bem-estar, empatia e inteligência emocional. Ao longo da obra, a autora oferece estratégias e exercícios que ajudam a comunicar com mais propósito, clareza e impacto – seja em contextos pessoais, profissionais ou sociais. 

Mais do que um manual de comunicação, este é um convite a usar as palavras com consciência e intenção. É, portanto, uma leitura essencial para quem procura compreender melhor o impacto da linguagem e usá-la de forma mais consciente no dia a dia, assim como um contributo acessível e fundamentado para refletirmos sobre a importância da linguagem e o lugar das palavras na vida em sociedade.

Os cinco grandes mitos natalícios <br>da língua portuguesa
Desvios à norma em tempo festivo

Sobre o plural de bolo-rei, relembra a professora Sandra Duarte Tavares que «neste composto, ambos os nomes vão para o plural» e, portanto, deve dizer-se bolos-reis. Este e outros quatro desvios em relação à norma-padrão, no uso de palavras alusivas ao Natal, preenchem este apontamento que a autora publicou na versão digital da revista Visão, em 8 de dezembro de 2021.

Precisa mesmo dessa palavra?
Sobre o uso e abuso de estrangeirismos

« [D]esengane-se quem pensa que os usamos apenas por necessidade linguística. A verdade é que os usamos, quase sempre, por moda, vaidade ou estatuto social», afirma Sandra Duarte Tavares num artigo de opinião disponível na revista Visão de dia 4 de outubro de 2021 acerca do uso excessivo de estrangeirismos. 

18 erros de português frequentes  <br>e que mancham a sua imagem
Uma lista para não passar vergonhas

«A competência linguística, associada ao domínio da comunicação oral e escrita, assume, inequivocamente, um valor sociocultural relevante, promovendo cada vez mais aceitação, credibilidade e prestígio social.» Para tanto, a professora e divulgadora de temas gramaticais Sandra Duarte Tavares apresenta uma lista de 18 erros corrigidos.

Artigo incluído na edição digital da revista Visão em 5 de maio de 2021, aqui transcrito com a devida vénia.

O mundo admirável das palavras
Conselhos para o bom uso do léxico

«É raro o momento das nossas vidas em que estamos longe das palavras. Trocamos palavras com a nossa família, com amigos, com colegas no trabalho e até com desconhecidos. Falamos com os animais e, muitas vezes, sozinhos, verbalizando os nossos próprios pensamentos. Será que temos verdadeira consciência do poder que as palavras têm nas nossas vidas?» 

Artigo da professora Sandra Duarte Tavares publicado em 21 de dezembro de 2020 na edição digital da revista Visão.