 Ensinar gramática
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                Ensinar gramática
                                            
                                            Textos publicados pela autora
 Ensinar gramática
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                Ensinar gramática
                                            
                                             Sejamos claros
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                Sejamos claros
                                            
                                            Subterfúgios da nominalização
O discurso formal, incluindo o da comunicação mediática, é fértil em nominalizações, pelas quais se substituem verbos – por exemplo, combater e corromper – pelos nomes correspondentes – combate e corrupção. É uma estratégia que deixa por identificar o agente da ação, porque as «[...] as nominalizações, ao transformarem o processo (verbo) numa coisa (nome), sugam as pessoas para fora da frase». Considerações da linguista Ana Sousa Martins... Números precisam-se
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                Números precisam-se
                                            
                                            Falsas certezas no ensino das línguas
Em Portugal, julga-se que há respostas óbvias no domínio da pedagogia, da didática ou das metodologias no ensino de línguas, mas parecem escassear os dados quantitativos que as validam. O que se tem como certeza talvez não passe de mera impressão, faltando acesso ao tipo de formação requerida por uma investigação bem fundada. A crítica é da linguista Ana Sousa Martins, coordenadora da Ciberescola da Língua Portuguesa, que a formula num texto elaborado para a rubrica "Cronigramas" do programa Páginas de Português,... Quando as metáforas deixam de ser metáforas
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                Quando as metáforas deixam de ser metáforas
                                            
                                            Os danos físicos da agressividade verbal
Numa visita que fez ao Bangladeche, o papa Francisco equiparou a maledicência ao terrorismo e certas palavras a armas de destruição. A ideia encontra apoio na investigação científica, que aponta para a capacidade da agressividade verbal de se repercutir nas nossas redes neuronais como um verdadeiro dano físico interno. Terá a metáfora papal tanta realidade como um murro na cara? A linguista Ana Sousa Martins comenta a questão, no apontamento que se segue, lido na rubrica "Cronicando" do programa... América
                                                
                                            
                                        
                                            
                                                América
                                            
                                            