Paulo Moura - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Paulo Moura
Paulo Moura
2K

Paulo Moura (Porto, 1959) é um jornalista português, professor na Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa. Colabora com o jornal Público e já recebeu importantes prémios de jornalismo, o mais recente da UNESCO com a reportagem A Revolução virá do campo (2013). Da sua obra literária, destacam-se: Passaporte para o céu (2006), O fim das miragens (2007) e Longe do mar (2014).

 
Textos publicados pelo autor
Português, tétum ou tetuguês
A política da língua em Timor-Leste

«O problema linguístico é fundamental em Timor, porque está em questão a própria identidade do novo país. Deverá ser adoptado o português, o tétum, o bahasa Indonésia ou o inglês? A importância do português parece consensual, mas onde levará a política de ensino que está a ser seguida?»

 

Artigo do jornalista Paulo Moura, transcrito, com a devida vénia, do jornal Público, com a data de 7 de maio de 2007. Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

A particularidade dos tabuísmos no Porto

Em nenhum outro lugar de Portugal fala um português tão rico como no Porto — escreve neste artigo* o jornalista e escritor Paulo Moura, sustentando como, aí, «os palavrões não são obscenos: são uma arte e uma filosofia».

 

¹ in jornal Público de 18/02/2007