Carlos A. M. Gouveia - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carlos A. M. Gouveia
Carlos A. M. Gouveia
4K

Carlos A. M. Gouveia é um linguista português, Professor Agregado da Faculdade de Letras de Lisboa e investigador no Instituto de Linguística Teórica e Computacional. Coautor do livro Introdução à Linguística Geral e Portuguesa.

 

 
Textos publicados pelo autor
Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a

Assédio, poder e sistemas de oportunidade
Conceitos de assédio

«O assédio na Universidade [em Portugal] é de espectro largo e em alguns casos de assédio moral corresponde ao sentido da palavra no discurso militar, i. e., o que verdadeiramente o que se faz é cercar, sitiar. São casos de perseguição que duram, muitos deles, anos a fio.» – escreve o professor universitário Carlos A. M. Gouveia refletindo sobre o conceito de assédio e os seus tipos na realidade universitária. Texto incluído no jornal Público em 23 de maio de 2022 e aqui transcrito com a devida vénia.

Um livro de linguística, com pertinência social e cultural
Língua Portuguesa: Teoria, Aplicação e Investigação de Maria Helena Mira Mateus

Estruturado em quatro partes ("Língua e Cultura", "Reflexões sobre o ensino da língua", "Dos Gramáticos e das Gramáticas" e "Teoria e aplicações da fonologia"), trata-se de uma obra que vai além da sua importância e atualidade temática – assinala o autor neste texto que serviu de apresentação do livro A Língua Portuguesa: Teoria, Aplicação e Investigação, de Maria Helena Mira Mateus, ocorrido no dia do seu lançamento, a 11 de novembro de 2014, nas instalações do Instituto Camões, em Lisboa.