O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
O chavão das <i>ilações</i>
Feio e mau português

«Aposto que Jacinda Ardern, que acaba de se demitir sem uma razão óbvia, nunca diria a palavra ilações», escreve neste artigo* a jornalista Bárbara Reis sobre o que considera «a palavra mais feia da língua portuguesa».

* in jornal Público do dia 21 de janeiro de 2023, com o título «As ilações de Jacinda ou um texto sobre nada». Texto escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

 

<i>Posídon</i> vs. <i>Posêidon</i>
Como transcrever o nome do deus grego?

Publicação do professor universitário, classicista, tradutor e escritor Frederico Lourenço (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) no seu mural de Facebook, a respeito do aportuguesamento do nome de um dos deuses da mitologia grega – Posídon ou Posêidon. Mantém-se a ortografia de 1945, adotada no texto original.

Variantes ou variedades de português?
Os conceitos de variação, variedade e variante

«Embora partilhem o mesmo radical verbal – vari(ar) variaçãovariedade e variante nomeiam conceitos diferentes [...]», observa a linguista Margarita Correia nesta crónica publicada no Diário de Notícias no dia 16 de janeiro de 2023.

Usos do pronome clítico
As formas -lo(s)/-la(s)

A forma que o pronome clítico assume quando se associa a verbos terminado em -s- dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português, da Antena 2. 

Sete argumentos em favor da língua portuguesa
No ensino superior em Portugal

 [A] língua portuguesa não tem de ser e não é um entrave à internacionalização ensino superior, mas antes, se houver uma boa coordenação entre as políticas de internacionalização da língua e do ensino superior, ambos terão a ganhar reciprocamente e, em última instância, ganharemos todos nós» – sustenta a linguista e professora universitária Margarita Correia sobre o papel das universidades na promoção da língua portuguesa.

Documento elaborado pela autora para lançar a discussão do painel “Internacionalização da universidade e o português como língua do conhecimento”, integrado programa do Encontro Nacional Universidade: chave para o futuro, comemorativo dos 50 anos da Reforma Veiga Simão, do Iscte e da Democracia, organizado pelo Iscte em 7 de dezembro de 2022. 

A vírgula nas relativas
A diferença entre relativas explicativas e relativas restritivas

Na sua crónica divulgada no programa Páginas de Português, da Antena 2, a professora Carla Marques reflete sobre o uso da vírgula com orações relativas. 

Desejo-lhe um bom final de ano... ou fim de ano?
O uso de final

«O que muitos ainda não descobriram [...] é que final já é empregado também como substantivo (sinônimo de fim, oposto a início) pelo menos desde 1873, segundo aponta o dicionário Houaiss» – afirma Gabriel Lagos, escritor e revisor, acerca da aceitabilidade de «final de ano», em texto publicado no mural  Língua e Tradição, no Facebook, no dia 31 de dezembro de 2022. 

A concordância do verbo <br>com um numeral percentual
Regra geral e especificidades

Diário de Notícias escreveu em manchete «Jovens fogem do país. 70% ganhava menos de mil euros e lá fora recebe mais de 2 ou 3 mil». Este título deixou dúvidas ao ator Diogo Infante devido à concordância do verbo. Este é o tópico que dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no Páginas de Português, da Antena 2 (18/02/2022).

A que classe de palavras pertence <i>muito</i>?
Uma palavra que pode pertencer a várias classes

Nas frases «Este livro é muito interessante» e «Ao ler o livro fiquei com muito medo», a que classe de palavras pertence a palavra muito? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento de Inês Gama no programa Páginas de Português da Antena 2, em 11 de dezembro de 2022.

Um caso de conversão
«O olhar é decisivo»

Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português da Antena 2 (em 4/12/2022).