Isabel Coutinho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Isabel Coutinho
Isabel Coutinho
3K

Jornalista portuguesa, do diário "Público".

 
Textos publicados pela autora
«[Gostaria que] a língua portuguesa  <br> fosse realmente de todos»
O discurso de Paulina Chiziane na cerimónia de entrega do Prémio Camões 2021

 «A língua portuguesa para ser nossa, definitivamente nossa, precisa de um tratamento, de uma limpeza, de uma descolonização» – defendeu Paulina Chiziane no discurso que proferiu na cerimónia de entrega do Prémio Camões 2021, a qual teve lugar em Lisboa, em 5 de maio de 2023, Dia Mundial da Língua Portuguesa. Transcreve-se, com a devida vénia, o trabalho intitulado "Paulina Chiziane e o desejo de que 'a língua portuguesa fosse realmente de todos'", que a jornalista Isabel Coutinho assinou no jornal Público, também na referida data festiva. Mantém-se a norma ortográfica  de 1945, conforme o original.

Fonte da imagem: Observador, 05/05/2023.

 

Saramago, o escritor que brinca com a pontuação
Como o Nobel português da Literatura inovou no uso do ponto final e da vírgula

«O prémio Nobel da Literatura português inovou na maneira como utiliza o ponto final e a vírgula – ele prefere chamar-lhe os sinais de pausa –, marcando a frase com um outro ritmo dado pela oralidade» – escreve neste artigo* a jornalista Isabel Coutinho, assinalando como «Saramago subverteu a norma», pondo «tudo em estado de desordem, revolucionou». Algo «claramente inovador da sua obra», mas, não isento de controvérsia.

* in jornal Público do dia 23 de Abril de 2008, que a seguir se transcreve, com a devida vénia e conforme a norma ortográfica do original.