M. A. Galopim de Carvalho - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
M. A. Galopim de Carvalho
M. A. Galopim de Carvalho
2K

Professor universitário português jubilado, Prémio Bordalo em Ciências, conhecido em Portugal como «o avô dos dinossauros», em resultado  do seu trabalho de investigador  das pegadas da pedreira de CarenqueSesimbra (Espichel), um dos trilhos mais longos do período Cretáceo e graças a quem foi possível  essas pegadas. É um símbolo nacional da defesa e preservação do património cultural e científico, nomeadamente de sinais marcantes da riquíssima evolução da história natural. Autor, entre outras obras, de Dinossáurios, Uma Nova Visão (2002), Fora de PortasDicionário de Geologia (2011), As Pedras e as Palavras  (2015), de O Avô e os Netos falam de Geologia (2015).

 
Textos publicados pelo autor
Escola pública: carta aberta ao futuro Governo
Uma prioridade pós-legislativas de 2024

«É urgente demolir o obsoleto edifício da Educação actual [em Portugal] e, em seu lugar, fazer surgir um outro, numa profícua colaboração entre governos e oposições, para durar três ou mais legislaturas» – exorta* o geólogo António Galopim de Carvalho, professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, numa reflexão sobre o estado da escolas púbilcas em Portugal e o que, na sua opinião, deve ser uma prioridade do Governo saido das eleições legislativas de 20 de março de 1924.

*  Artigo  incluído no jornal Público em 20 de março de 2024 e aqui transcrito com a  devida vénia. Texto escritio segundo a norma rtográfica de 1945.

<i>Você</i>
Uma questão de (des)educação

«Não gosto e reajo mal se o você me for dirigido por pessoa de elevado estatuto socioprofissional como são, entre muitos outros, os juízes, nos tribunais, ou médicos, nos centros de Saúde e hospitais. Nestas instituições a que o cidadão acorre em situação de debilidade, não só física, mas também e sempre, psicológica, esse você frio e distante, saído da boca do clínico, tantas vezes um jovem face ao doente, constitui um abuso desnecessário e feio.» 

 Apontamento do professor universitário português jubilado M. A. Galopim de Carvalho na sua página no Facebook, maio de 2023.

Mármore
A sua história linguística e geológica

António Galopim de Carvalho, professor universitário jubilado português e defensor do património relacionado com os dinossauros, apresenta um apontamento* em torno da palavra mármore, passando em revista a sua etimologia, a evolução das realidades por si designadas, aspetos geológicos relacionados com o calcário. Recorda, ainda, palavras da família de mármore

*texto publicado pelo autor na sua página pessoal do Facebook, a propósito do desabamento de uma pedreira de mármore em Borba, Alentejo.