*in blogue JQM, com a data de 24 de maio de 2023. Manteve-se a norma ortográfica de 1945 do original.
João Querido Manha (Minde, 1958). Ex-jornalista português, com passagem por diversos meios de informação, como na agência Anop (chefe de redação), Gazeta dos Desportos (subchefe de redação), Foot (chefe de redação), Pasquim (chefe de redação), Expresso (editor), Record (chefe de redação adjunto e director), Correio da Manhã, TVI e TSF. Como repórter, esteve sempre ligado ao desporto, tendo participado nos Jogos Olímpicos, nos Campeonatos do Mundo de Futebol FIFA ou no Mundial de Fórmula 1. É coautor do livro Crónica de Ouro do Futebol Português e dinamiza o blogue JQM.
*in blogue JQM, com a data de 24 de maio de 2023. Manteve-se a norma ortográfica de 1945 do original.
Sobre o termo mono, tomado como insulto pelo futebolista luso-brasileiro Pepe, numa disputa com o argentino Santiago Colombatto, num recente jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Famalicão.
Apontamento do jornalista João Querido Manha no seu blogue, JQM, com a data de 6 de maio de 2023, transcrito na íntegra a seguir, com a devida vénia.
A errada pronúncia na rádio e de televisão portuguesasdo apelido do jovem futebolista do Benfica Renato Sanches – como se se tratasse de um mexicano ( logo, "Sánchez", com z) –, assinalada neste apontamento do jornalista João Querido Manha .
Um jornalista do Diário de Notícias ousou recorrer ao jargão informático numa notícia sobre os efeitos do anúncio do abandono do jogador de basquetebol Kobe Bryant.
(...)
Atordoada = Adormecida, Estonteada, Entontecida, Insensibilizada, Maravilhada, Pasmada
Atoarda = Boato, Rumor, Toada, Galga
O ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo utilizou uma vez, numa entrevista televisiva, a palavra atordoada com o sentido de atoarda e veio mais tarde penitenciar-se pelo erro, mera dislexia pontual no calor da argumentação.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações