João Querido Manha - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
João Querido Manha
João Querido Manha
6K

João Querido Manha (Minde, 1958). Ex-jornalista português, com passagem por diversos meios de informação, como na agência Anop (chefe de redação), Gazeta dos Desportos (subchefe de redação), Foot (chefe de redação), Pasquim (chefe de redação), Expresso (editor), Record (chefe de redação adjunto e director), Correio da ManhãTVI e TSF. Como repórter, esteve sempre ligado ao desporto, tendo participado nos Jogos Olímpicos, nos Campeonatos do Mundo de Futebol FIFA ou no Mundial de Fórmula 1. É coautor do livro Crónica de Ouro do Futebol Português e dinamiza o blogue JQM.

 
Textos publicados pelo autor
O valor de um nome
A origem do apelido Manha
Como escreve João Querido Manha neste texto*, podia chamar-se João da Silva, ou João Carreira, ou João Dias, ou João Capaz – isto ponderando apenas três gerações numa terra anterior à nacionalidade. Só que  os seus pais escolheram juntar dois apelidos também cheios de história e de significado: «Os Querido, de Mira de Aire, e os Manha, de Minde

 

 *in blogue JQM, com a data de 24 de maio de 2023. Manteve-se a norma ortográfica de 1945 do original.

Pepe, o monolítico
O duplo sentido de «mono», em Portugal e em Espanha

Sobre o termo monotomado como insulto pelo futebolista luso-brasileiro Pepe, numa disputa com o argentino Santiago Colombatto, num recente jogo entre o Futebol Clube do Porto e o Famalicão.

 Apontamento do jornalista João Querido Manha no seu blogue, JQM, com a data de 6 de maio de 2023, transcrito na íntegra a seguir, com a devida vénia. 

Se o apelido é Sanches,<br> porquê dizer Sánchez?!

Em Portugal, os profissionais de rádio e de televisão, salvo raras exceções, pronunciam o apelido do jovem futebolista do Benfica Renato Sanches como se se tratasse de um mexicano – logo, "Sánchez", com z –, sendo responsáveis pela disseminação do erro entre os adeptos em geral, não obstante o jogador só aparecer em público com o nome estampado corretamente nas costas da camisola. Não saberão ler? (...)

Um chuto no
Impropriedades do "futebolês"

Um jornalista do Diário de Notícias ousou recorrer ao jargão informático numa notícia sobre os efeitos do anúncio do abandono do jogador de basquetebol Kobe Bryant.

(...)

Atordoada = Adormecida, Estonteada, Entontecida, Insensibilizada, Maravilhada, Pasmada

Atoarda = Boato, Rumor, Toada, Galga

O ex-presidente do Benfica João Vale e Azevedo utilizou uma vez, numa entrevista televisiva, a palavra atordoada com o sentido de atoarda e veio mais tarde penitenciar-se pelo erro, mera dislexia pontual no calor da argumentação.