Raya Khachatryan - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Raya Khachatryan
Raya Khachatryan
791

Nasceu na Arménia, estudou e trabalhou como jornalista na capital do país. Em 2022, mudou-se para Lisboa para fazer doutoramento em Ciências da Comunicação na Universidade Católica, onde investiga a ligação entre a memória coletiva e o jornalismo. Adora estudar línguas.

 
Textos publicados pelo autor
O porquê de eu gostar de falar português
Do alfabeto arménio ao latino

«Passaram já dois anos, um pouco mais, e aprendi algumas palavras. Eis o meu vocabulário: um, dois, três, e «olá, meu amor». «Queria um abatanado, se faz favor.» Depois agradeço. Tenho um caderno onde guardo essas frases todas.»

Apontamento da jornalista arménia Raya Khatcharyan acerca da sua adaptação à língua e cultura de Portugal, num processo em que até a mudança de alfabeto, do arménio para o alfabeto latino, tem profundo impacto psicológico.

Da canela à canalha
Como começar a falar português nas pastelarias de Lisboa

«Tudo começou quando me mudei para Lisboa, em setembro de 2022, para fazer o doutoramento e me instalei num prédio cor-de-rosa dos anos 50 no centro de Arroios, na Almirante Reis» – conta a investigadora arménia Raya Khachatryan a respeito da sua experiência como estudante de língua portuguesa num ambiente tipicamente lisboeta, as pastelarias, entre muitos pastéis de nata.