Junho em Portugal é o mês dos santos. A isto se deve o facto de na igreja católica se comemorar o dia de três santos: Santo António, no dia 13 de junho, São João e São Pedro, nos dias 24 e 29 de junho, respetivamente.
Associado a estas datas está um mês cheio de festas populares1. Por todo o Portugal, nas noites já quentes de junho, é fácil dançar ao som de música popular e comer sardinhas e bifanas. Ora, e que mais está associado à música popular que não o «instrumento musical portátil, de teclas e palhetas metálicas, cujas lâminas entram em vibração com a deslocação de ar provocada pela compressão e distensão manual de um fole pregueado» (Dicionário da Língua Portuguesa): o acordeão?
É verdade! Não há festa popular onde não se encontre um acordeonista pronto para animar quem gosta de dar um pezinho de dança.
Qual é, então, a origem deste instrumento musical que se popularizou no século XX e que é usado na música folclórica de vários países? Inventado em 1829 pelo fabricante de pianos Cyrill Demian de Viena, foi denominado Akkordeon em alemão (Machado, José Pedro. Dicionário Etimológico da Língua Portuguesa), de Akkord – «acorde musical, harmonia de sons» (Online Etymology Dictionary). Por terras de Portugal, este instrumento deve o seu nome à designação francesa accordéon, que, por seu lado, tem origem no alemão, e surge em português em 1922, de acordo com Cândido de Figueiredo no Novo Diccionário da Língua Portuguesa (apud Dicionário Houaiss).
Por terras brasileiras, no entanto, há uma pequena diferença na sua designação: acordeom (com data de 1858, de acordo com o Dicionário Houaiss) ou acordeona2. Esta última, de acordo com o mesmo dicionário, é uma adaptação de acordeão, substantivo ao qual se associa o sufixo feminino -ona, «à semelhança de bujarrona, provavelmente sob influência do padrão português solteirão/solteirona». Note-se, contudo, que acordeona parece ser menos corrente, e, em sua alternativa, surgem acordeão ou acordeom.
1 No Brasil dá-se a comemoração das festas juninas, em comemoração a São João.
2 Note-se que há registo deste instrumento também se puder denominar acordéon, de acordo com o Portal da Língua Portuguesa e com o Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Parece, contudo, tratar-se de um erro. Mais nenhum dicionário ou vocabulário consultado atesta esta forma.
N.E.: Atualização em 19 de junho de 2023.