O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
Desejo-lhe um bom final de ano... ou fim de ano?
O uso de final

«O que muitos ainda não descobriram [...] é que final já é empregado também como substantivo (sinônimo de fim, oposto a início) pelo menos desde 1873, segundo aponta o dicionário Houaiss» – afirma Gabriel Lagos, escritor e revisor, acerca da aceitabilidade de «final de ano», em texto publicado no mural  Língua e Tradição, no Facebook, no dia 31 de dezembro de 2022. 

A concordância do verbo <br>com um numeral percentual
Regra geral e especificidades

Diário de Notícias escreveu em manchete «Jovens fogem do país. 70% ganhava menos de mil euros e lá fora recebe mais de 2 ou 3 mil». Este título deixou dúvidas ao ator Diogo Infante devido à concordância do verbo. Este é o tópico que dá matéria ao apontamento da professora Carla Marques no Páginas de Português, da Antena 2 (18/02/2022).

A que classe de palavras pertence <i>muito</i>?
Uma palavra que pode pertencer a várias classes

Nas frases «Este livro é muito interessante» e «Ao ler o livro fiquei com muito medo», a que classe de palavras pertence a palavra muito? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento de Inês Gama no programa Páginas de Português da Antena 2, em 11 de dezembro de 2022.

Um caso de conversão
«O olhar é decisivo»

Na frase «O olhar é decisivo», a que classe de palavras pertence a palavra olhar? Esta é a questão que funciona como ponto de partida para a dúvida da semana, apontamento da professora Carla Marques no programa Páginas de Português da Antena 2 (em 4/12/2022).

<i>Dicionário da Língua Portuguesa Medieval</i>
Uma importante obra lexicográfica

«Apesar de ser uma das línguas faladas do mundo, de ter conhecido a atribuição de um  Dia Mundial pela UNESCO em 2019 e de se prever grande crescimento do seu número de falantes ao longo deste século, a língua portuguesa carece ainda de obras lexicográficas à altura da sua importância. Saúda-se, assim, a publicação do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval

Artigo da linguista e professora universitária Margarita Correia , publicado no Diário de Notícias, em 28 de novembro de 2022, a propósito do lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval, resultante de um projeto desenvolvido, entre 2004 e 2007, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, sob a coordenação dos professores catedráticos João Malaca Casteleiro (1936-2020), Maria Francisca Xavier (1942 –2019), Maria de Lourdes Crispim .

O discurso direto em Saramago
A transposição da fala para a escrita

A representação convencional do discurso direto não é adotada em muitos textos de José Saramago, que cria um sistema próprio de representação desse discurso, como assinala a professora Carla Marques no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2. 

Miniglossário de termos linguísticos
Palavras para dizer a língua

Afixo, aglutinante, diglossia, galimatias, glotofobia, idioleto, língua de pau, par e socioleto – são alguns dos termos linguísticos recolhidos em "Les mots pour le dire", publicado no mensário francês Le Monde Diplomatique, edição n.º 186, dezembro 2022/janeiro 2023.

 

Saramago não usa pontuação <br> em muitas das suas obras?
O valor da vírgula e do ponto

A questão do valor da vírgula e do ponto na obra de José Saramago é retomada pela professora Carla Marques neste apontamento divulgado no programa Páginas de Português da Antena 2

Como é hoje a presença da língua portuguesa  <br> na Internet?
O projeto Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)

«Segundo o seu relatório final [Presença da Língua Portuguesa na Internet (PPI)], o português ocupa o sexto lugar entre as línguas mais usadas na Internet, atrás do inglês, chinês, espanhol, francês e hindi, e seguido de perto pelo árabe, alemão japonês e russo», refere a professora e linguista Margarita Correia, na sua crónica semanal do Diário de Notícias, em 21 de novembro de 2022.

«Pelos vistos» (II)
Uma expressão já dicionarizada

«Pelos  vistos» – certo ou errado? A dúvida foi manifestada pelo humorista português Ricardo Araújo Pereira no Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer do dia 12 de novembro de 2022, na SIC Notícias.