Partindo da frase «Pedro abre a porta.», a professora Carla Marques esclarece o contexto em que poderá existir uma vírgula após Pedro (apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2).
Partindo da frase «Pedro abre a porta.», a professora Carla Marques esclarece o contexto em que poderá existir uma vírgula após Pedro (apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2).
«Por vezes, nas minhas aulas de Português como Língua Estrangeira, sou surpreendida com algumas questões singulares que me deixam a pensar sobre a forma como nós, falantes nativos, usamos a língua. Há uns tempos, um aluno perguntou-me se o «desculpa lá» que tinha ouvido na rua significava «I’m sorry». Mas afinal o que é este «lá»? E qual a função desta palavra em expressões como «desculpa lá»?»
Reflexão de Inês Gama sobre os marcadores discursivos, nomeadamente sobre a função da palavra «lá» na expressão «desculpa lá».
«[C]ertas "condenações condenáveis", como gosto de chamá-las, muitas vezes são refutadas pelos próprios gramáticos e pelos exemplos literários: é o caso de "junto com", "nem tampouco», "já não mais" e outras aparentes redundâncias que, rechaçadas pelos racionalistas mais rigorosos, recebem o abono daqueles especialistas e escritores de peso.» Neste texto reflexivo, o revisor e escritor Gabriel Lago defende a pluralização de saudade e expressões como «maior atenção» e «maiores informações», fundamentada com exemplos de escritores de peso. Reflexão publicada no mural Língua e Tradição , no Facebook, em 5 de novembro de 2022 e aqui transcrita com a devida vénia.
Qual a frase correta: «A maior parte dos turistas visita este museu» ou «A maior parte dos turistas visitam este museu»? A resposta é apresentada pela professora Carla Marques no seu apontamento do programa Páginas de Português da Antena 2.
Neste apontamento, a professora Carla Marques volta a abordar as questões de concordância e, desta feita, explica qual a opção correta entre as frases «És tu que escreves o texto» ou «És tu que escreve o texto»? (apontamento difundido no programa Páginas de Português da Antena 2).
«Como em tantas coisas na língua, a transformação de football em futebol e goal em golo foi um processo gradual. Cada vez mais se escreveu a forma adaptada até chegar ao dia em que já ninguém escrevia a forma original.»
Texto à volta da origem da palavra golo, da autoria do professor universitário português Marco Neves, no blogue Certas Palavras, com a data de 30 de outubro de 2022. Escrito segundo a norma ortográfica de 1945.
«A discriminação pelo sotaque é o último preconceito, mesmo dos que se dizem sem preconceitos», considera o jornalista Luís Pedro Nunes, em crónica publicada no semanário Expresso do dia 28 de outubro de 2022.
«Tenho esbarrado numa quantidade imensa de pessoas que deixaram de lado as três letrinhas afirmativas e, como se combinasse melhor com o tom dos jeans que vai ser onda no verão, disparam "total" na direção de meus ouvidos. Devem achar que o português fica, tipo assim, mais robusto.»
Crónica do jornalista e escritor brasileiro Joaquim Ferreira dos Santos, publicada no jornal O Globo do dia 31 de outubro de 2022.
Um pequena viagem por expressões, gírias e neologismos que marcaram a campanha para as presidenciais brasileira no artigo "Pintou um clima, candidato padre, capiau, pinguço. O léxico da eleição", da autoria do correspondente do Diário de Notícias em São Paulo, João Almeida Moreira, publicado em 30/10/2022.
Fonte da imagem: "Resultado das Eleições 2022: Lula é eleito presidente do Brasil", Jota, 30/10/2022.
Não foi menos encrespado do que tinha sido, já, na primeira volta, o léxico dominante na disputa eleitoral entre Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva. Antes pelo contrário, como se assistiu nos dois debates televisivos, antes da votação do dia 30 de outubro de 2022. De A a Z, um pequeno glossário temático a ele alusivo, com 20 nomes com um particular enfoque mediático, termos pejorativos e expressões virulentas menos correntes fora do Brasil.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações