As temperaturas elevadas que, no começo do verão de 2025, se fizeram sentir em grande parte da metade sul de Portugal, lançaram uma dúvida a muitos falantes de português. Afinal, diz-se "metereologia" ou "meteorologia"?
Ora, nos dicionários de língua portuguesa só está registada a forma meteorologia. Segundo o Dicionário da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa, a palavra é formada a partir da junção dos radicais de origem grega meteor(o)- («que é do alto, que se eleva, os espaços e os corpos e os fenómenos celestes») e -logia (indicativo de «ciência, arte, tratado»). De acordo com a mesma fonte, meteoro também se usa como palavra autónoma, nos estudos de física, sobretudo com o significado de «fenómeno luminoso resultante da entrada na atmosfera terrestre de um corpo sólido proveniente do espaço». O termo meteorologia serve, portanto, para designar o tempo atmosférico ou, em sentido mais preciso, a «ciência que estuda as condições físicas da atmosfera, os fenómenos que nela se registam e que procura prevê-los através da análise da sua evolução».
Sendo assim, é apenas correto dizer «As temperaturas continuaram elevadas segundo dados do Instituto Português de Meteorologia», já que a palavra “metereologia” não existe.
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Meteorologia_Inês Gama]
Apontamento da consultora Inês Gama incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 06 de julho de 2025.