No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
No desafio semana, a professora Carla Marques explora a significação do provérbio ««Quem com porcos anda, farelo come» (apontamento divulgado no programa Páginas de Português, na Antena 2, de 01/06/2025) .
No final de mais uma época de futebol em Portugal, a euforia dos campeões e o desgosto dos derrotados levam o discurso jornalístico a ativar palavras e expressões de vários campos lexicais, entre eles, o da espiritualidade. Fala-se por exemplo, do «misticismo do estádio do Jamor», expressão que motiva este apontamento do consultor Carlos Rocha.
«O que mais me impactou [...] foi o seu jeito de ser, sua candura, seu humor refinado – sempre aquele sorriso no rosto» – recorda o gramático Fernando Pestana acerca do seu primeiro encontro com Evanildo Bechara (1928-2025), cuja figura e obra são aqui evocadas. Apontamento que o autor publicou no seu mural de Facebook em 23 de maio de 2025.
Qual a diferença entre as palavras dicionário e glossário? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (dia 25 de maio de 2025).
Apontamento da consultora Inês Gama sobre o plural de arco-íris. Incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 18 de maio de 2025.
«Como o português é uma das línguas mais faladas do planeta, é natural que empresas estejam dando preferência, em algumas áreas, para aqueles que dominam o idioma», lê-se neste trabalho do jornalista Vicente Nunes incluído em 6 de maio de 2025 no Público Brasil, a respeito da importância do português no recrutamento de profissionais por empresas com origem no Brasil. Texto aqui transcrito com a devida vénia.
Na frase «Ouviram-se os jovens», a palavra se desempenha que função sintática? A professora Carla Marques aborda a questão na rubrica divulgada no programa Páginas de Português, na Antena 2 (dia 4 de maio de 2025).
«Da língua materna e maternal que afinal nos habita – ou somos nós que já a habitamos ou as duas coisas? –, dessa portuguesa língua, além de filhos, nos tornamos um pouco mestres e amos, estamos prontos a viajar com ela e a nela viajar, prontos a deixá-la ganhar pátria e ganhar mundo.»
Texto que assinala a celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa em 2025, da autoria do escritor João Pedro Mésseder e publicado no mural Leya Educação (Facebook, 5 de maio de 2025).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações