O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
<i>Adesão</i> vs. <i>aderência</i>
Palavras com sentidos semelhantes

Neste apontamento, a consultora Inês Gama aborda as diferenças entre as palavras adesão e aderência.

(Apontamento transmitido  no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 24/03/2024)

Filocriatividade, perguntologia e a perguntóloga!...
Três neologismos propositados

O consultor do Ciberdúvidas Paulo J. S. Barata explora, neste texto, a etimologia e o significado de filocriatividade e perguntologia, além de discutir brevemente a sua plausibilidade e aplicabilidade.

As palavras e as  dúvidas linguísticas que marcaram as legislativas de 2024 em Portugal
Desfazendo algumas confusões

Uma seleção das palavras que marcaram o período de campanha para as eleições legislativas de10 de março de 2024, em Portugal, e a fase de divulgação dos resultados das votações é o tema deste texto da consultora Inês Gama, que aproveita ainda para esclarecer certas confusões que algumas delas causaram.

A Lista Vermelha das palavras <br>em vias de extinção
A gravidade de uma situação

«Há palavras que se encontram numa situação crítica. Algumas só sobrevivem graças a provérbios ou expressões idiomáticas, que funcionam como última reserva, santuário, onde essas palavras ainda encontram espaço para respirar.» 

O diagnóstico é do tradutor Gonçalo Puga neste artigo incluído no jornal Público em 27 de janeiro de 2015 e aqui transcrito com a devida vénia. Mantém-se a ortografia de 1945, seguida pelo autor.

O povo

«Faz parte do “povo” quem quer e não propriamente “todos” os que partilham um determinado território, língua ou mesmo cultura», refere o professor Paulo Guinote, num texto que trata da complexidade e da ambiguidade do conceito de povo, nomeadamente no discurso político. Texto originalmente publicado no Diário de Notícias em 18 de março de 2024. 

 

Por exemplo
Uma locução adverbial

Qual a natureza da locução «por exemplo»? A professora Carla Marques aborda a questão no seu apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2 (edição de 17 de março de 2024). 

A fotografia <i>photoshopada</i> de Kate Middleton
Neologismos digitais

Kate Middleton, ou alguém que gere as redes sociais dos príncipes de Gales, utilizou o Photoshop para manipular uma fotografia publicada a propósito do Dia da Mãe no Reino Unido. Este texto, da autoria da consultora Sara Mourato, relembra como estes eventos influenciam a criação de novos termos ou neologismos, como photoshopar e photoshopada.

Azeitona
A etimologia da palavra

No apontamento desta semana, a professora Carla Marques trata a etimologia da palavra azeitona

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 10/03/2024)

A linguística portuguesa feita no feminino
As mulheres que deixaram a sua marca no estudo da gramática e da língua portuguesa

«Apesar do caminho sinuoso e dos obstáculos impostos, várias foram as mulheres que procuraram deixar a sua marca na investigação desenvolvida em torno da língua portuguesa», afirma a consultora Inês Gama, neste apontamento em que se analisam os contributos de algumas mulheres na área da gramática e língua portuguesa.

Que língua é esta?
Sobre o português e os que o falam

«Falar da população dos países de língua oficial portuguesa não é o mesmo que falar da população de falantes de português.»

Artigo da jornalista Francisca Gorjão Henriques sobre a situação atual da língua portuguesa e dos seus falantes. Transcrito, com a devida vénia, do T no sítio da Internet da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a data 6 de junho de 2018.