Fernando Pestana - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Fernando Pestana
Fernando Pestana
1K

Fernando Pestana é professor de Língua Portuguesa e é formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua há 12 anos em todos os segmentos da área de concursos, nomeadamente pré-militar, pré-vestibular e concurso público. Atualmente ministra aulas no site EuVouPassar (videoaulas), no site Estratégias Concursos (cursos em PDF) e nos seguintes cursos presenciais do Rio de Janeiro: Multiplus, CELP e Pra Passar.

 
Textos publicados pelo autor

Obrigado pela abertura de discussão. Isso mostra que vocês não são tolhidos.

Sobre a entrada Ainda o pronome quem e o indefinido «seja quem for» [II], de Pedro Mateus [...], tenho algo a falar AINDA.

Antes de mais nada, quero deixar claro que eu não desprezo os "grandes mestres", como Pedro Mateus sugere.

Sobre as orações relativas sem antecedente expresso:

[Pergunta] Antes de mais nada, parabéns pelo site. Sei que já analisaram questão parecida antes, mas gostaria muito de nova análise, com cautela. Posso até estar errado, mas preciso dividir isso com pessoas mais capazes que eu. A primeira vez que li em uma gramática que o qu...