Pergunta:
Existe a frase «Eu falto terminar a tarefa»?
Existe «eu falto à escola...», «Eu falto à reunião...», «Falta um aluno na sala...»
Na gramática, a estrutura «Eu falto» + outro verbo no infinitivo é válida na língua portuguesa normativa?
Qual seria a classe gramatical/função sintática do verbo faltar e terminar nessa frase?
Resposta:
No português brasileiro*, é bastante comum o que se chama de reanálise sintática: ocorre quando os falantes começam a interpretar uma estrutura gramatical de forma diferente da original, levando a mudanças na língua ao longo do tempo.
No caso trazido pelo consulente (em que a construção normativa padrão «Falta-me terminar a tarefa» se torna «Eu falto terminar a tarefa»), a reanálise envolve a tendência do português brasileiro de priorizar o sujeito (em vez do objeto), de priorizar o agente (em vez da ação em si) e de priorizar o tópico (em vez do foco), transformando o verbo transitivo indireto («faltar-me» = «faltar a mim») em verbo auxiliar (faltar + infinitivo)¹. Isso significa que a estrutura da frase sofre um ajuste para destacar quem realiza a ação (sujeito/agente), como o tema central da conversa (tópico), por isso o objeto (me) passa a sujeito (eu). Dentro da gramática tradicional, esse fenômeno está relacionado ao que os antigos gramáticos chamavam "afetividade", porque em geral (portanto, nem sempre) isso ocorre com verbos que expressam algum sentimento ou estado de espírito do enunciador (do "eu"). Veja outros exemplos:
– Custa-me crer em você > Eu custo a crer em você.
– Admira-me que ela não tenha retornado > Eu me admiro que ela não tenha retornado.
– Alegrou-me estar com vocês hoje > Eu me alegrei por estar com vocês hoje.
Como consequência dessa reanálise sintática, a ordem das palavras se torna mais fixa, consolidando a sequência Sujeito-Verbo-Complemento (SVC).
Agora, importante: segundo a norma-padrão da língua portuguesa, algumas dessas construções de reanálise sintática ainda não estão estáveis nem consolidadas na norma culta, de modo que, em situações comunicativas mais formais (sobretudo na escrita), recomenda-se «Falta-me terminar a tarefa», «Ainda me falta terminar a tarefa», «Já não me falta terminar a tarefa» etc., ...