Pergunta:
Gostaria de saber como a seguinte oração intercalada é classificada sintaticamente e a classificação da palavra como nesse contexto:
«Os verbos de elocução – como murmurar, perguntar, responder, exclamar, entre muitos outros – são usados para indicar aspectos das falas das personagens.»
Obrigada!
Resposta:
No seu Manual de análise léxica e sintática, José Oiticica identifica um grupo de palavras que não se enquadram nas 10 classes gramaticais tradicionais* (substantivo, adjetivo, artigo, pronome, numeral, verbo, advérbio, preposição, conjunção, interjeição). A esse conjunto ele chama de «palavras (e locuções) denotativas», as quais têm diferentes matizes semânticos e discursivos. Na página 34 desse manual, é encontrada a resposta à pergunta da consulente, em que como equivale discursivamente a «por exemplo».
Diz o autor: «EXPLICATIVAS: como, a saber, por exemplo, em frases como: eram cinco, a saber: Pedro, Paulo...; são palavras simples, como: pé, mão, etc.; os coleópteros, por exemplo, tem metamorfoses completas; ...». Em nota, na mesma página, diz o autor que esses conectivos não podem ser tomados como conjunções, pois não exercem esse papel, de modo que «introduzem apenas uma enumeração, como os dois pontos».
Assim, na frase «Os verbos de elocução – como (= por exemplo) murmurar, perguntar, responder, exclamar, entre muitos outros – são usados para indicar aspectos das falas das personagens», o trecho entre travessões é um aposto explicativo introduzido por uma palavra denotativa de explicação (como), a qual introduz uma enumeração explicativa.
Note que não se pode tomar por oração o segmento «como murmurar, perguntar, responder, exclamar, entre outros», porquanto os verbos no infinitivo que compõem o trecho estão em sua forma nominal, com função substantiva, empregados genericamente, de maneira que não c...