Numa conversa com um amigo moçambicano sobre a palavra peúgas, disse-lhe que na minha família nunca se usou esta palavra. Dizíamos sempre meias e, se cobrissem a perna até ao joelho, designávamo-las por «meias altas», como acontece nesta foto com um dos meus irmãos que usa meias altas e que motivou a seguinte questão do referido amigo moçambicano:
«Diz-me se há apenas meias ou meias e peúgas nesta foto da tua família.»
Embora peúga seja referida nos dicionários como «meia curta», a Wikipédia, por exemplo, apresenta a seguinte imagem com a legenda "Meias de várias cores", referindo que «a meia também é chamada de peúga no norte de Portugal».
Meias de várias cores
https://pt.wikipedia.org/wiki/Meia
Respondi a esse amigo moçambicano que talvez estivéssemos perante um caso da sociolinguística e dos estilos de comunicação, em que uma palavra tem uso corrente ou formal e outra soa mais informal ou até vulgar, como acontece com os pares de vocábulos acidente/desastre, sanita/retrete, aniversário/anos, funeral/enterro. E há ainda exemplos como «minha mulher», que é a expressão correta, mas que tem sido preterida pelo afetado «minha esposa» (ver a minha publicação no Facebook em 19/09/2018). Há tantas palavras no nosso quotidiano com essas conotações sociais!