O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
Arabismos na língua portuguesa
Mil vocábulos, da comida à toponímia e aos epítetos

«Ao contrário da Espanha, onde a cultura árabe tem honras preferenciais e estratégicas, e do Brasil, onde há uma grande percentagem de população de origem árabe – lembra neste texto* o jornalista e escritor português Rodrigues Vaz –, em Portugal só agora é que se assiste a um recrudescer de estudos árabes, por circunstâncias que têm a ver sobretudo com a expansão da população desta origem na Europa, onde se propagam atualmente alguns movimentos nacionalistas e racistas que não auguram nada de bom para o próximo futuro.» 

Comunicação do autor apresentada no restaurante O Pote, em Lisboa, no dia 22 de maio de 2024, na Tertúlia À Margem

O fenómeno <i>hikikomori</i>
Um estrangeirismo japonês na língua portuguesa

Qual a melhor forma de nos referirmos ao fenómeno hikikomori em português, considerando a globalização do mesmo e a importância de se manter a precisão conceitual? A esta questão responde a consultora Sara Mourato, num texto que aborda o fenómeno que afeta a saúde mental que ultrapassou as fronteiras do Japão. 

 

Oxalá
Usos ao serviço da expressão de um desejo

Qual das frases está correta? «Oxalá que não chova!» ou «Oxalá não chova!» A professora Carla Marques dá a resposta a esta questão neste apontamento. 

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2)

A cartografia da língua
A composição do léxico português

«À semelhança das demais línguas românicas, com excepção do romeno, os elementos latinos dominam o nosso léxico, o que se deve à superioridade da civilização romana na Lusitânia e à afinidade com o celta, de que ainda há vestígios, por exemplo, na toponímia» – sustenta o juiz português Rui Carvalho Moreira num artigo publicado no jornal  digital Observador no dia 12 de maio de 2024, que detalha a contribuição de várias línguas e culturas para a formação do português, incluindo influências do latim, grego, árabe, sânscrito, chinês, japonês e outras. Texto aqui transcrito com a devida vénia, escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

Os conceitos em torno da palavra <i>Europa</i>
Algumas considerações sobre as palavras da sua família e respetivas etimologias

Em ano de eleições europeias e do camponato de futebol entre as principais seleções da Europa, a consultora Inês Gama reflete, neste apontamento, sobre a história da palavra Europa e outros termos da sua família e respetivas etimologias.

Esse «ao vivo» entra onde?
Sobre o uso produtivo das regras gramaticais

«As regras gramaticais, pensadas de forma abstrata e desconexas, nem sempre vão nos ajudar com a boa escrita da língua portuguesa e não raramente vão nos colocar em alguns apuros» – adverte o linguista Jefferson Evaristo sobre o partido que se pode tirar da flexibilidade de certos elementos da frase para uma boa escrita. Publicação de 27 de abril no mural Língua e Tradição (Facebook).

Concordância no feminino
Casos particulares

Qual das frases está correta: «Maria é uma das vencedoras» / «Maria é um dos vencedores»? Esta é a questão que motiva o apontamento da professora Carla Marques

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2)

O Dia Mundial da Língua Portuguesa
Balanço da situação do português no mundo

«Portadora de uma longa história, não se pode esgotar na descrição do seu sistema linguístico, devendo ser também entendida como um veículo de comunicação por excelência e um forte laço de união dos povos que a utilizam. Por isto e muito mais, vale sempre a pena celebrá-la!» – escreve a consultora do Ciberdúvidas Inês Gama, neste apontamento a propósito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, celebrado a 5 de Maio.

A língua portuguesa e o desfile<br>na Avenida da Liberdade
Os 50 anos do 25 Abril

«É difícil não interpretar o desfile na Avenida da Liberdade [em 25 de abril de 2024] como uma metáfora do caminho percorrido pela língua portuguesa nos últimos 50 anos, tantos são os pontos que um e outra têm em comum!» – considera a linguista e professora universitária Margarita Correia, que se refere ao significado também linguístico da comemoração popular do 25 de Abril de 1975, em Lisboa, nesta crónica publicada no Diário de Notícias em 29 de abril de 2024.

 

 

<i>Tráfego</i> e <i>Tráfico</i>
Palavras com sentidos semelhantes

Este apontamento, a consultora Inês Gama aborda as diferenças entre as palavras tráfego e tráfico.

(Apontamento transmitido  no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 28/04/2024)