O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma
Textos de investigação/reflexão sobre língua portuguesa.
A linguística portuguesa feita no feminino
As mulheres que deixaram a sua marca no estudo da gramática e da língua portuguesa

«Apesar do caminho sinuoso e dos obstáculos impostos, várias foram as mulheres que procuraram deixar a sua marca na investigação desenvolvida em torno da língua portuguesa», afirma a consultora Inês Gama, neste apontamento em que se analisam os contributos de algumas mulheres na área da gramática e língua portuguesa.

Que língua é esta?
Sobre o português e os que o falam

«Falar da população dos países de língua oficial portuguesa não é o mesmo que falar da população de falantes de português.»

Artigo da jornalista Francisca Gorjão Henriques sobre a situação atual da língua portuguesa e dos seus falantes. Transcrito, com a devida vénia, do T no sítio da Internet da Fundação Francisco Manuel dos Santos, com a data 6 de junho de 2018.

Aforismo
A expressão de preceitos

O que são aforismos? Em que se distinguem dos provérbios, adágios ou máximas? A professora Carla Marques aborda estas e outra questões no seu apontamento dedicado aos aforismos. 

Do preconceito com «o mesmo»
Uma condenação discutível

«É verdade que todo exagero deve ser combatido, desestimulado. Todavia, se abusam de “o mesmo”, a solução não necessariamente é condená-lo como fraco recurso: da mesma forma, abusa-se dos pronomes pessoais retos, mas ninguém diz que devam ser completamente eliminados do texto».

Considerações do escritor e revisor  brasileiro Gabriel Lago sobre a censura de certos gramáticos prescritivos ao uso de «o mesmo», num apontamento transcrito com a devida vénia do mural Língua e Tradição (Facebook, 23/02/2024).

 

As dificuldades na expressão de uma língua
Reflexão na sequência de uma entrevista dos alunos do Iscte ao Ciberdúvidas (III)

Na sequência de uma entrevista aos alunos do Iscte pelo Ciberdúvidas*, a consultora Inês Gama apresenta, neste apontamento, uma reflexão sobre as dificuldades de expressão de uma língua.

*Ver "O que pensam os falantes de português da sua língua?" (09/02/2024).

Por que ajuntamos um <i>a</i> no início dos verbos?
Alembrar, avoar e outros casos de prótese

«Inúmeros verbos foram criados pela prótese do a. Tornar da cor vermelha: avermelhar; tornar manso: amansar; tornar calmo: acalmar; [...] ser padrinho: apadrinhar.» Os exemplos são do professor universitário e divulgador de temas linguísticos brasileiro Rafel Rigolon, que comenta o uso e a origem do a- que ocorre no começo de formas populares como alembrar ou avoarApontamento transcrito com a devida vénia do mural Língua e Tradição, disponível no Facebook (24 de fevereiro de 2024).

<i>Pronúncia</i> <i>vs.</i> <i>pronuncia</i>
A grafia correta das palavras

Neste apontamento, a consultora Inês Gama aborda a grafia das palavras pronúncia e pronuncia.

(Apontamento transmitido  no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 25/02/2024)

<i>Mortágua</i> com <i>o</i> aberto ou [u]?
A pronúncia em discussão

Como se pronuncia o apelido da líder do Bloco de Esquerda: M[ó]rtágua ou M[u]rtágua? A consultora Sara Mourato reflete acerca das circunstâncias em que se pode ou não "abrir" a vogal átona o. 

O pluricentrismo do português
Reflexão na sequência de uma entrevista dos alunos do Iscte ao Ciberdúvidas (II)

Na sequência de uma entrevista aos alunos do Iscte pelo Ciberdúvidas*, a consultora Inês Gama apresenta, neste apontamento, uma reflexão sobre o pluricentrismo da língua portuguesa. 

* Ver "O que pensam os falantes de português da sua língua?" (09/02/2024).

O plural de <i>spa</i>
De nome próprio a nome comum

A palavra spa está no centro do apontamento da professora Carla Marques, no qual se aborda a sua origem e a possiblidade de flexão no plural. 

(Apontamento divulgado no programa Páginas de Português, da Antena 2, em 18/02/2024)