Qual a opção correta? «Quero um bolo pelo preço "de antes" da crise.» ou «Quero um bolo pelo preço "dantes" da crise.»?
Se o que se pretende dizer é que se deseja um bolo com o preço de «de um período anterior» à crise, a opção correta é «Quero um bolo pelo preço de antes da crise.», ou seja, a preposição de não se contrai com o advérbio antes. Neste caso, «de antes» é uma locução prepositiva.
A forma dantes também existe, mas trata-se de um advérbio que significa «antigamente», que não é seguido de preposição. Poderia ser usado numa frase como «Dantes, os bolos tinham outro preço.»
Áudio disponível aqui:
[AUDIO: Carla Marques_Dantes_de antes]
Apontamento da professora Carla Marques incluído no programa Páginas de Português, na Antena 2, no dia 29 de junho de 2025.