Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Escritores e poetas de Portugal
Da magnífica arte de dialogar
Diálogos com Lídia Jorge, de Carlos Reis (breve apontamento)
Por Dora Gago

«O livro intitulado Diálogos com Lídia Jorge, da autoria do professor catedrático emérito da Universidade de Coimbra Carlos Reis, [constitui] uma publicação essencial, não apenas para alargarmos o nosso conhecimento da obra de Lídia Jorge, mas sobretudo, para nos enriquecermos com a discussão de temas atuais do mundo, da sociedade portuguesa, que nos ajudam a entender o passado e o presente e a equacionarmos o futuro.»

Comentário da escritora e professora universitária Dora Nunes Gago sobre Diálogos com Lídia Jorge, um lançamento das Edições Dom Quixote. Texto transcrito com a devida vénia do Jornal de Letras, n.º 1422, de 2 de abril de 2025.

<i>Guynea</i>, de Arlinda Mártires
Um país e um povo talhados em versos
Por Dora Gago

«Evidencia-se, nesta obra, a dimensão humana aliada à natureza, contextualizada do ponto de vista social» – comenta a professora e escritora Dora Gago nesta apresentação da 2.ª edição de Guynea (Húmus), de Arlinda Mártires, que ocorreu na Biblioteca Municipal Luís de Camões, em Alvito, no dia 8 de Março de 2025.

Texto publicado na revista Caliban em 10 de março de 2025, escrito segundo a norma ortográfica de 1945.

 

 

 

Adília Lopes
Uma obra profundamente original

«Morreu a poeta Adília Lopes, pseudónimo literário de Maria José da Silva Viana Fidalgo de Oliveira, aos 64 anos, 40 dos quais de vida literária, tendo editado 36 livros, desde que se revelou na primeira edição do Anuário de Poesia. Autores não Publicados, da Assírio & Alvim, em 1984.»

Texto que João Pedro Aido, presidente da Associação de Professores de Português, dedica à vida e obra da poeta – ou poetisa – Adília Lopes, que faleceu em Lisboa em 30 de dezembro de 2024.