Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Colonialidade
Colonização, outramento e reconstrução
Um novo pacto linguístico para Angola

«O Estado [...] tem o dever de adoptar políticas concretas para valorizar e institucionalizar as línguas nacionais no sistema educativo, nos meios de comunicação e nas políticas públicas» – defende o professor e investigador angolano Fernando Tchakupomba, em artigo de opinião em que este autor propõe um novo pacto sociolinguístico em Angola que permita descolonizar e revitalizar as línguas nacionais deste país. 

Texto publicado no jornal O País e partilhado com a devida vénia, escrito segundo a norma ortográfica  de 1945, que continua em vigor em Angola.

 

 

 

Porto Editora, descolonize-se
O eurocentrismo nos manuais escolares de História em Portugal

«Seria cómico se não fosse trágico, pois no pano de fundo temos a chegada das naus e navegadores portugueses às terras que viriam a ser o Brasil. Festa? Mas quem é que tem a ideia peregrina de chamar àquilo uma “festa”?»

 Artigo da professora e investigadora portuguesa Cristina Roldão, criticando o conteúdo e ilustração  do manual escolar de História e Geografia HGP em Ação, 5.º ano, da Porto Editora. In jornal Público de 2 de março de 2023.