Jacinto Lucas Pires - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Jacinto Lucas Pires
Jacinto Lucas Pires
42

«Jacinto Lucas Pires escreve romances, contos, peças de teatro, filmes, música. O seu último romance – Oração a que faltam joelhos – ganhou o Prémio John Dos Passos 2021. O verdadeiro ator venceu o Grande Prémio de Literatura DST 2013, tendo sido publicado nos EUA (tradução de Jaime Braz e Dean Thomas Ellis) e na Letónia (tradução de Edvins Raups). Faz diferença, em coautoria com a ilustradora Alice Piaggio, integrou o prestigiado catálogo internacional de recomendações de livros infantojuvenis The White Ravens 2023. Também nesse ano, Jacinto Lucas Pires ganhou o Prémio de Tradução Literária Francisco Magalhães pela tradução de Cristo parou em Eboli, de Carlo Levi. No teatro, trabalha com diferentes grupos e encenadores. É autor da personagem musical Jacinto Manupela.»

Nota biográfica disponível no sítio Wook.

 
Textos publicados pelo autor
«Estamos a perder palavras. Como pensamos por palavras, estamos a perder capacidades»
A crise da linguagem na contemporaneidade

«Escritor acaba de lançar um novo romance, Vento nos Olhos, quase cinco anos depois do último. Uma história feita de várias histórias unidas pela pergunta: “Qual é o sentido da arte hoje”?»

Entrevista do escritor Jacinto Lucas Pires, conduzida pela jornalista Carla Alves Ribeiro e publicada no Diário de Notícias em 04/08/2025. Texto, aqui partilhado com a devida vénia, que versa sobre vários aspetos literários, incluindo o problema da perda lexical na comunicação contemporânea. Subtítulo da responsabilidade editorial do Ciberdúvidas.