Português na 1.ª pessoa - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa O português em África
O português em Angola
Entrevista à professora Eunice Marta (Instituto Piaget de Benguela, Angola)

De forma  a conhecer algumas das características da língua portuguesa em Angola, na atualidade, e para saber como é dinamizado o seu ensino, conversámos com a professora Eunice Marta, consultora do Ciberdúvidas e docente do Instituto Piaget de Benguela.

O ensino do português em Cabo Verde
Entrevista à professora Goreti Freire - Parte II

De modo a perceber melhor o funcionamento do ensino no arquipélago de Cabo Verde e, em particular, o ensino da língua portuguesa, o Ciberdúvidas conversou com a professora e investigadora da Universidade de Cabo VerdeGoreti Freire. Nesta conversa, esta docente explica-nos os principais desafios que a escola cabo-verdiana enfrenta nos dias de hoje e como é que a convivência entre o crioulo e o português influencia o ambiente escolar.

A língua portuguesa em Cabo Verde
Entrevista à professora Goreti Freire - Parte I

De modo a compreender um pouco melhor a realidade linguística de Cabo Verde, nomeadamente o estatuto e papel que a língua portuguesa desempenha nos dias de hoje, o Ciberdúvidas conversou com a professora da Universidade de Cabo Verde Goreti Freire. Nesta conversa, publicada em duas partes, esta especialista explica-nos a relação da língua portuguesa com o crioulo cabo-verdiano, a forma como funciona a coexistência destes dois sistemas e como é que isto afeta o ensino neste país.

O ensino do português em Moçambique
Entrevista à professora Marta Sitoe – Parte II

De modo a tentar conhecer um pouco melhor o funcionamento do ensino do português em Moçambique, o Ciberdúvidas conversou com a professora e investigadora Marta Sitoe, da Universidade Eduardo Mondlane, sobre questões relacionados com o ensino neste país.

A língua portuguesa em Moçambique
Entrevista à professora Marta Sitoe – Parte I

No sentido de tentar perceber a situação linguística e o funcionamento do ensino do português em Moçambique, o Ciberdúvidas conversou com a professora Marta Sitoe, investigadora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique). No decurso da conversa, publicada em duas partes, esta especialista abordou os temas da complexa realidade linguística deste país africano e das características do ensino de línguas, nomeadamente o português.

O português em África
Entrevista do Ciberdúvidas a três professoras universitárias nos PALOP

No sentido de tentar perceber melhor a realidade atual do português em diferentes países africanos, o Ciberdúvidas da Língua Portuguesa apresenta um conjunto de reflexões sobre o português e o seu ensino em alguns países africanos de língua oficial portuguesa. Neste contexto, o Ciberdúvidas entrevistou Eunice Marta, docente no Instituto Piaget de BenguelaGoreti Freire, professora na Universidade de Cabo Verde, e Marta Sitoe, docente e investigadora da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), sobre a situação linguística e o funcionamento do ensino do português em Angola, Cabo Verde e Moçambique.